Um dos princípios do Cobit 5 é atender às necessidades das partes interessadas considerando suas expectativas acerca da tecnologia da informação na organização. Com base nesse princípio, assinale a opção que apresenta o objetivo corporativo que atende a dimensão BSC (balanced scorecard) do cliente.
Sobre o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), assinale a alternativa correta.
O COBIT se baseia em cinco princípios básicos para fornecer modelos de governança e gestão de TI. O princípio que possui a especificidade de proporcionar a integração da governança corporativa de TI com a governança corporativa empresarial é o
Para governança e gestão de TI da organização, o COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies) – Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização – baseia-se em cinco princípios básicos. Em um desses princípios, sete categorias de facilitadores são definidas: princípios, políticas e modelos; processos; estruturas organizacionais; cultura, ética e comportamento; informação; serviços, infraestrutura e aplicativos; e, pessoas, habilidades e competências. Assinale a alternativa que apresenta este princípio.
O COBIT 5 define 17 objetivos genéricos (corporativos), classificados na dimensão BSC (Balanced ScoreCard) sob a qual o objetivo corporativo se enquadra, que são: financeira; cliente; interna; e, treinamento e crescimento. Assinale a alternativa que apresenta um objetivo da dimensão BSC “interna”.
No COBIT 5 há, pelo menos, um domínio que possui expertise para controles focados na implantação de serviços de TI. Assim,
o processo de Gerenciamento de Mudança da ITIL v3 edição 2011, por exemplo, pode ser orientado através dos controles que o
COBIT entende como maduros para o processo, na seção Gerenciar Mudanças.
O domínio do COBIT onde se encontra o processo Gerenciar Mudanças e a fase do ciclo de vida de serviço da ITIL onde se
encontra o processo de Gerenciamento de Mudança são, respectivamente,
De acordo com o COBIT 5, as quatro dimensões comuns dos habilitadores são Partes Interessadas, Metas, Ciclo de Vida e Boas Práticas. As metas ainda podem ser divididas nas categorias I, II e III, conforme abaixo.
I. define quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração a situação em que operam, como, por exemplo: os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar.
II. define quanto os habilitadores e seus resultados são disponíveis e seguros, por exemplo: os habilitadores estão disponíveis quando, e, se necessário; o acesso aos resultados é restrito a quem de direito e deles precisar.
III. define o quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis.
As categorias I, II e III são, correta e respectivamente:

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.
As ações citadas no item III podem ser realizadas com base no processo chamado “garantir a transparência para as partes interessadas" do domínio governança do COBIT 5, que trata, entre outros aspectos, da medição e dos relatórios de desempenho da TI corporativa para os stakeholders aprovarem metas e ações corretivas necessárias.
No Cobit 5, o habilitador que permeia qualquer organização, incluindo todas as informações produzidas e utilizadas pela organização, é o habilitador
Uma empresa resolveu implementar seus processos de governança de Tecnologia da informação (TI) baseados no modelo COBIT. No momento atual, estão sendo executadas tarefas associadas a definições de questões estratégicas ligadas à utilização da TI para essa empresa e ao tratamento de diversos processos para TI (tais como, definição da estratégia, de investimentos e análise de risco, entre outros). Nesse caso, o domínio COBIT no qual! se está trabalhando nesse momento é a de:
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
Devido ao fato de a informação ser um ativo e um habilitador, ela é tratada apenas no processo governança.
A administração de determinado órgão decidiu implantar as seguintes atividades relativas à governança de TI: 1 – estabelecer processo para obtenção de dados, de maneira a fornecer informações acerca de disponibilidade, desempenho e capacidade de todos os recursos relativos à informação; 2 – coordenar e executar atividades e procedimentos operacionais necessários para entregar serviços de TI, incluindo-se a execução de procedimentos operacionais pré-definidos; 3 – aferir, por métricas temporais, a confiabilidade dos serviços. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos a ITIL v3 e COBIT 5.
A atividade 1 é um dos objetivos do processo gerenciar
disponibilidade e capacidade — do COBIT — e está
relacionada aos processos gerenciamento da disponibilidade e
gerenciamento da capacidade do estágio de desenho — do
ITIL.
Segundo a versão em português do COBIT 5, no contexto
da criação de valor, um dos três Objetivos de Governança
do framework é o(a)
Com relação ao COBIT 5, julgue os itens que se seguem.
O processo “garantir a definição e manutenção do modelo de
governança" visa fornecer uma abordagem que garanta a
realização das decisões de TI conforme as estratégias e os
objetivos da empresa.
Um gestor de TI pretende implantar os processos
e as práticas do COBIT 5 no órgão em que trabalha e, para tal,
adotará como referência o guia de implementação do COBIT,
composto de sete fases.
Nessa situação hipotética,