Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 116 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q797749

Na expressão “bons e velhos sábios”, classificam-se como adjetivos os vocábulos “bons” e “velhos”, e como substantivo o vocábulo “sábios”. Das opções abaixo, aquela em que o vocábulo “sábio” foi empregado como adjetivo, e não como substantivo, é:

Carregando...
Q796010

Acerca das regras de ortografia, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q795371

Atribuições do oficial de justiça: “Cumprir mandados judiciais; preparar salas com livros e materiais necessários ao funcionamento das sessões de julgamento; buscar, na Secretaria e nos Gabinetes, os processos de cada Relator, separando-os e ordenando-os, colhendo assinaturas, quando for o caso; atender e dar informações aos advogados, partes e estagiários presentes na sessão, anotando os pedidos de preferência pela ordem de chegada dos interessados; auxiliar na manutenção da ordem e efetuar prisões, quando determinado; auxiliar o Secretário de Câmara, quando solicitado o auxílio; cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento”.

Em cada opção a seguir foi destacado um substantivo do texto acima; a opção em que o adjetivo referente ao substantivo destacado está INCORRETO é:

Carregando...
Q795383

Observe a frase a seguir.

É importante aprender muitas coisas / É importante o aprendizado de muitas coisas.

O mesmo processo de substituição de um verbo por um substantivo correspondente foi feito de forma adequada em:

Carregando...
Q779057

O substantivo QUINTAS-FEIRAS foi corretamente flexionado no texto. Assinale a opção em que a palavra destacada também está correta no plural.

Carregando...
Q791121

Considerando o emprego da palavra “metodologias” (l. 38), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O vocábulo refere-se a um conjunto organizado de procedimentos, expressão que poderia ser empregada no texto sem alteração de seu sentido original.

( ) Trata-se de substantivo comum de dois gêneros, formado por derivação prefixal, usando o prefixo “-logia”, do latim “logos”, que significa “ciência”.

( ) Trata-se de palavra polissílaba, cujo acento tônico a classifica como oxítona.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q789772

Leia:


1 – A cal usada no reboco era de péssima qualidade.
2 – O apendicite provocou infecção generalizada no paciente.
3 – O jogador caiu de mal jeito e teve problemas no omoplata.
4 – Faltam alguns gramas de presunto para melhorar o sabor da lasanha.


O gênero dos substantivos destacados está correto em qual alternativa?

Carregando...
Q796749

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo, publicado no Suplemento O Estadinho, e responda à questão.

Sobre aspectos linguísticos utilizados no texto, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q769194

Leia as afirmativas a seguir:

I. O substantivo próprio é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma particular.

II. A obra O Ateneu, de Raul Pompeia, é a precursora da autoficção.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q771346

Assinale a alternativa que traz, respectivamente, um substantivo cujo plural se faz a exemplo de “bem-estar” (termo presente no 1o primeiro parágrafo); e outro substantivo, destacado em expressão do texto, com sentido de coletivo.

Carregando...
Q787932

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Leia as afirmações sobre os recursos linguísticos empregados no texto.

I- “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento...” (linha 1). O autor, ao empregar “faço” e “abro” no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.
II- “— Não é ninguém, é o padeiro!” (Linha 09). O uso do artigo “O” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.
III- “...acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.” (Linha 4 e 5) O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado.
IV- “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo (linha 16)”. O verbo destacado é classificado como intransitivo.
V-No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera...” (linha 2), o termo destacado é classificado sintaticamente como adjunto adverbial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...
Q777231

Com base no Texto I, responda à questão.

A palavra “cidadão" apresenta sua forma no plural com a mesma terminação de:

Carregando...
Q770343

Os substantivos __________ nomeiam seres, pessoas, lugares, animais, vegetais e coisas - mesmo que se refiram a um conceito abstrato, como a palavra _________. Já "os substantivos ____________ designam ações (_________), estado e qualidade (prazer, beleza) considerados fora dos seres, isto é, como se tivessem existência individual", define Evanildo Bechara na Moderna Gramática Portuguesa (672 págs., Ed. Lucerna, tel. 21/3393-3334, 74,90 reais). É importante lembrar que concreto e abstrato são categorias da linguagem, e não da realidade. "A classificação dos substantivos em concretos e abstratos pertence mais à Filosofia do que à Gramática; gera sutilezas ou discrepâncias de nenhum proveito para o idioma", de acordo com Napoleão Mendes de Almeida na Gramática Metódica da Língua Portuguesa (704 págs., Ed. Saraiva, tel. 0800-754-4000, 112,80 reais).

Carregando...
Q770342

“Existem palavras que sempre designam coisa, ser, substância. Toda a palavra que encerra essa idéia denomina-se substantivo. Substantivo é, pois, como o próprio nome está a indicar, toda a palavra que especifica substância, ou seja, coisa que possua existência, ou animada (homem, cachorro, laranjeira) ou inanimada (casa, lápis, pedra), quer real (sol, automóvel), quer imaginária (Júpiter, sereia), quer concreta (casa), quer abstrata (pureza)." (ALMEIDA, 1999, p. 80, grifo do autor).

A definição dada de substantivo:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282