A respeito das funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.
A classificação é uma função matricial de todo o trabalho arquivístico, visto que não é possível avaliar nem descrever os documentos sem antes agrupá-los por semelhanças e separá-los por diferenças.
Acerca do gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos,
julgue os próximos itens.
O gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos exige novas formas de classificação e avaliação dos documentos de arquivo. Sendo assim, os códigos de classificação e as tabelas de temporalidade que são aplicados nos documentos de arquivo em suportes convencionais não devem ser aplicados nos documentos arquivísticos eletrônicos.
Acerca de planos e códigos de classificação, julgue os itens a
seguir.
O código de classificação do CONARQ reserva uma das dez classes para classificar os documentos acumulados pelas atividades-fim dos órgãos públicos. As outras nove classes são reservadas às atividades-meio.
Julgue os itens que se seguem, relativos a gestão de documentos.
Os documentos de arquivo devem ser classificados de acordo com um plano de classificação ou código de classificação.
Além da lista alfabética das denominações adotadas, o vocabulário controlado - instrumento que auxilia o arquivista na elaboração e aplicação de planos de classificação de documentos - contém as diferentes atividades ordenadas pelas funções ou pela estrutura do órgão produtor. Tal componente do vocabulário controlado é conhecido como parte
A respeito do plano de classificação de documentos e das rotinas de arquivamento destes, julgue os itens subsecutivos.
A classificação é o último momento da operação de arquivamento e consiste na colocação do documento em uma ordem estabelecida, que pode ser numérica, alfabética ou por procedência.
Acerca das medidas e das considerações que regem a adoção de planos e ou códigos de classificação de documentos nos arquivos correntes dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), assinale a alternativa incorreta.
Acerca da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.
A opção pela classificação organizacional pressupõe que os documentos sejam agrupados de acordo com a função.
A classificação de documentos os agrupa sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso aos documentos. O tipo de classificação considerado obrigatório é feito por
Acerca de planos e códigos de classificação, julgue os itens a
seguir.
Os níveis de classificação de um plano ou código de classificação são as várias divisões feitas no conjunto documental. Classes, subclasses e grupos são exemplos de níveis de classificação.
A respeito de arranjo, classificação e tipologia de documentos,
julgue os itens seguintes.
A classificação arquivística é uma sequência de operações que visa organizar os documentos de um arquivo ou de uma coleção segundo um plano de classificação.
Julgue os itens subsecutivos, a respeito das normas nacionais e
internacionais de arquivo.
A análise das funções de órgãos e empresas é importante como base para muitas atividades arquivísticas. As funções são apropriadas para servir, por exemplo, como uma base para o arranjo, classificação e descrição de documentos.
Acerca da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.
Os documentos de referência e informação devem ser organizados ou classificados por assunto.
Acerca da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.
A classificação de documentos de arquivo leva em consideração três elementos: a ação a que os documentos se referem; a estrutura do órgão que produz e(ou) recebe os documentos e o assunto desses documentos.
Com base no código de classificação e na tabela de temporalidade,
julgue os itens seguintes.
Aplica-se o código de classificação exclusivamente em arquivos permanentes, pois somente nesse tipo de arquivo essa classificação facilita o acesso aos documentos.