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Folha de respostas:

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    • Certo
    • Errado

Leia com atenção:

I- A avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas;

II- Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares.

Sobre os itens acima:

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A qualidade da educação brasileira passou a ser monitorada pelos indicadores das avaliações em larga escala, orientadas pelo Banco Mundial e por outros organismos internacionais, como a UNESCO e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A avaliação da aprendizagem nos possibilita levar à frente uma ação que foi planejada dentro de um arcabouço teórico, assim como político. Não será qualquer resultado que satisfará, mas sim um resultado compatível com a teoria e com a prática pedagógica que estejamos utilizando.

Fonte: Luckesi, 2000. (Adaptado)

Acerca do ato de avaliar, pode-se afirmar:

Um projeto é desenvolvido em algumas etapas, como: a escolha do tema, a problematização, o levantamento de hipóteses, a seleção de fontes de informação e pesquisa, a elaboração do cronograma de execução, o planejamento coletivo das ações que possibilitem a busca de respostas aos problemas levantados acerca do tema, articulando os componentes curriculares cujos objetos de estudo favoreçam a produção de sentidos para o conhecimento sobre o tema e, por fim, a avaliação e socialização dos resultados. Nesse sentido, podemos dizer que o trabalho pedagógico com projetos promove, exceto:

“Resultados preliminares do Saeb 2017 já podem ser acessados pelos diretores escolares".

A sigla utilizada no texto acima se refere:

Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no país (29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas) são considerados analfabetos funcionais. Esse grupo tem muita dificuldade de entender e se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas, como identificar as principais informações em um cartaz de vacinação ou fazer contas de uma pequena compra. Há dez anos, a taxa de brasileiros nessa situação está estagnada, como mostraram os dados de 2018 do:

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar

A educação em direitos humanos envolve valores e práticas considerados como campo de atuação que dão sentido e materialidade aos conhecimentos e às informações. A educação em direitos humanos tem por objetivo principal uma formação ética, crítica e política. Considerando essa proposição, a formação política deve estar pautada numa perspectiva

A indisciplina na escola e na sala de aula é fator de preocupação entre os educadores, entender suas causas e consequências é tema constante de estudos e reflexões. Leia as afirmativas quanto a indisciplina na sala de aula: I- Indisciplinado é aquele aluno que contesta o professor, que pergunta demais, que quer saber além do conteúdo proposto, pois assim atrapalha o raciocínio do professor. II- O trabalho para solucionar a indisciplina da sala de aula deve ser realizado pelo professor que se sente incomodado por ela; ser mais rígido e austero, baixar notas e aplicar provas resolve consideravelmente o problema. III- Tratar a indisciplina na sala de aula deve ser ação coletiva da escola como um todo, traçar metodologias assertivas, ouvir e compreender as necessidades dos alunos, aproximar a família do cotidiano escolar são bons exemplos de intervenções pedagógicas a serem realizadas. IV- É fundamental que professores e escola discutam as causas da indisciplina, as reais necessidades dos alunos e como aliar estas observações aos conhecimentos escolares. Garantir aos alunos espaço para reflexão e discussão, propor projetos alternativos e educativos possibilitam que o aluno se identifique com a escola e dê a ela importância necessária ao seu desenvolvimento. Assinale somente a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS:

Sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, é correto afirmar:

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como uma de suas finalidades

É importante que pessoas que trabalham na escola gostem do trabalho que fazem. Sejam elas atuantes na infraestrutura, na área administrativa, na sala de aula ou na gestão. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

De acordo com o livro Avaliar para promover: as setas do caminho, assinale a alternativa que não representa uma prática mediadora de avaliação:

Para que um curso de graduação tenha o seu IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados) calculado, é preciso que ele atenda às seguintes condições:

O termo qualidade é um conceito plural, complexo e polissêmico que pode ser analisado sob diversas perspectivas. No cenário educacional, esse termo tem ganhado espaço principalmente a partir das perspectivas de avaliação adotadas nos últimos anos.

Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

Conforme a Constituição Federal de 1988, o tema qualidade da educação constitui um dos princípios basilares do ensino e está associado à avaliação educacional.

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