A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma
técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a
opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual
incluem a moralidade cultural como um assunto importante para
a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões
ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e
não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e
reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de
gêneros e sexualidades.

À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a
imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio
causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.
Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela
análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada,
assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas
da s consumidora s é uma modificação do corpo feminino que
provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio
e magro univocamente repetido na mídia.
( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado
foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma
atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua
exclusividade reservada à população feminina é uma
discriminação de gênero.
( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da
rede do supermercado s são próximas o suficiente para
serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer
um pode fazê-lo.
As afirmativas são, respectivamente,
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar
os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes
na cidade em que moram.
A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate
suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte
contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de
uma. Assinale-a.
Nas décadas de 80 e 90, multiplicam–se as pesquisas na
área do ensino da arte. Uma das tendências observadas referese
à apreciação de cânones de valores de múltiplas culturas, do
meio ambiente imediato e do cotidiano. Essa tendência revela uma
educação estética que não considere apenas o seguinte código:
A professora Lívia, de Educação Artística, relata o trabalho
realizado com suas turmas numa escola de periferia: “A partir de
uma pesquisa na comunidade, os alunos trouxeram para a escola
fotografi as, tiradas com celulares, das fachadas das casas mais
antigas do bairro. Organizei, com os alunos, um roteiro de entrevista
com os moradores dessas casas, para que tivessem mais dados
para compreensão daquela produção estética. A partir de todo esse
material, promovi atividades que levaram a discussões e análises
importantes para o reconhecimento, valorização e compreensão
dos códigos estéticos e da história daquela comunidade. Como
culminância, organizei com os alunos, uma exposição do material
recolhido e das informações e dados coletados. Favoreci, com isso,
a aprendizagem signifi cativa, criando muita motivação nos alunos
e a oportunidade de trabalharem com autonomia."
Considerando as características dessa experiência didática, podese
afirmar que a professora optou pela modalidade de trabalho por:
Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura
No Brasil, há ações destinadas à patrimonialização de festas sagradas e profanas em prol de atividades econômicas urbanas e rurais.
Sobre a teoria da cor, marque com V as afirmações
verdadeiras e com F as falsas.
( ) A cor pigmento tem três cores primárias: magenta,
ciano e amarelo.
( ) As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos
sobre o organismo humano e tendem, assim,
produzir vários juízos e sentimentos.
( ) Cores análogas estão em lados opostos no disco
de cores.
( ) Podemos perceber as cores na presença e na
ausência da luz. Sem a luz, nossos olhos conseguem
captar as cores.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a opção que corresponde à representação de um espetáculo de dança popular da Bahia.
Entre as principais características da arte barroca soteropolitana, inclui-se a representação
Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo
na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial,
era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em
particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no
livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do
show de imagens.
Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação
social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos
dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos,
fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de
um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real,
tornandose um substituto da experiência.
As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o
conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e
contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e
lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar
criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário
um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de
analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e
subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear
as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo,
2005 (com adaptações).

Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto
dissertativo acerca do seguinte tema:
Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.
Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:
a) papel dos diferentes atores sociais;
b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que
sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são
descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque.
Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens
sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície
lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.
Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da
pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo,
massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar
imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também
ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que
ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer
pictórico.
Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma
proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:
As relações entre arte e artesanato.
Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é
caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa
área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão
desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é
comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir
de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de
estereótipos.
Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do
seguinte tema:
Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do
professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.
Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:
a) arte como área de conhecimento ou como atividade;
b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e
cultural;
Considerando-se as informações apresentadas no fragmento de texto acima, é correto afirmar que o tropicalismo
Considerando-se a dimensão estética da figura acima apresentada, é correto afirmar que