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A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma

técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a

opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual

incluem a moralidade cultural como um assunto importante para

a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões

ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e

não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e

reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de

gêneros e sexualidades.

À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a

imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio

causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.

Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela

análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada,

assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas

da s consumidora s é uma modificação do corpo feminino que

provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio

e magro univocamente repetido na mídia.

( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado

foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma

atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua

exclusividade reservada à população feminina é uma

discriminação de gênero.

( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da

rede do supermercado s são próximas o suficiente para

serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer

um pode fazê-lo.

As afirmativas são, respectivamente,

Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar

os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes

na cidade em que moram.

A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.

As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate

suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte

contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de

uma. Assinale-a.

Nas décadas de 80 e 90, multiplicam–se as pesquisas na

área do ensino da arte. Uma das tendências observadas referese

à apreciação de cânones de valores de múltiplas culturas, do

meio ambiente imediato e do cotidiano. Essa tendência revela uma

educação estética que não considere apenas o seguinte código:

A professora Lívia, de Educação Artística, relata o trabalho

realizado com suas turmas numa escola de periferia: “A partir de

uma pesquisa na comunidade, os alunos trouxeram para a escola

fotografi as, tiradas com celulares, das fachadas das casas mais

antigas do bairro. Organizei, com os alunos, um roteiro de entrevista

com os moradores dessas casas, para que tivessem mais dados

para compreensão daquela produção estética. A partir de todo esse

material, promovi atividades que levaram a discussões e análises

importantes para o reconhecimento, valorização e compreensão

dos códigos estéticos e da história daquela comunidade. Como

culminância, organizei com os alunos, uma exposição do material

recolhido e das informações e dados coletados. Favoreci, com isso,

a aprendizagem signifi cativa, criando muita motivação nos alunos

e a oportunidade de trabalharem com autonomia."

Considerando as características dessa experiência didática, podese

afirmar que a professora optou pela modalidade de trabalho por:

Julgue os próximos itens, referentes às dimensões, às concepções e às linguagens da cultura

No Brasil, há ações destinadas à patrimonialização de festas sagradas e profanas em prol de atividades econômicas urbanas e rurais.

Sobre a teoria da cor, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) A cor pigmento tem três cores primárias: magenta, ciano e amarelo.
( ) As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, produzir vários juízos e sentimentos. ( ) Cores análogas estão em lados opostos no disco de cores.
( ) Podemos perceber as cores na presença e na ausência da luz. Sem a luz, nossos olhos conseguem captar as cores.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Considerando-se o texto acima, é correto afirmar que

Assinale a opção que corresponde à representação de um espetáculo de dança popular da Bahia.

Entre as principais características da arte barroca soteropolitana, inclui-se a representação

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Ao analisar a presença significativa de imagens e o fascínio pelo espetáculo na atualidade, Adauto Novaes afirma que, de maneira apressada e superficial, era comum vermos associadas as ideias de espetáculo ao reino das imagens, em particular ao poder da televisão, mesmo depois de Guy Debord ter advertido, no livro A sociedade do espetáculo, que o espetáculo vai muito além do show de imagens.

Para Debord, o espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediada por imagens. Nesse caso, um dos indicativos dessa sociedade é a vida envolta por uma imensa acumulação de espetáculos, fazendo com que suas vivências, retiradas do mundo real, ocorram por meio de um intermediário, no qual o espetacular é vivido em detrimento do real, tornandose um substituto da experiência.

As abordagens contemporâneas do ensino da arte têm buscado articular o conhecimento em arte, relativo à produção das linguagens, e sobre arte, ao ler e contextualizar as produções dos estudantes com as de outras culturas, períodos e lugares. Nesse caso, um desafio do ensino de artes visuais é abordar criticamente as visualidades na contemporaneidade. Para isso, faz-se necessário um ensino de arte capaz de problematizar a cultura e a leitura de imagens, de analisar a relevância das visualidades na constituição de identidades e subjetividades, e de promover a compreensão dos significados que podem permear as relações entre imagem e poder.
NOVAES, A. (Org.) Muito além do espetáculo. São Paulo: SENAC, São Paulo, 2005 (com adaptações).



Considerando as ideias desenvolvidas nos textos acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Ensino de artes visuais: imagem, espetáculo e poder.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) papel dos diferentes atores sociais;

b) escolha dos temas a serem trabalhados no ensino de artes visuais.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais



Beatriz Milhazes é uma artista brasileira que trabalha com formas circulares que sugerem deslocamentos. Prepara imagens sobre plástico transparente, que são descoladas, como películas, e, então, aplicadas na tela por decalque. Os motivos e as cores são transportados para a tela por meio de colagens sucessivas, realizadas com precisão. A transferência das imagens da superfície lisa para a tela faz com que a gestualidade seja quase anulada.

Magdalena Atria é uma artista Chilena que trabalha com o conceito de expansão da pintura. Em seu trabalho, a artista utiliza diversos materiais, por exemplo, massinhas de modelar, que são enroladas como rocambole e fatiadas para montar imagens. É possível inferir que as obras das duas artistas se relacionam também ao artesanato, entretanto, elas subvertem o aspecto artesanal no momento em que ultrapassam os limites da pintura convencional e criam novos modos do fazer pictórico.

Considerando a obra das artistas Beatriz Milhazes e Magdalena Atria elabore uma proposta de ensino-aprendizagem acerca do tema:

As relações entre arte e artesanato.

Provas: INEP - 2011 - ENADE - Artes Visuais
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Artes visuais

Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais que a arte é caracterizada como área de conhecimento e não mais como atividade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394/1996, trata dessa área de conhecimento com objetivos específicos, valorizando conteúdos que vão desde as representações regionais a diversidades culturais.No entando, ainda é comum encontrarmos no ensino das artes visuais currículos praticados a partir de uma visão da arte como atividade e reprodução mecanizada de estereótipos.

Considerando as observações acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Currículos praticados no ensino das artes visuais: a responsabilidade do professor perante as escolhas dos conteúdos a serem desenvolvidos.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:

a) arte como área de conhecimento ou como atividade;

b) papel do professor de artes visuais como mediador do conhecimento artístico e cultural;

Considerando-se as informações apresentadas no fragmento de texto acima, é correto afirmar que o tropicalismo

Considerando-se a dimensão estética da figura acima apresentada, é correto afirmar que

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