Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 108 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A ________________ é uma construção conceitual, contínua, desenvolvida, simultaneamente, dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita.

O ________________ é além de saber ler e escrever, entender o que se ler e se escreve, relacionando dessa forma com o contexto social, sua experiência cotidiana. É um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrita. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas. Nesse conjunto de práticas, nos dois primeiros anos desse segmento, o foco da ação pedagógica deve ser:

Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos
Fonte: FERREIRO, E; TEBEROSKY, 1986.

A partir dessas informações, é CORRETO afirmar que
I - a alfabetização é o processo de apropriação do sistema de escrita.
II - o letramento é o processo de inserção e participação somente na cultura escrita.
III - no primeiro ano do ensino fundamental, devem ser trabalhados apenas os conhecimentos relacionados à apropriação do sistema de escrita.
IV - o desafio para os anos iniciais do ensino fundamental é alfabetizar letrando.

No que tange ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O letramento é a forma pela qual as pessoas funcionam no discurso da sociedade.
II – O letramento se dá apenas na escola.
III – O letramento e a alfabetização são fenômenos independentes. 

É neste nível que as crianças passam a fazer relações mais aprofundadas acerca da composição das sílabas, pois em vez de representar uma letra para cada sílaba, percebem que é necessário “juntar” determinadas letras para se conseguir os sons que as sílabas representam, ou seja, se antes escreviam BONECA com O E A, nesta fase a hipótese utilizada poderia ser: BO – E – CA. Trata-se do nível

No que se refere à alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Para a alfabetização da criança, é importante que ela se desenvolva em inúmeros aspectos, sendo os primeiros anos de vida, do nascimento até os 6 anos, cruciais para tal desenvolvimento.
II – O desenvolvimento psicomotor está diretamente relacionado ao desenvolvimento emocional.
III – A motricidade é elemento relevante para que a criança descubra o mundo dos objetos e tenha noção de seu próprio corpo, distinguindo-os dos objetos. 

A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizagem e, particularmente, a zona de desenvolvimento proximal, estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo que não se
desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. Pensando nas relações entre desenvolvimento e aprendizagem e os estudos de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal, analise as afirmativas a seguir.

I. É na zona de desenvolvimento proximal em que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora.

II. Processos de aprendizagem já consolidados não necessitam da ação externa para serem desencadeados.

III. Processos de aprendizagem ainda nem iniciados se beneficiam tanto quanto os que já foram iniciados ao receberem a interferência desta ação externa.

IV. As funções que aí ocorrem poderiam ser chamadas de frutos do desenvolvimento, ao invés de brotos ou flores do desenvolvimento.

Estão corretas apenas as afirmativas

Quem é o autor principal da obra clássica da Pedagogia “Psicogênese da língua escrita”?

Emilia Ferreiro esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, como:

 

I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social.

II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível.

III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica.

IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.

 

É correto o que se apresenta em

No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a
alternativa correta:

I – Existem alguns fatores fundamentais no processo de aquisição da leitura e escrita, como
os fatores cognitivos que estão relacionados com a percepção, a atenção e a memória.
II – O ambiente social da criança também é relevante, pois uma atmosfera letrada, com
estímulo de jornais, revistas e livros, é fator positivo.
III – Para aquisição da leitura, a criança deve diferenciar visualmente as letras e saber que
cada símbolo corresponde a um determinado som.

No que se refere ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – No processo da leitura, para que a mesma seja adquirida pela criança, é necessário, além
da capacidade de simbolização, a capacidade de memorização e acuidade visual, coordenação ocular, noção de lateralidade, além de orientação espacial e temporal.
II – No processo de escrita são importantes a coordenação motora fina, boa coordenação óculo-manual, orientação espacial-temporal e bom esquema corporal.
III – Quando a criança apresenta o desenvolvimento psicomotor comprometido em algum aspecto, poderá ter dificuldade na aquisição da leitura e escrita. 

O que é o multiletramento?

A partir da Leitura dos Cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do livro Alfabetização e letramento na sala de aula, organizado por Castanheira et al. (2008), que tratam sobre alfabetização e letramento, assinale a alternativa incorreta.

O analfabetismo funcional tem sido um tema amplamente debatido pela sociedade e pela academia. Há sujeitos que são considerados alfabetizados, contudo apresentam baixa habilidade de interpretação e não compreendem o que leem. Na perspectiva do letramento, tal fenômeno ocorre porque:

A respeito dos eixos necessários à aquisição da língua escrita, analise os itens abaixo:

 

(1) Compreensão e valorização da cultura escrita.

(2) Apropriação do sistema de escrita.

(3) Leitura.

(4) Produção de textos escritos.

(5) Desenvolvimento da oralidade.

(6) Identificar tema do texto.

 

Estão CORRETAS as alternativas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282