Com relação à prescrição do exercício físico na gestação, segue-se de maneira geral a prescrição para adultos. No entanto, é importante que se leve em consideração os sintomas, desconfortos e as capacidades da mulher durante a gestação. Sendo assim, sobre a prescrição para as gestantes. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I.As gestantes podem realizar exercícios aeróbicos de baixo impacto, para grandes grupos musculares, pelo menos 3x na semana, preferencialmente todos os dia, em uma intensidade moderada. II. As grávidas podem participar de treinamento com pesos para os principais grupos musculares com uma resistência que permita 12-15 repetições. III. Após o 4 mês de gravidez, os exercícios na posição supina devem ser evitados e substituídos por exercícios realizados em pé ou deitado de lado (esquerdo).
“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015). Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.
Coma base no relato da ocupação do espaço por gênero na escola, feito por Altman (2015), assinale a afirmativa correta.
A respeito da abordagem “Esporte para Todos” (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. Um dos problemas deste tipo de jogos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, se eles sentirem que a sua aceitação depende de vencer ou perder, provocam altos níveis de angústia e agressividade. Como educadores, no jogo competitivo se deve evitar: I. A competição sistemática como única motivação; II. Propor repetidamente o mesmo tipo de jogos; III. A discriminação do sexo, do físico, etc. e a eliminação; IV. A valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores; V. Premiar os vencedores Após análise das afirmações acima podemos concluir que:
Assinale a alternativa correta.
A maior parte do movimento humano é uma combinação
complexa das formas básicas de movimento. Ao se
analisar o movimento a partir da perspectiva mecânica,
é prático separar movimentos complexos em seus
componentes linear e angular (HALL, 1991). Os planos
e eixos de referência são úteis na descrição de
movimentos corporais mais evidentes e na definição
da terminologia de movimento mais específico.
Relacione as colunas de acordo com as nomenclaturas
e as descrições dos principais movimentos corporais.
I.Flexão
II.Extensão
III.Abdução
IV.Adução
V.Circundução
A ) Movimento no plano
frontal, quando um
segmento move-se
para longe da linha
central (média) do
corpo.
B ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
aproximam-se um do
outro.
C ) Movimento de um
membro que descreve
um cone, combinando
os movimentos de
flexão, extensão,
abdução e adução.
D ) Movimento no plano
sagital, em que dois
segmentos do corpo
(proximal e distal)
afastam-se um do
outro.
E ) Movimento no plano
frontal, a partir de uma
posição de abdução de
volta à posição
anatômica.
Assinale a alternativa que estabelece a correta
associação entre a nomenclatura dos principais
movimentos corporais e seu conceito.
Segundo as regras básicas do Voleibol, analise
as afirmações a seguir.
l Uma das características do toque é que a bola
pode ser tocada com qualquer parte do corpo.
ll A bola enviada para a rede não pode ser recuperada,
mesmo dentro do limite dos três toques da
equipe.
lll O saque é o ato de colocar a bola em jogo pelo
jogador de trás à direita, posicionado na zona de
saque.
lV Um bloqueio coletivo é executado por dois ou três
jogadores próximos entre si e é efetivo quando um
deles toca a bola.
Todas as afirmações corretas estão em:
Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor: educação física. São Paulo, 2008.
Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por
Ao ministrar atividades físicas para idosos, o professor deve procurar desenvolver ações que facilitem a aprendizagem e a aquisição de padrões de movimento. Com esses objetivo, o professor deve
Um dos cuidados que deve ser tomado durante e após a realização das atividades físicas é a reposição hídrica, porque a água
As atividades de Educação Física para os idosos deverão ser
Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes , de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando