Leia o trecho abaixo e assinale a que se refere no handebol.
“[...] É uma linha tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol".
Ao elaborar um planejamento ta tico e preciso levar em consideração algumas características da equipe. Sendo assim, assinale a alternativa que dificultara uma formação ta tica vencedora.
Analise as afirmações a seguir:
Segundo, Ferreira, Gallati e Paes (2005) "o jogo é um patrimônio cultural da humanidade que deve ser compreendido como uma manifestação social presente em nossa cultura em todas as fases da vida".
PORQUE
Quando for utilizado como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem dos esportes, pode ser considerado como um fenômeno de possibilidade única porque estão em jogo as suas pluralidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
De uma maneira geral, uma modalidade esportiva coletiva (MEC) caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se posicionam no terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Com relação às MECs, aos seus conceitos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item a seguir.
A condição para que se determine a equipe atacante e a equipe defensora durante um jogo de MEC é a posse de bola ou do implemento de jogo.
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item que se segue, a respeito dos aspectos técnicos e táticos das MECs.
As MECs possuem situações previsíveis e é a partir de suas previsibilidades que cada MEC produz suas decisões e seus acordos táticos.
As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item subsequente.
Na corrida, especificamente em provas mais longas, sobretudo as de rua, coelho é o atleta que procura seguir à frente do pelotão que lidera a prova, com o objetivo de aumentar o ritmo de corrida e, consequentemente, estimular a quebra de recordes.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito dos métodos de ensino de esportes.
O método global-funcional compreende uma série de atividades de natureza lúdica, tendo nas experiências exitosas de ensino de esportes de várias modalidades ao redor do mundo sua base epistemológica e pedagógica.
O basquetebol é um esporte coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos. É disputado por duas equipes que têm como objetivo lançar a bola dentro de uma cesta e evitar que o arremesso do adversário entre na sua cesta, colocadas nas extremidades da quadra. No basquetebol, um jogador com a posse de bola, só pode movimentar-se quicando a bola ao chão, não podendo andar segurando-a. A única situação, na qual um jogador pode dar dois passos, segurando a bola e arremessar em direção à cesta, é:
São provas oficiais de natação disputadas individualmente exclusivamente por homens, exceto:
Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras ou falsas.
( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prática representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.
( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.
( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideológica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.
( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técnicos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.
Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.
Sobre os fundamentos do voleibol, relacione a primeira coluna com a segunda
Primeira Coluna
A-Saque
B-Recepção
C-Ataque
D-Levantamento
Segunda Coluna
( ) é o meio mais comum de uma equipe tentar obter o ponto.
( ) é caracterizado como o único momento da partida em que o atleta tem total controle de seus atos.
( ) é o segundo contato com a bola.
( ) apesar de não marcar pontos diretamente por sua ação, tem relação direta com a performance do ataque.
A sequência correta de cima para baixo é:
O esporte no contexto educacional deve ser compreendido numa perspectiva:
A professora Gislaine está montando uma equipe de handebol para suas alunas do 6º ano. Para os treinos ela utilizará a bola oficial da IHF tamanho:
Para jogos femininos de voleibol a rede terá altura de:
Ao ministrar o basquetebol na aula de Educação Física o professor Igor atenderá as categorias de conteúdo. Na categoria conceitual ele abordará as regras e uma delas está descrita da seguinte maneira.
“O aluno A está em posse da bola e tenta um arremesso que bate na tabela e volta, ou seja, rebote. O aluno B, que é da outra equipe, pega a bola e sua equipe terá um “tempo" para realizar um arremesso na cesta da equipe adversária".
Essa regra é a regra de: