Há diversos fatores que interferem na erupção dentária. Eles podem ser gerais ou locais, e atuam tornando a erupção mais prematura ou mais retardada. Assinale a alternativa que corresponde a um fator geral que causa erupção retardada.
O exame clínico dos abscessos palatinos, normalmente, revela um aumento de volume firme e doloroso próximo ao dente causador, geralmente originados das raízes, que frequentemente inclinam-se para palatina, dos:
É de suma importância que o cirurgião-dentista conheça as principais alterações e anomalias dentárias durante o exercício da atividade clínica odontológica. Analise as afirmativas a seguir relativas às anomalias dentárias. I. Taurodontia, também conhecida como dens in dente, é uma anomalia que representa uma invaginação acentuada da fosseta lingual ou cíngulo. II. Concrescência é uma forma de fusão na qual dentes adjacentes, já completamente desenvolvidos, se encontram unidos pelo cemento. III. Dilaceração é uma curvatura ou angulação acentuada da raiz dentária, que tem sido relacionada a trauma durante o desenvolvimento dentário. Estão corretas as afirmativas
Os trajetos das infecções odontogênicas, estendem-se dos dentes através do osso e para o interior dos tecidos moles circunjacentes. Como regra geral, a infecção perfura a tábua óssea mais fina e causa infecção no tecido adjacente. As infecções oriundas dos dentes superiores tendem a disseminar-se para algumas regiões, exceto:
Os dentes inclusos são aqueles que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal. Qual grupo dentário apresenta uma menor incidência de inclusão:
Com relação à nomenclatura das faces dos elementos dentais, assinale a alternativa que corresponde às faces livres:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Coroa é a porção visível do dente, quando este está implantado no seu alvéolo. Apresenta uma superfície lisa, polida e brilhante.
II. Anatomia Dental é a ciência que estuda as formas dos dentes, que são considerados um órgão do corpo humano, importante e complexo, que tem função, sensibilidade e ação motora.
Marque a alternativa CORRETA:
criados sistemas para denominar cada elemento dentário. Segundo o sistema ISO/FOI quando nos referimos ao elemento 46 estamos tratando do:
Com relação aos elementos 85 e 46 podemos afirmar que:
Marque a alternativa que completa as lacunas: Os dentes são representados por números em função da sua posição na boca. A boca é dividida em _________ pelo plano sagital mediano, e _____ (superior) e ________ (inferior).
São características anatômicas dos dentes decíduos, EXCETO:
O ser humano possui duas dentições: uma primária ou decídua e uma secundária ou permanente. São características da dentição secundária ou permanente, EXCETO:
A estrutura dentária formada por uma massa de vasos linfáticos, sanguíneos e tecido nervoso e que se constitui no elemento renovador da dentina através de células chamadas odontoblastos, recebe onomede:
As características anatômicas dos dentes decíduos e permanentes diferem em alguns itens. Veja abaixo algumas características anatômicas dos dentes.
I- O esmalte tem uma coloração mais clara e opaca (cor: branco azulada, branco-leitosa, brancoargilosa) II- Esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo
III- Prismas de esmalte orientam-se gengivalmente na região do colo do dente
IV- Raízes menores, mais delgadas e mais claras
V- Maior espessura de dentina.
VI- Pontos de contatos
VII- Superfícies de contatos
Das características anatômicas dos dentes permanentes, são verdadeiros somente os itens:
A figura a seguir mostra um elemento dentário e suas partes constituintes. Observe a figura:
A sequência que denomina de forma correta cada estrutura do dente é: