A formação de educadores e professores assenta nos seguintes princípios: 1- formação que, em referência à realidade social, estimule uma atitude simultaneamente crítica e atuante. 2- formação que favoreça e estimule a inovação e a investigação, nomeadamente em relação com a atividade educativa. 3- formação participada que conduza a prática reflexiva e continuada de informação e aprendizagem acadêmicas. 4- aquisição de competências relativas à especialização exigida pela diferenciação e permanência do sistema educativo. Está correto apenas o que se indica em:
As pessoas constituem o principal patrimônio das organizações. Sabemos que uma boa gestão de pessoas é uma questão vital para o sucesso do negócio e o principal diferencial competitivo das organizações bem-sucedidas. E para serem bem-sucedidas, as organizações precisam de pessoas com habilidades e competências para conduzirem os negócios, fazerem as coisas acontecerem. Para conseguir isso, é imprescindível que a empresas invistam no treinamento e desenvolvimento das pessoas, possibilitando o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Considerando a importância em saber administrar bem o capital humano por meio do treinamento e do desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo:
I. O treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.
II. O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo.
III. O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na organização e as novas habilidades e competências que serão requeridas.
IV. O treinamento é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, provocando uma mudança no comportamento da pessoa através da incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos, competências e destrezas.
Está CORRETO o que se afirma em:
A formação permanente ou continuada do professor deve ter como base a reflexão sobre a prática docente. A respeito deste tema, analise os itens a seguir: I. A reflexão sobre a prática docente permite que o professor analise, compreenda e modifique sua realidade; II. A formação docente abarca a atualização científica e didática, pois trata-se de algo comum ao grupo de professores. Fatores mais específicos como a valorização da troca de experiências, reflexão teoria-prática e uma formação crítica do professorado são importantes, mas não essenciais aos espaços formativos; III. A formação continuada ou permanente deve ter como meta principal desenvolver no docente uma capacidade reflexiva sobre sua prática e a realidade que o cerca, entretanto também deve ser pensada para possibilitar o trabalho conjunto dos professores, transformando vivências exitosas individuais e isoladas em crescimento das instituições escolares envolvidas; IV. O professor deve aceitar-se como sujeito em constante “construção”, disposto a rever sua prática pedagógica através da reflexão e análise crítica de suas atitudes e ações. É correto afirmar que:
Preencha a lacuna corretamente baseando-se no Art. 2º da Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009.
“[...] O AEE tem como função ______________________________ ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem".
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica
O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.
Professora Simone, conversa com a coordenadora pedagógica de sua escola, sobre a prática avaliativa dizendo: “os aspectos da avaliação não são notas, mas registros de acompanhamento das atividades discentes”. A coordenadora Pedagógica contribui afirmando: “a avaliação contínua e cumulativa deve ser praticada por todos os professores e nenhuma avaliação deve ser decidida no bimestre, trimestre ou semestre; deve resultar de acompanhamento processual, negociado, transparente, entre docente e aluno(a), sendo este seu aspecto diagnóstico”. Assim, constatada no processo de avaliação o não domínio de conhecimentos, toma-se a medida de superar a limitação de aprendizagem. Isso significa que: I. Nota verifica, não avalia. II. A avaliação é meio e nunca fim do processo de ensino. III. A nota avalia e propicia estímulo para o(a) aluno(a) continuar estudando. IV. Avaliação processual é fim, fechamento e decisão final. V. Avaliação é algo figurativo, nada que deve preocupar professores e coordenadores pedagógicos. Assinale a alternativa correta:
“Não se trata de que os professores das diferentes áreas devam “parar" sua programação para trabalhar os temas, mas sim de que explicitem as relações entre ambos e as incluam como conteúdos de sua área, articulando a finalidade do estudo escolar com as questões sociais, possibilitando aos alunos o uso dos conhecimentos escolares em sua vida extraescolar. Não se trata, portanto, de trabalhá-los paralelamente, mas de trazer para os conteúdos e para a metodologia da área a perspectiva dos temas."
Sobre o trecho acima:
A construção coletiva do trabalho pedagógico nas escolas públicas exige que os educadores tenham clareza dos fatores que entravam, atualmente, esta forma de trabalho na escola: I - A nossa sociedade valoriza e reforça o individualismo nas pessoas como elemento básico para a manutenção e expansão do sistema capitalista vigente. II - Os cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciaturas) não vivenciam uma proposta pedagógica fruto de um trabalho coletivo dos docentes que atuam nestes cursos. III - Faltam professores nas escolas, havendo casos em que os alunos percorrem a maior parte do ano letivo sem docentes em várias disciplinas. IV - Faltam lideranças que coordenem um trabalho coletivo, centrado em torno da formação de um tipo de cidadão. V - Não existe uma tradição de trabalho coletivo na escola pública em geral. Das afirmativas acima, constituem realmente entraves ao trabalho coletivo nas escolas:
Assinale a alternativa incorreta. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
eu vi o sapo
na beira do rio
de camisa verde
sentindo frio
não era sapo
nem perereca
era o Pedrinho só de cueca
Disponível em:
unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão
relacionados com a utilização da
A Educação do Campo, em sua base de origem, é uma construção formada na experiência dos movimentos sociais em luta pela reforma agrária, que a partir de processos não escolares conformaram uma proposta de política pública, de formação integral de amplo alcance. Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação à Educação do Campo.
( ) A Educação do Campo, segundo Roseli Caldart (2012), nomeia um fenômeno da realidade brasileira atual, protagonizado pelos trabalhadores do campo e suas organizações, com o objetivo de incidir sobre a política de educação desde os interesses sociais das comunidades camponesas.
( ) Na sociedade capitalista, a escola tem favorecido os setores menos favorecidos. Sua participação na reprodução do capital vem ajudando a manter, dentre outras, a questão Agrária no país; esta que evidencia a apropriação privada da terra por uma maioria, que se tornou privilegiada.
( ) A ampliação da Educação do Campo, com o sentido estratégico que compõe sua origem, exige a participação efetiva e permanente dos Movimentos Sociais do Campo, que pela realização das lutas ressignifiquem e deem consistência aos conteúdos aprendidos e ensinados.
( ) A importância estratégia dos Movimentos Sociais nos processos educativos comprometidos com a transformação está associada ao papel da escola, considerando a sua participação no movimento que desencadeia mudanças na correlação de forças definidoras do desenvolvimento das energias produtivas e das relações de produção.
Marque a sequência CORRETA:
A Educação destinada aos povos que habitam no campo se constitui, para os Movimentos Sociais do Campo, estudiosos e pesquisadores, uma problemática a ser superada. Estes buscam entender os processos educativos, na diversidade de dimensões que constitui o homem e o lugar/território do homem no campo. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação à formação docente para a educação do campo.
Sobre a eficácia do processo de ensino aprendizagem assinale a única alternativa que não se apresenta completa para esse fim.
A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em: