Os seres humanos apresentam duas dentições ao longo da vida, a dentição decídua e a dentição permanente. O período de transição entre estas duas dentições é denominado dentição mista, onde coexistem dentes decíduos e permanentes. As pessoas apresentam um número previsto de dentes decíduos e de dentes permanentes, quando as mesmas não são acometidas por anomalias dentáriasque alteram este número. De acordo com as características de normalidade da dentição decídua, quantos dentes decíduos espera-se que uma criança, sem alterações, apresente?
O primeiro molar superior esquerdo permanente poderá ser representado pela simbologia:
De acordo com as características
morfológicas de dentes decíduos e permanentes,
avalie os seguintes itens:
I - Os molares decíduos estão dispostos em série
crescente, sendo os segundos molares decíduos
maiores que os primeiros.
II - O volume do incisivo lateral superior
permanente é igual ao do incisivo central superior
permanente.
III - O primeiro molar superior permanente possui
três raízes, uma lingual e duas vestibulares.
É VERDADEIRO o que se afirma em:
“Joãozinho, 10 anos, chega ao consultório odontológico acompanhado de seus pais que estão desesperados. O menino sofreu um acidente de bicicleta e o incisivo central superior direito ‘saiu inteiro’ da boca.” Como o dente em questão é representado no sistema de notação ISO/FDI?
O tecido epitelial da gengiva é considerado uma barreira mecânica e fisiológica atuante na defesa do periodonto. O tipo de epitélio gengival que está em íntimo contato com o dente, localizado na região entre a base do sulco gengival e a junção cemento-esmalte (JCE ) é denominado de:
Durante o preenchimento do odontograma do paciente, quando o profissional se refere a uma restauração classe IV presente em um paciente, é correto afirmar que essa restauração está localizada:
O tecido mineralizado especializado que recobre a superfície radicular do elemento dental e está em íntimo contato com a dentina recebe o nome de:
Em relação aos dentes decíduos, o elemento 64 corresponde ao:
A anquilose de um elemento dentário ao osso alveolar é caracterizada pela fusão anatômica de cemento dentário ou dentina com o osso alveolar. No diagnóstico desta condição, o dado clínico a ser CORRETAMENTE considerado é:
Considerando os dentes 16 e 45, assinale a opção corresponde aos seus respectivos quadrantes:
“Durante a realização de um exame clínico o cirurgião-dentista encontrou uma lesão de cárie ativa localizada na mesial do segundo pré-molar superior direito.” Para restauração desse dente, qual preparo deverá ser realizado?
Na odontologia utilizam-se códigos numéricos para representar os dentes e, assim, facilitar a comunicação entre os profissionais envolvidos no atendimento. Dessa forma, o elemento 37 corresponde ao:
A figura a seguir mostra as faces do mesmo dente.

Qual dente é este?
Em uma criança cuja cronologia de erupção dentária segue um padrão normal, o primeiro elemento dentário decíduo e o primeiro elemento dentário permanente erupcionam respectivamente aos
No exame clínico, o cirurgião-dentista identificou que o paciente está com cárie nos
dentes 26, 34, 37 e 46
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à sequência de dentes de acordo com
a classificação numérica descrita.