Quando as arcadas superior e inferior são divididas em duas metades, os quatro segmentos resultantes são denominados quadrantes. Cada quadrante da dentição permanente contém oito dentes permanentes, e um quadrante da dentição decídua contém 5 dentes.
A borda oclusal da face vestibular do segundo molar inferior apresenta duas cúspides denominadas mésiovestibular e disto-vestibular, sendo a segunda a mais volumosa. Elas são separadas pelo sulco ocluso-vestibular.
A dentição decídua é composta por 20 dentes, sendo 10 na arcada superior e 10 na arcada inferior, com a seguinte nomenclatura: incisivo central, incisivo lateral, canino, primeiro e segundo molares.
O planejamento de um dente ausente dispõe de algumas alternativas. Uma das opções é a prótese parcial fixa. A situação clínica que requer menor exigência mecânica na arcada superior é a reposição do:
É a fase intermediária que corresponde ao período de transição, época da mudança dos dentes. Considerando, pois, que está dentição tem início com a erupção dos primeiros molares permanentes e se encerra com a esfoliação dos molares decíduos, denomina-se
Uma criança de 5 anos chega na UBSF com queixa de dor quando se alimenta. Após exame clínico, o dentista diagnostica a presença da cárie nos elementos dentários 74 e 84. Para anotação no prontuário do paciente, quais os dentes envolvidos, respectivamente:
Considere que um paciente, sexo masculino, 9 anos de idade, foi encaminhado pela escola para atendimento no centro de saúde. Ao realizar o exame clínico do paciente, o cirurgião-dentista identificou que o dente 46 estava com lesão de cárie extensa e o dente 54, com uma fístula. De acordo com a classificação estabelecida pela Federação Dentária Internacional (FDI), os dentes 46 e 54, respectivamente, são
A união de 2 dentes que mantêm cavidades pulpares independentes, resultante da união de dois gérmen dentários adjacentes.
Cada dente possui 5 faces. Assinale entre as alternativas abaixo a face do canino superior esquerdo que toca o incisivo lateral superior esquerdo.
Leia as afirmativas a seguir: I. O desenvolvimento radicular inicia-se um pouco após a formação coronária. Os epitélios, interno e externo, do órgão do esmalte formam a bainha epitelial de Hertwig na alça cervical, a qual se prolifera continuamente crescendo em direção apical para formação da raiz. II. A polpa é um tecido conjuntivo frouxo, que reage de forma similar a outros tecidos de mesma constituição encontrados em outras regiões do organismo em situações fisiológicas ou patológicas. III. A matriz de dentina é constituída basicamente de colágeno e proteínas não colágenas. IV. A formação do dente inicia-se durante a sexta semana de vida embrionária do ser humano. A partir da proliferação do ectoderma relativo aos processos mandibular e maxilar, originam-se as lâminas dentais. Marque a alternativa CORRETA:
Em qual método de numeração dentária, o elemento 12 corresponde ao primeiro pré-molar superior esquerdo?
Uma jovem de 19 anos compareceu em uma Unidade Básica de Saúde da Família reclamando de dor ao frio e quando ingeria alimentos doces, na região dos dentes molares superior esquerdo. Durante o exame clínico, o cirurgião‐dentista diagnosticou a presença de cárie no primeiro e segundo molar. É preciso fazer as anotações no portuário do usuário, tanto do procedimento a ser realizado, como também dos dentes envolvidos de acordo com o sistema de notação ISO/FDI. Que anotação deverá ser feita correspondente aos dentes envolvidos na situação acima citada?
O profissional TSB deve possuir um conhecimento mínimo sobre a anatomia da cavidade oral e dentária para um exercício seguro de suas atribuições. São características do dente humano, exceto:
“São as faces dos dentes que não mantem contato com outros dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o lábio e bochechas (vestíbulo bucal) e para a língua ou palato."
Com relação à nomenclatura das faces dos dentes, o texto traz a definição para:
A formação ou a tentativa de formar dois dentes a partir de um único é a definição do termo: