O processo de Gerenciamento Financeiro dos serviços de TI necessita prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que constituem pontos de controle conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (Key Performance Indicator KPI). Os indicadores índice de custos contabilizados e índice de consultas atendidas dentro do prazo estabelecido são pontos de controle visualizados, respectivamente, nas seguintes perspectivas:
Em relação ao COBIT, é correto afirmar que o mesmo
Com relação à governança de tecnologia da informação (TI) e a
fundamentos de COBIT, julgue os seguintes itens.
O COBIT é orientado ao negócio e fornece informações detalhadas para gerenciar processos embasados em objetivos de negócios.
Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
O emprego sistemático do COBIT como modelo de gestão da organização pode gerar, entre outros benefícios, a redução dos riscos a que está exposta a organização e a melhoria de sua imagem perante os clientes.
Acerca de domínios, processos e objetivos de controle do modelo
COBIT 4.1, julgue os itens subsequentes.
No COBIT, um dos processos do domínio Entrega e Suporte é o de assegurar conformidade com requisitos externos.
A partir do que prevê o COBIT (control objectives for information
and related technology), versão 4.1, julgue os itens a seguir a
respeito da governança de TI.
A contemplação dos aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade para garantir a segurança da informação cabe ao domínio Entregar e Suportar.
A partir do que prevê o COBIT (control objectives for information
and related technology), versão 4.1, julgue os itens a seguir a
respeito da governança de TI.
Os processos de tecnologia da informação usam recursos de TI para prover os serviços que disponibilizam as informações organizacionais que respondem aos requisitos do negócio.
Julgue os itens a seguir, com base na comparação dos conceitos de
maturidade propostos pelo COBIT, versão 4.1, e com o CMMI,
versão 1.2.
Tanto no modelo COBIT quanto na representação contínua do CMMI, há seis níveis de maturidade em uma escala pontuada desde não-existente (0) a otimizado (5).
O principal objetivo das práticas do COBIT é contribuir para o sucesso da entrega de produtos e serviços de tecnologia da informação (TI). Na visão do IT Governance Institute, o COBIT
A meta de TI de "responder às necessidades empresariais em alinhamento com a estratégia empresarial", no domínio P&O do COBIT, NÃO está diretamente associada ao processo
Com relação à governança de tecnologia da informação (TI) e a
fundamentos de COBIT, julgue os seguintes itens.
Gerenciar o desempenho e a capacidade do ambiente de TI é função do domínio de aquisição e implementação do COBIT.
Com relação a conceitos, estrutura e orientações do COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology), assinale a opção correta.
Em 2007 houve uma atualização incremental do CobiT para a versão 4.1, cujo foco foi orientado a uma maior eficácia dos objetivos de controle e dos processos de verificação e divulgação de resultados. São domínios do CobiT 4.1:
Entre as aplicações do COBIT em uma organização, situam-se
O CobiT é um framework de boas práticas para a gerência de um departamento de TI, pois utiliza controles e processos para promover o gerenciamento eficiente e eficaz dos recursos de informática de uma organização. Sua estrutura é representada na forma de um cubo, onde três aspectos da gerência de TI estão interrelacionados. São eles: Critérios de qualidade, Processos de TI e Recursos de TI. No que concerne aos Critérios de qualidade, assinale a opção INCORRETA.