Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:

As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Sabemos que uma boa gestão de pessoas é uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. E para serem bem-sucedidas, as organizações precisam de pessoas com habilidades e competências para conduzirem os negócios, fazerem as coisas acontecerem. Para conseguir isso, é imprescindível que a empresas invistam no treinamento e desenvolvimento das pessoas, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.

Considerando a importância em saber administrar bem o capital humano por meio do treinamento e do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:

I. O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.

II. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.

III. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.

IV. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, provocando uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competências e destrezas.

Está CORRETO o que se afirma em:

A formação permanente ou continuada do professor deve ter como base a reflexão sobre a prática docente. A respeito deste tema, analise os itens a seguir: I. A reflexão sobre a prática docente permite que o professor analise, compreenda e modifique sua realidade; II. A formação docente abarca a atualização científica e didática, pois trata-se de algo comum ao grupo de professores. Fatores mais específicos como a valorização da troca de experiências, reflexão teoria-prática e uma formação crítica do professorado são importantes, mas não essenciais aos espaços formativos; III. A formação continuada ou permanente deve ter como meta principal desenvolver no docente uma capacidade reflexiva sobre sua prática e a realidade que o cerca, entretanto também deve ser pensada para possibilitar o trabalho conjunto dos professores, transformando vivências exitosas individuais e isoladas em crescimento das instituições escolares envolvidas; IV. O professor deve aceitar-se como sujeito em constante “construção”, disposto a rever sua prática pedagógica através da reflexão e análise crítica de suas atitudes e ações. É correto afirmar que:

Preencha a lacuna corretamente baseando-se no Art. 2º da Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009.

“[...] O AEE tem como função ______________________________ ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem".

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.

Professora Simone, conversa com a coordenadora pedagógica de sua escola, sobre a prática avaliativa dizendo: “os aspectos da avaliação não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes”. A coordenadora Pedagógica contribui afirmando: “a avaliação contínua e cumulativa deve ser praticada por todos os professores e nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre; deve resultar de acompanhamento processual, negociado, transparente, entre docente e aluno(a), sendo este seu aspecto diagnóstico”. Assim, constatada no processo de avaliação o não domínio de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem. Isso significa que: I. Nota verifica, não avalia. II. A avaliação é meio e nunca fim do processo de ensino. III. A nota avalia e propicia estímulo para o(a) aluno(a) continuar estudando. IV. Avaliação processual é fim, fechamento e decisão final. V. Avaliação é algo figurativo, nada que deve preocupar professores e coordenadores pedagógicos. Assinale a alternativa correta:

“Não se trata de que os professores das diferentes áreas devam “parar" sua programação para trabalhar os temas, mas sim de que explicitem as relações entre ambos e as incluam como conteúdos de sua área, articulando a finalidade do estudo escolar com as questões sociais, possibilitando aos alunos o uso dos conhecimentos escolares em sua vida extraescolar. Não se trata, portanto, de trabalhá-los paralelamente, mas de trazer para os conteúdos e para a metodologia da área a perspectiva dos temas."

Sobre o trecho acima:

A construção coletiva do trabalho pedagógico nas escolas públicas exige que os educadores tenham clareza dos fatores que entravam, atualmente, esta forma de trabalho na escola: I - A nossa sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista vigente. II - Os cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas) não vivenciam uma proposta pedagógica fruto de um trabalho coletivo dos docentes que atuam nestes cursos. III - Faltam professores nas escolas, havendo casos em que os alunos percorrem a maior parte do ano letivo sem docentes em várias disciplinas. IV - Faltam lideranças que coordenem um trabalho coletivo, centrado em torno da formação de um tipo de cidadão. V - Não existe uma tradição de trabalho coletivo na escola pública em geral. Das afirmativas acima, constituem realmente entraves ao trabalho coletivo nas escolas:

Assinale a alternativa incorreta. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:

eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca
Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2017 A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer
unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

A Educação do Campo, em sua base de origem, é uma construção formada na experiência dos movimentos sociais em luta pela reforma agrária, que a partir de processos não escolares conformaram uma proposta de política pública, de formação integral de amplo alcance. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à Educação do Campo.

( ) A Educação do Campo, segundo Roseli Caldart (2012), nomeia um fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas organizações, com o objetivo de incidir sobre a política de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas.

( ) Na sociedade capitalista, a escola tem favorecido os setores menos favorecidos. Sua participação na reprodução do capital vem ajudando a manter, dentre outras, a questão Agrária no país; esta que evidencia a apropriação privada da terra por uma maioria, que se tornou privilegiada.

( ) A ampliação da Educação do Campo, com o sentido estratégico que compõe sua origem, exige a participação efetiva e permanente dos Movimentos Sociais do Campo, que pela realização das lutas ressignifiquem e deem consistência aos conteúdos aprendidos e ensinados.

( ) A importância estratégia dos Movimentos Sociais nos processos educativos comprometidos com a transformação está associada ao papel da escola, considerando a sua participação no movimento que desencadeia mudanças na correlação de forças definidoras do desenvolvimento das energias produtivas e das relações de produção.

Marque a sequência CORRETA:

A Educação destinada aos povos que habitam no campo se constitui, para os Movimentos Sociais do Campo, estudiosos e pesquisadores, uma problemática a ser superada. Estes buscam entender os processos educativos, na diversidade de dimensões que constitui o homem e o lugar/território do homem no campo. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação à formação docente para a educação do campo.

Sobre a eficácia do processo de ensino aprendizagem assinale a única alternativa que não se apresenta completa para esse fim.

A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282