Piaget considera que o processo de desenvolvimento humano ocorre em estágios, caracterizados por formas diferentes de organização mental que possibilitam diferentes modos do indivíduo se relacionar com o mundo. O estágio do desenvolvimento caracterizado pela emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes (próprios e de outrem) e de integrá-los de modo lógico e coerente é denominado de:
Segundo Jean Piaget, há um determinado estágio em que a criança começa a socializar suas ações, além de ocorrer a gênese do pensamento em que a criança passa a se apropriar do seu meio e utilizá-lo para estabelecer uma relação com ele. Assinale a alternativa que identifica o estágio em questão.
Estudos e pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento humano demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. A passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ocorre do
Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito; Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais
O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por
Jean Piaget construiu um nicho próprio de pesquisa em uma disciplina que ele denominou epistemologia genética, que estuda as mudanças na inteligência conforme a criança cresce. Quanto à teoria deste autor, assinale a alternativa incorreta:
O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de
Diante da teoria da construção do conhecimento, Piaget (1977) considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio. Podemos afirmar que isto se dá por meio:
Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram
explicar o processo de aquisição do conhecimento pelo
indivíduo. Sua teoria, denominada epistemologia genética,
enfatizou a importância da interação da criança com o meio. A
obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender
que:
O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos
De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 8 anos de idade apresentam um desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado:
A noção de aquisição de conhecimento proposta por Piaget é o resultado de um processo:
Considerando que a Teoria Piagetiana propõe uma visão ativa do homem no processo de aprendizagem, assinale a alternativa correta.
Segundo a proposta de Piaget para o desenvolvimento cognitivo, ao final do período sensório-motor, as crianças:
O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período