Considere as partes que compõem a carta comercial:
1. Iniciais.
2. Cumprimento final.
3. Referência.
4. Localidade e data.
5. Invocação.
6. Texto.
7. Índice e número.
8. Timbre.
9. Assinatura.
10. Anexos.
Indique a sequência correta em que devem aparecer na estrutura do documento.
o minidicionário de língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conceitua o vocábulo Correspondência corno o "ato ou efeito de corresponder (se); troca de cartas, telegrama etc." Pode-se concluir que o vocábulo correspondência compreende todos os instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes, cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas. Dependendo dos fins a que se destinam pode ser citada a correspondência particular, familiar ou social; a correspondência bancária; a correspondência comercial; a correspondência oficial, cada uma com suas características próprias. Tanto a correspondência comercial quanto a oficial devem conter algumas qualidades e características fundamentais: Clareza, Coesão, Concisão, Correção Gramatical, Formalidade e Uniformidade e Impessoalidade. "Deve-se informar economizando palavras, isto é, expressar-se com um mínimo de palavras um máximo de informações." Essa qualidade recebe a denominação de:
As questões de 27 a 29 devem ser respondidas com base no
modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma
correspondência oficial hipotética.
Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Esplanada dos Ministérios, Bloco “U" – CEP 70.065-900 –
Brasília – DF – BRASIL
Telefone: (61) 2032-0000 Email: [email protected]
_____n.º 221/2013/SPDE
Brasília, 15 de janeiro de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal
Secretaria-Executiva do MP
70.040-906 – Brasília - DF
Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica
para consumidores individuais
Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.
Com relação ao formato e à linguagem das comunicações oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redação da Presidência da República.
A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrônico de caráter oficial é flexível.
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
No âmbito do serviço público federal e no do estadual, para se considerar correspondência oficial o documento encaminhado por correio eletrônico, as exigências são as seguintes: emprego da variante padrão da língua portuguesa e indicação da matrícula funcional e do cargo do remetente.
Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os próximos itens.
O aviso é documento emitido por ministro de Estado para destinatário de mesma hierarquia e segue o modelo do padrão ofício.
Com base no exemplo de documento oficial apresentado, assinale a opção correta acerca da redação de correspondências oficiais.
O caráter informal da comunicação por meio do correio eletrônico opõe-se a requisitos básicos da comunicação oficial como formalidade e padronização, razão por que esse meio não pode ser utilizado pelos órgãos da administração pública para transmissão de mensagens e documentos oficiais.

Com base no Manual de Redação da Presidência da
República e considerando o exemplo de memorando acima
apresentado, julgue os itens 16 e 17.
Em memorando para o encaminhamento de informações ou para a solicitação de providências, como no caso do memorando em apreço, o destinatário deve ser identificado apenas pelo cargo que ocupa; caso se trate de memorando que contenha documento anexo, o destinatário deve ser identificado pelo nome e pelo cargo que ocupa.
Com relação ao formato e à função da linguagem das comunicações
oficiais, julgue os itens que se seguem.
O aviso presta-se ao tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública, o ofício, por sua vez, entre esses órgãos ou entre os órgãos da administração e particulares, enquanto o memorando visa à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que
se seguem.
Se um servidor da ANAC tiver de comunicar um fato da administração a um superior hierárquico, no âmbito interno da agência reguladora, o documento oficial utilizado terá de ser o memorando, em que se deve mencionar o destinatário do expediente pelo cargo que ocupa, seguido do assunto que motiva a comunicação.
Julgue os próximos itens, referentes à adequação da linguagem na elaboração de expedientes oficiais.
Expediente que contenha a seguinte resposta: Em atenção ao Memo n. 03/11, a data é 10/2/2011, em vez de Em atenção ao Memo n. 03/11, que trata das férias de servidores desta Coordenadoria, informo que elas se iniciaram no dia 10/2/2011, está desrespeitando as normas referentes à concisão, um dos requisitos básicos da redação oficial.
Considerando as disposições constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos ao exemplo de memorando acima e a aspectos referentes a esse padrão de documento..
Não é necessário que o referido memorando seja assinado, uma vez que o nome e o cargo da autoridade que o expediu já estão devidamente identificados.
Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto
dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O requerimento difere do aviso porque, naquele, situações ou fatos comunicados constam em arquivos da administração pública e podem ser requeridos por qualquer cidadão.
Considerando o que dispõe o Manual de Redação da Presidência
da República, julgue os itens de 26 a 31.
Apesar da basilar orientação quanto à utilização do padrão culto da linguagem na redação dos documentos no padrão ofício, é desnecessário seguir uma estruturação rígida no que diz respeito à diagramação desses documentos.