Analise as afirmativas a seguir, com relação ao uso do artigo e marque a opção INCORRETA.
Utilize os artigos “o", “a", “os", “ as"; “ um", “ uma", “uns", “ umas" para preencher as lacunas das frases abaixo. Assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento:
“ _____ dia, _____ menino resolveu fazer _____ viagem acompanhado de _____ amigo, seu melhor amigo, _____ cão. _____ menino não sabia que _____ viagem seria muito perigosa, e eles passariam por _____ experiências jamais esquecidas."
Leia o trecho a seguir." Não uma aranha, mas me parecia "a" aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar." Assinale a alternativa CORRETA sobre a construção do sentido “uma" e “a" dentro o texto.
Assinale a alternativa que o artigo grifado NÃO seja definido.
Marque a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do poema de Marina Ferreira:
“Quando saio ___ ruas
Sinto o que é solidão
Se paro ___ sombra de uma velha árvore
Fico ___ pensar se ainda me resta alguma ilusão."
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Sobre as ocorrências da palavra ‘a’ na linha 25, avalie as afirmações que seguem: I. Todas pertencem à mesma classe gramatical. II. Observa-se a ocorrência de um artigo definido. III. Somente as três últimas ocorrências representam preposições. IV. Dentre as quatro ocorrências, evidencia-se um pronome. Quais estão corretas?
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto 2, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a frase que contém um artigo indefinido:
A frase abaixo em que o emprego do artigo mostra inadequação é:
Leia com atenção:
__ noite assistimos __ peça teatral.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.
Considere o seguinte fragmento do terceiro parágrafo para responder à questão.
“apesar de o acesso a novas tecnologias ter alcançado 40% da população global, nem sempre isso é sinônimo de desenvolvimento"
O fragmento pode ser corretamente reescrito, sem alteração da informação expressa, da seguinte forma:
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
Considere os trechos abaixo retiradas do texto:
1 - “Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para a senão, indagamos: 'Qual a qualidade da minha vida?'." (quinto parágrafo)
2 - “Para alguns, a resposta a esse questionamento poderia vir de pronto: 'Porque sem dinheiro não se vive'." (segundo parágrafo)
3 - “Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade."
(terceiro parágrafo)
4 - “O nosso modo de vida no Ocidente está em crise e algumas questões relevantes vêm à tona: a compreensão sobre a nossa importância, o nosso lugar na vida, o que vale e o que não vale, qual é o próprio sentido da existência." (quarto parágrafo)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos trechos.
( ) Em 1, a pergunta funciona como complemento verbal de “indagamos".
( ) Em 2, a oração introduzida por “Porque" funciona como explicitação do conteúdo expresso pelo substantivo “resposta".
( ) Em 1 e 2, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso direto, reproduzindo a fala de alguém.
( ) Em 3, as palavras introduzidas por dois-pontos são adjetivos que qualificam “Essencial".
( ) Em 4, o sinal de dois-pontos é usado para introduzir um discurso indireto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.