Marque a alternativa que apresenta um artigo definido e um artigo indefinido, respectivamente:
Releia o trecho a seguir.
“[...] com respeito à legislação, à ética e aos princípios da gestão eficiente." Sobre o uso dos acentos indicativos de crase nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.
I. Seu uso é obrigatório.
II. Ocorrem em virtude da determinação dos substantivos femininos “legislação" e “ética".
III. São regidos pelo substantivo masculino “respeito".
De acordo com a norma padrão, estão corretas as afirmativas:
Quanto aos recursos linguísticos presentes na composição dessa mensagem, é correto afirmar que I. o artigo indefinido “um” generaliza a ideia expressa pelo substantivo que ele modifica. II. a interrogação no final da primeira frase traduz a incerteza do enunciador quanto à resposta a ser dada. III. o pronome “Ele” retoma, anaforicamente, o termo "policial" para estabelecer com o interlocutor uma relação dialógica. IV. a vírgula que isola o nome “cidadão” tem uso obrigatório, segundo a norma-padrão da língua portuguesa, por destacar um aposto. V o possessivo “sua" gera uma ambiguidade no discurso, uma vez que o leitor fica sem saber definir qual o referente a que esse signo remete. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
O segmento do texto 2 em que o emprego da preposição DE – com ou sem contração com o artigo - é resultante da exigência de um termo anterior é:
Considere o seguinte fragmento do terceiro parágrafo para responder à questão.
“apesar de o acesso a novas tecnologias ter alcançado 40% da população global, nem sempre isso é sinônimo de desenvolvimento"
Em “apesar de o acesso" – evidencia-se um fato que distingue variações linguísticas. Conforme o padrão formal da nossa língua, nesse contexto, a contração da preposição com o artigo não é adequada. Entretanto, a preposição de pode corretamente se contrair com o artigo a em:

Em relação ao TEXTO 2 e aos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa, julgue, como Certo (C) ou Errado (E), o item a seguir.
No excerto “As cidades que experimentaram progressos o fizeram graças a melhoras [...]”, o elemento em destaque é um artigo definido.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.
O emprego do acento grave em “às receitas” (R.27) decorre da regência do verbo “adaptar” (R.26) e da presença do artigo definido feminino determinando o substantivo “receitas”.
Observe as frases:
I. "todo mundo faz assim".
II. "Todo o mundo faz assim".
Sobre elas, pode-se afirmar que:
Confrontando o primeiro verso do poema e seu título, nota-se que houve uma mudança do artigo que acompanha a palavra “bicho”. Isso se explica porque:
Todas as expressões destacadas a seguir funcionam como artigo definido, EXCETO
Assim, os cientistas puderam filmarias danças das operárias, identificaras que estavam propondo a caixa 1 ou 2 (rosa) e contar ós votos. (L.61-64)
No período acima, encontram-se
Atenção: O quadrinho a seguir refere-se às questões de números 46 e 47.
O plural do sintagma “el alma” que aparece no quadrinho anterior é "los almas", porque a regra de eufonia para o uso de artigos diante de palavras femininas iniciadas com a vogal
Atenção: O quadrinho a seguir refere-se às questões de números 46 e 47.
No quadrinho reproduzido acima, se usa o artigo masculino “el” diante de “alma”, porque esta é uma palavra