Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 707 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com relação à ferramenta de gestão denominada balanced scorecard, julgue os itens subsequentes.

Para a efetiva implementação do balanced scorecard, é necessário que se estabeleçam estratégias para a organização, pois sem estratégia não há direcionamento organizacional.

Em relação às funções de administração, planejamento, organização, direção e controle, e ao processo de planejamento, julgue os itens seguintes.

De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são: contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização; precedência do planejamento, em relação às demais funções; penetração e abrangência em relação às características e atividades da empresa; e maior eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.

É característica própria do planejamento estratégico:

Leia o trecho:

Na Era da Informação, as empresas estão sendo conceituadas como conjuntos integrados, articulados e sempre atualizados de competências, sempre prontas e disponíveis para serem aplicadas a toda e qualquer oportunidade ou ameaça que surja.

PORQUE


As empresas enfrentam um cenário de descontinuidades, marcado por mudanças e transformações sem precedentes que ocorrem no mundo dos negócios.

A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:

Para efetivar as metas desenvolvidas no período de 2011-2015, uma empresa de gás investirá 715 milhões de reais. Desse total, 336 milhões de reais serão direcionados à área comercial para aquisição de novos botijões, já prevendo o aumento das vendas e o incremento no market-share.

Os gastos inseridos no plano estratégico estão relacionados ao sistema

O planejamento estratégico é uma ferramenta da gestão organizacional que deve ser elaborado com base no ambiente externo à organização – macroambiente – e no ambiente interno – microambiente. Cada um destes ambientes apresenta variáveis que dão subsídios aos gestores no processo de estruturação do planejamento estratégico.

Sendo assim, sabe-se que, no processo de planejamento estratégico, o

Uma empresa que atua no segmento industrial pesado tem apresentado resultados negativos nos últimos três anos, e seus acionistas exigiram a contratação de um consultor para identificar novas estratégias de atuação e conseguir a recuperação da empresa nos próximos dois anos.

O consultor adotou um modelo para a identificação de novas estratégias utilizando a análise do ambiente externo quanto às forças que influenciam a competitividade de um segmento.

Constituem-se, no modelo adotado pelo consultor, forças que influenciam a competitividade:

Uma empresa de grande porte, atuando num setor onde existe grande concorrência, fez uma análise SWOT detalhada de seu ambiente interno, visando a estabelecer ações que pudessem melhorar a sua competitividade no mercado. Esse processo, que demandou um grande esforço da alta administração, não atingiu o objetivo esperado – melhoria da competitividade.

Um consultor foi contratado para verificar a falha ocorrida na análise realizada pela empresa.

O consultor constatou que a falha ocorrida deveu-se ao fato de a empresa não ter feito a análise

O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Com relação a isso, analise as opções a seguir e assinale a que estiver correta.

Na implantação da gestão da qualidade, algumas ferramentas, como o Ciclo PDCA, são muito úteis para a melhora da entidade. É um circuito de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Pelas suas características de gestão, só deve ser usado nas empresas que atuam em serviços, não tendo aplicabilidade na indústria.
II. Uma das etapas do Chio PDCA refere-se ao planejamento.
III. Uma das sérias limitações da ferramenta é não prever o monitoramento e avaliação dos resultados.
Assinale a alternativa correta.

O benchmarking representa um dos mais importantes componentes da “moderna administração”.
Assinale a definição correta de benchmarking:

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tem como MISSÃO "garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia", que

Julgue os itens a seguir, que versam sobre conceitos relacionados
à gestão estratégica.

Aderência aos fatos reais, critério e bom senso para todos os envolvidos e uma descrição genérica com foco aberto sobre o que a empresa deverá ser no futuro são premissas para a elaboração da visão de negócios de uma organização.

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em
organizações.

O uso de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC) é inviável no modelo de gestão estratégica, dado o nível de atuação desse modelo.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.

A escolha do nível da estratégia é o principal desafio da tomada de decisão no planejamento estratégico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282