A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue o item.
A pop art de meados do século XX caracteriza-se pelo frequente recurso à ironia e à paródia e pela utilização de objetos e símbolos provenientes da sociedade de consumo e da indústria cultural.
O nome da pessoa do mundo das artes que faleceu antes de 2016 é
Leia a notícia, adaptada, publicada no site http://www.brasil.gov.br/cultura/2017/05/22-filmes... milhoes, acessada em 24/05/2017:
22 filmes brasileiros receberão apoio de R$ 15 milhões.
Foram selecionadas produções de animação, documentário, ficção, finalização e coprodução internacional.
Os 22 filmes brasileiros que venceram o Edital de Cinema 2016 vão receber apoio de R$ 15 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O edital foi criado em 1995 e nesta edição ampliou o apoio à categoria de filmes de animação, com a inclusão de curtas-metragens, que receberão R$ 200 mil cada. Serão contempladas produções nas categorias animação (curta e longa-metragens), documentário, ficção, finalização e coprodução internacional.
(i) No segmento animação, os vencedores foram As Novas Aventuras do Kaiser, de Marcos Magalhães; Lulina e a Lua, de Marcus Vinicius Vasconcelos; Na Trilha das Borboletas Azuis, de Vini Wolf; Safo, de Rosana Urbes; e Subsolo Invisível, de Otto Guerra.
(ii) Já os dois longas de animação selecionados (O Luto de Joana, de Cristiane Oliveira; O Império, de Karim Ainöuz) receberão R$ 1,5 milhão cada produção.
(iii) Na categoria Ficção, o Grupo 1 premia, com R$ 1 milhão cada, dois projetos que priorizem o sucesso comercial, sem prejuízo da qualidade artística e técnica. Foram selecionados neste grupo Eduardo e Mônica, de René Sampaio, e Maldita, de Tomás Portella. {...}
(iv) Na categoria documentário, foram cinco projetos aprovados, com apoio de R$ 500 mil cada: Aurora, de João Vieira Torres; Como Seria?, de Daniel Gonçalves; Em Nome Desta Terra, de Aurélio Michiles; PRK30, de Eduardo Albergaria e Paulo de Barros; e Vozes no Silêncio, de Renata Maria Coimbra. {...}
Conforme a notícia publicada no referido site, está correto o que se afirma apenas nos itens
“Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Nesse contexto, surgem movimentos estéticos que interferem de maneira fantasiosa na realidade.” (Disponível em: www.historiadaarte.com.br.) Dentre as alternativas a seguir, qual é o movimento artístico caracterizado no enunciado?
Julgue o item a seguir, a respeito da cultura, da diversidade e da identidade nacionais.
A arte sacra barroca ganhou feições próprias no Brasil, distintamente de sua origem lusitana, ao agregar elementos das culturas negra e indígena.
Momento definidor da concepção contemporânea de “cultura brasileira”, quando foram propostas pela primeira vez muitas das ideias ainda correntes sobre a relação do país com a tradição nacional e as influências estrangeiras, o movimento modernista completou em fevereiro nove décadas de seu marco inicial. Realizada no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas contestadores que, com o tempo, se tornaram, eles próprios, clássicos. (O GLOBO. Prosa e Verso: a Semana de Arte Moderna: 90 anos. 04/02/2012)
Com relação à Semana de Arte Moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A Semana procurava sintonizar as artes nacionais com os movimentos de vanguarda que haviam se alastrado pelas principais metrópoles europeias.
II. A Semana procurava se apropriar das influências estrangeiras de um modo crítico e criativo que tem na antropofagia seu marco mais conhecido.
III. A Semana procurava, ao romper com os valores acadêmicos, se inserir na ordem moderna internacional, mas valorizando a particularidade nacional.
Assinale:
Leia o texto a seguir.
Na verdade, o homem sempre quererá ser mais do que é, sempre se revoltará contra as limitações da sua natureza, sempre lutará pela imortalidade. Se alguma vez se desvanecesse o anseio de tudo conhecer e tudo poder, o homem já não seria mais homem.
Assim, ele sempre necessitará da ciência, para desvendar todos os possíveis segredos da natureza e dominá-la. E sempre necessitará da arte para se familiarizar com a sua própria vida e com aquela parte do real que a sua imaginação lhe diz ainda não ter sido devassada.
(FISCHER. Ernst, A necessidade da arte. 1977)
De acordo com o texto
Em 2012, celebra-se o bicentenário de um novelista que retratou as transformações sociais da era industrial em uma nação europeia. Trata-se de