Existem vários métodos possíveis de arquivamento. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
Assinale a alternativa que não representa sistema ou tipo de classificação utilizado em arquivos.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de sistema a que pertence o método de arquivamento alfabético.
Assinale a alternativa que apresenta o método de arquivamento em que a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos, partindo-se do gênero para a espécie e desta para a minúcia.
Considere que os documentos de um determinado setor da DPU estejam organizados com base na procedência ou local. Nessa situação, o método de arquivamento adotado denomina-se
Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos,
julgue os próximos itens.
A unidade de acondicionamento predominante nos arquivos correntes são as caixas-arquivo.
Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento
documental em arquivos correntes.
As atividades que compõem as rotinas de classificação são as seguintes: receber o documento; ler o conteúdo do documento identificando a data e o assunto; localizar o código no inventário de temporalidade e assuntos; anotar o código no verso do documento; preencher uma folha de identificação com a data e o código.
O Banco Central do Brasil produz e acumula uma variedade muito grande de documentos que vai exigir a utilização de métodos de arquivamentos diferenciados. Nesse sentido, os documentos referentes à vinculação e desvinculação de títulos, à baixa de custódia, à compra e venda de títulos, à transferência de custódia sem movimentação financeira devem ser organizados utilizando-se o método de arquivamento
São rotinas correspondentes às operações de arquivamento, exceto a opção:
O método ideográfico numérico, no qual a documentação é dividida em classes conforme os assuntos, partindo do gênero para a espécie e permitindo a abertura ilimitada de classes, denomina-se
Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento
documental em arquivos correntes.
O arquivamento consiste em inspecionar o documento para verificar se está assinado e se é original; formar dossiês, agrupando os documentos pela data em que foram emitidos em uma pasta suspensa. Dentro da pasta, deve-se anotar o número de protocolo; fora da pasta, deve-se colocar uma etiqueta com a data.
A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.
Para bem ordenar os documentos, o responsável pelo arquivo dispõe de vários métodos, como o geográfico, o alfabético e o numérico-cronológico.