Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 118 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766554

O fluxo de energia num ecossistema compreende algum grau de perda energética entre um nível e outro. Estima-se que a eficiência ecológica varia de 2% a 40%. Considere o esquema ao lado como um ecossistema aquático com os níveis tróficos de A a F, com média de 10% de eficiência ecológica no fluxo de energia entre cada nível e 100.000 Kcal disponível no nível A. Com base nisso, é correto afirmar que a energia disponível em:

Carregando...
Q778888

Durante a apresentação de um trabalho sobre biomas brasileiros, a aluna Carolina descreveu assim o bioma que pesquisou: “Bioma costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. Esses ambientes são caracterizados, não obrigatoriamente, pela mistura entre as águas doce e salgada.” A pesquisa de Carolina era sobre o bioma denominado:

Carregando...
Q768808

Sobre esse tipo de relação, pode-se afirmar que:

Carregando...
Q780732

A penicilina, uma das mais poderosas armas da Medicina contra infecções, foi descoberta por acaso: no mofo de uma cultura de bactérias que estragou um estudo do pesquisador Alexander Fleming. (Super Interessante, 31 out 2016, adaptado.)

O fungo Penicillium notatum, ao inibir o desenvolvimento de determinadas bactérias, atua realizando a seguinte relação ecológica:

Carregando...
Q780724

As bactérias colonizam os mais variados tipos de ambientes terrestres e aquáticos, estando entre os seres vivos mais antigos. Quanto à sua forma de nutrição, é possível encontrar bactérias fotossintetizantes, bactérias quimiossintetizantes, bactérias saprofágicas e bactérias parasitas. Estabelecendo-se as relações adequadas, assinale a alternativa que apresente correta e respectivamente a posição de cada um desses tipos de bactérias em uma determinada teia alimentar.

Carregando...
Q785894

   Um alimento orgânico deve apresentar em sua embalagem o selo de uma instituição certificadora, garantindo ao consumidor que, além de ser um alimento isento de agrotóxicos, também é produzido com técnicas planejadas e controladas. A técnica de produção desses alimentos causa menor impacto aos recursos naturais, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nesse sistema de produção de alimentos vegetais, o controle de insetos é manejado por meio do(a)

Carregando...
Q766569

Em função da alteração de características abióticas em reservatórios, as assembleias de peixes têm sua estrutura alterada. Apesar de as estratégias reprodutivas parecerem ser o principal elemento dominante nessas alterações populacionais, o tipo de alimentação também é um fator de seleção. Em reservatórios, as espécies dominantes de peixes pertencem às categorias tróficas:

Carregando...
Q776544

A produção do açaí (Euterpe oleracea) depende, em grande medida, da polinização por insetos. Essa palmeira é considerada entomófila, o que significa que vários grupos de invertebrados podem realizar a polinização, em vez de apenas um. A característica botânica que permite ao açaizeiro ser polinizado por vários grupos de invertebrados é/são a(s)/o

Carregando...
Q785893

A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo.

LIMA, L. K. S. et al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA — Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).

Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois

Carregando...
Q776529

As comunidades bióticas desenvolvem várias formas de interações entre os seres vivos que as formam. As interações se diferenciam pelos tipos de dependência gerada entre os organismos vivos. As relações harmônicas se caracterizam pelo beneficio mútuo entre os indivíduos. As relações desarmônicas se caracterizam pelo prejuízo de um dos indivíduos em benefício do outro. As interações podem ser ainda intraespecíficas, quando a interação ocorre entre organismos da mesma espécie e interespecíficas, quando a interação ocorre entre organismos de espécies diferentes. São relações interespecíficas desarmônicas

Carregando...
Q785695

   A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão “Antropoceno” é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno — a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas.

SILVA, R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra? Disponível em: www.publico.pt.Acesso em: 5 dez. 2017 (adaptado).

A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos

Carregando...
Q776530

Os ecossistemas amazônicos são constituídos de uma ampla variedade de espécies vegetais e animais que, associados a solo, clima e água, formam os mais variados tipos de vegetação. Estudos como os de Molion (1976) mostraram que 46% da precipitação média anual da Amazônia provêm de vapor d’água que é transportado pelos ventos alísios para dentro da região, sendo os outros 54% provenientes da evapotranspiração local. Com base no exposto acima é correto afirmar que

Carregando...
Q785891

   As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

Carregando...
Q685177

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

O fluxo de matéria no ecossistema hipotético permite que plantas silvestres recebam matéria das plantas geneticamente modificadas.

Carregando...
Q741239

Analise as afirmativas a seguir.

I. O mutualismo caracteriza-se por ser uma relação interespecífica desarmônica, onde ambas as espécies se beneficiam, associadas entre si, sendo tal relação imprescindível para a sobrevivência destas.

II. No inquilinismo uma espécie se alimenta dos restos de outras espécies, fornecendo benefício apenas para uma espécie.

III. A herbivoria é uma relação ecológica harmônica, onde herbívoros se alimentam de partes de plantas ou delas inteira.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) Certo
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282