Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 137 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Instrução: Leia atentamente o texto abaixo, publicado no Suplemento O Estadinho, e responda à questão.

Sobre aspectos linguísticos utilizados no texto, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

Texto para a questão

No 7° andar, tirou o casaco de náilon laranja e, exibindo um macaquinho de lycra preto, entrou na sala nº 735. (linhas 4 e 5)

Assinale a alternativa em que se tenha feito corretamente a transposição do período para o plural.

Carregando...

Com base no Texto I, responda à questão.

A palavra “cidadão" apresenta sua forma no plural com a mesma terminação de:

Carregando...

Os substantivos __________ nomeiam seres, pessoas, lugares, animais, vegetais e coisas - mesmo que se refiram a um conceito abstrato, como a palavra _________. Já "os substantivos ____________ designam ações (_________), estado e qualidade (prazer, beleza) considerados fora dos seres, isto é, como se tivessem existência individual", define Evanildo Bechara na Moderna Gramática Portuguesa (672 págs., Ed. Lucerna, tel. 21/3393-3334, 74,90 reais). É importante lembrar que concreto e abstrato são categorias da linguagem, e não da realidade. "A classificação dos substantivos em concretos e abstratos pertence mais à Filosofia do que à Gramática; gera sutilezas ou discrepâncias de nenhum proveito para o idioma", de acordo com Napoleão Mendes de Almeida na Gramática Metódica da Língua Portuguesa (704 págs., Ed. Saraiva, tel. 0800-754-4000, 112,80 reais).

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O substantivo próprio é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma particular.

II. A obra O Ateneu, de Raul Pompeia, é a precursora da autoficção.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

De acordo com os conceitos gramaticais, as palavras “substantivos” (linha 13) e “adjetivos” (linha 14) significam, respectivamente:

Carregando...

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Leia as afirmações sobre os recursos linguísticos empregados no texto.

I- “Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento...” (linha 1). O autor, ao empregar “faço” e “abro” no presente do indicativo, confirma a sua certeza diante do fato expresso pelo verbo.
II- “— Não é ninguém, é o padeiro!” (Linha 09). O uso do artigo “O” revela uma referência imprecisa ao substantivo “mudanças”.
III- “...acham que obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido conseguirão não sei bem o que do governo.” (Linha 4 e 5) O sujeito sintático do verbo destacado é classificado como indeterminado.
IV- “Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo (linha 16)”. O verbo destacado é classificado como intransitivo.
V-No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera...” (linha 2), o termo destacado é classificado sintaticamente como adjunto adverbial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

Carregando...

Assinale a alternativa que traz, respectivamente, um substantivo cujo plural se faz a exemplo de “bem-estar” (termo presente no 1o primeiro parágrafo); e outro substantivo, destacado em expressão do texto, com sentido de coletivo.

Carregando...

A classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:

Carregando...

“Existem palavras que sempre designam coisa, ser, substância. Toda a palavra que encerra essa idéia denomina-se substantivo. Substantivo é, pois, como o próprio nome está a indicar, toda a palavra que especifica substância, ou seja, coisa que possua existência, ou animada (homem, cachorro, laranjeira) ou inanimada (casa, lápis, pedra), quer real (sol, automóvel), quer imaginária (Júpiter, sereia), quer concreta (casa), quer abstrata (pureza)." (ALMEIDA, 1999, p. 80, grifo do autor).

A definição dada de substantivo:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em "Estamos voando para Barcelona", o substantivo "Barcelona" designa apenas um ser da espécie cidade. Assim, esse substantivo é próprio.

II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Codorniz e cotovia são substantivos

Carregando...

Sobre aspectos linguísticos utilizados no texto, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."

Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."

O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:

Carregando...

Para realçar a caracterização de um ser ou de um objeto, costuma-se utilizar alguns recursos na escrita. Com a intenção de destacar o adjetivo, no exemplo: "Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar.", pode-se perceber que foi estabelecida uma:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) E
  • 18) E
  • 19) D
  • 20) A
  • 21) A
  • 22) C
  • 23) A
  • 24) D
  • 25) C
  • 26) A
  • 27) A
  • 28) D
  • 29) D
  • 30) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282