A atuação da Psicologia em organizações contempla dois importantes procedimentos: a seleção e o desenvolvimento de pessoal. Nesses procedimentos, o uso de recursos de Avaliação Psicológica é de particular relevância. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Enquanto nos procedimentos de seleção de pessoal a ênfase recai na medida de características cognitivas e de personalidade, nos procedimentos de desenvolvimento de pessoal a ênfase recai em medidas comportamentais e de desempenho.
( ) Tanto em procedimentos de seleção como de desenvolvimento de pessoal, recomenda-se o uso de diversas fontes de informação (podendo ser testes psicológicos, entrevistas, testes situacionais ou dados biodemográficos), de forma a se obterem informações de qualidade para a tomada de decisão.
( ) Entre os diversos tipos de recursos de Avaliação Psicológica, inclui-se a chamada Avaliação 360 graus (recomendada para procedimentos de desenvolvimento de pessoal), que consiste em realizar medidas extensas de todos os aspectos da vida dos candidatos.
( ) Em vista da necessidade de demonstrar evidências empíricas da qualidade técnica dos testes psicológicos para sua inclusão no Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia, o uso desses testes pode ocorrer sem a necessidade de uma teoria que embase a contextualização de seus resultados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação a avaliação psicológica, assinale a opção que corresponde a fontes fundamentais de informação:
Sobre os documentos decorrentes de Avaliação Psicológica descritos na Resolução CFP nº 07/2003, considere as seguintes afirmativas:
1 - O laudo (ou relatório) psicológico é um documento privado, o qual só pode ser emitido para a pessoa avaliada.
2 - A diferença entre os documentos previstos na Resolução CFP nº 07/2003 (declaração, atestado, laudo ou relatório e parecer) se refere a seu objetivo e estrutura, sendo que o psicólogo deve decidir pelo tipo que pareça mais adequado para cada situação.
3 - O atestado psicológico deve ser usado apenas para informar comparecimento a atendimento, sem incluir informações sobre sintomas ou diagnóstico.
4 - A elaboração de documentos decorrentes de Avaliação Psicológica deve levar em consideração princípios éticos e técnicos, e não apenas o motivo de sua solicitação.
Assinale a alternativa correta.
Considere que a sua organização iniciou um processo de seleção de novos funcionários do setor de segurança, que deverão portar armas de fogo como parte de sua rotina de trabalho. Considerando a legislação vigente sobre o tema, assinale a alternativa correta sobre o procedimento a ser adotado nesse caso.
A apresentação descritiva acerca de situações e(ou) condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica, consiste no(na)
De acordo com a Resolução CFP n.º 2/2016, o processo sistemático de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com o desempenho nas atividades e a profissiografia do cargo, consiste no(na)
Uma das funções do profissional da Psicologia, nos diversos âmbitos em que está inserido, é a da Avaliação Psicológica. De acordo com a Resolução CFP nº 009/2018, que estabelece diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica, é correto afirmar que a avaliação psicológica tem como objetivo
No Z-Teste (VAZ; ALCHIERI, 2016), em uma resposta em que o examinando inicia a verbalização a partir de um detalhe da mancha, tenta integrar detalhes que vai percebendo, só que de forma absurda, incoerente e ilógica, refere-se a qual fenômeno especial?
A respeito de avaliação psicológica e dos instrumentos de avaliação, julgue o item seguinte.
Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas e psiquiátricas que constituem um método ou técnica de uso privativo do psicólogo.
De acordo com a Resolução nº 09/2018, do Conselho Federal de Psicologia, os protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo são considerados, para a Avaliação Psicológica, fontes de informação:
Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.
Os psicólogos aplicam avaliações psicológicas para compreender o funcionamento psicológico das pessoas e as suas implicações com relação a como elas irão desempenhar uma dada atividade, analisando, por exemplo, a qualidade das suas interações interpessoais.
A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.
Nos casos de traumatismo cranioencefálico (TCE), que compreende as regiões do couro cabeludo, do crânio, das meninges ou do encéfalo, a avaliação neuropsicológica das funções relacionadas, irá considerar apenas na área acometida pelo TCE.
Joana, de três anos de idade, acompanhada da mãe, foi submetida a uma avaliação médica. Durante o procedimento, o pediatra responsável, ao conversar com a mãe, desconfiou de maus-tratos e histórico de violência contra a criança. Por essa razão, o médico tomou as medidas cabíveis junto aos órgãos responsáveis, o que acarretou a instauração de processo judicial no qual o juiz buscou avaliar, essencialmente, a condição psicológica da criança, o regime de guarda, a existência de maus-tratos e seus possíveis efeitos. Assim, ele requereu que fosse realizada avaliação psicológica do caso, enfocando, entre outros aspectos, a condição psicológica da mãe e do pai nos cuidados com a criança, tendo em vista que a mãe, em depoimento, havia alegado suspeitar de prática de maus-tratos na criança pelo pai, que tem a guarda unilateral de Joana em razão de necessidades da mãe de internação e submissão a tratamento de depressão pós-parto.
Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Ao final da avaliação, o documento produzido deverá prezar pela exatidão das informações, levando em consideração não apenas Joana e seus pais, mas todas as fontes consideradas relevantes e significativas para o caso, tais como professores, pessoas próximas ou outras que sejam referência para a criança.
Na psicossomática, o termo que significa a “ausência de palavras para definir emoções” é
Estabeleça a correspondência e assinale a sequência correta. I - Anamnese. II - Entrevista de triagem. III - Entrevista diagnóstica IV - Entrevista motivacional ( ) Tem como objetivo o exame e a análise explícitos ou cuidadosos de uma condição na tentativa de compreendê-la, explicá-la e possivelmente modifica-la. Implica descrever, avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição. ( ) Tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história do desenvolvimento do examinando principalmente na infância. ( ) Tem por objetivo principal auxiliar nos processos de mudanças comportamentais, trabalhando a resolução da ambivalência. ( ) Tem por objetivo principal avaliar a demanda do sujeito e fazer um encaminhamento