Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Ecologia estuda o meio onde os seres vivos vivem. Entretanto, essa ciência é bastante complexa, sendo responsável por estudar também a interação dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem. Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

A lista de espécies da fauna do Espírito Santo ameaçadas de extinção relata 15 espécies de borboletas, quatro libélulas, três besouros, uma abelha e uma formiga, além de mais cinco libélulas na categoria de "dados deficientes".

INSETOS DA RESERVA NATURAL VALE, LINHARES, ESPÍRITO SANTO, BRASIL.

Disponível em https://www.researchgate.n et/publi cation/306444225 Insetos da Reserva Natural Vale Linhares_Espirito Santo_Brasil.

Os insetos possuem hemolinfa, a qual: 

Carregando...

Com base nas relações ecológicas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmativas abaixo:

  • O inquilinismo é uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra.
  • O predatismo é uma relação desarmônica em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar.
  • O parasitismo é uma relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer.

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

Os ciclos biogeoquímicos são divididos em dois grandes grupos, os gasosos e os sedimentares e diferenciam-se pelo local onde ficam seus depósitos ou reservatórios. Os ciclos gasosos são compostos por nitrogênio, carbono e oxigênio, enquanto os ciclos sedimentares são compostos por água, fósforo e enxofre. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Esse trecho, extraído da reportagem de Thaís Perez, do Instituto Geoeduc, evidencia uma triste realidade em nosso país: as constantes queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacou que, de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 82% de incêndios em relação ao ano passado, atingindo todos os biomas brasileiros, principalmente a Amazônia. Das consequências relacionadas a seguir, uma, porém NÃO se constitui em prejuízo ocasionado pelas queimadas. Essa consequência é a

Carregando...

Sobre esse tipo de relação, pode-se afirmar que:

Carregando...

Quando um determinado hábitat sofre algum tipo de perturbação, há uma mudança, ao longo do tempo, nas comunidades desse local. Essa sequência de alterações nessas comunidades é chamada de sucessão ecológica.

RICKLEFS. R. A economia da natureza. 6ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010. 546 p.

Sobre sucessão ecológica, analise as afirmativas a seguir.

  1. Espécies de plantas pioneiras normalmente produzem muitas sementes pequenas, de fácil dispersão, e seus brotos são intolerantes à exposição ao Sol.
  2. Espécies que colonizam o hábitat em estágios anteriores modificam o ambiente, favorecendo a colonização desse local por espécies de estágios tardios.
  3. Quando a alteração das espécies que compõem a comunidade não altera mais as condições físicas do ambiente, esse estágio da sucessão é caracterizado como clímax.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...

O fluxo de energia num ecossistema compreende algum grau de perda energética entre um nível e outro. Estima-se que a eficiência ecológica varia de 2% a 40%. Considere o esquema ao lado como um ecossistema aquático com os níveis tróficos de A a F, com média de 10% de eficiência ecológica no fluxo de energia entre cada nível e 100.000 Kcal disponível no nível A. Com base nisso, é correto afirmar que a energia disponível em:

Carregando...

A litosfera do nosso planeta é constituída de rochas que diferem entre si, basicamente, pela composição mineralógica e pela textura e, de acordo com essas diferenças, são classificadas pelos cientistas. O basalto, por exemplo, é uma rocha classificada como do tipo:

Carregando...

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda.

Qual nível trófico possui a menor quantidade de energia disponível?

Carregando...

    Quando usamos o banheiro, tomamos banho, lavamos as mãos, escovamos os dentes ou limpamos a casa, a água utilizada deixa de ser potável. O problema é que ainda existem locais onde essa água retorna ao ambiente sem qualquer tratamento.

Qual medida permite minimizar esse problema?

Carregando...

A Revolução Verde pode ser caracterizada pela disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção destes produtos a partir da década de 1950. Iniciada nos Estados Unidos e na Europa, hoje essa prática já acontece em escala mundial. Esse modelo traz entre outras ações, a utilização de sementes geneticamente alteradas, trazendo ao agricultor dependência maior dos insumos industriais. Além das sementes modificadas, assinale a alternativa correta que apresenta a outra situação que gera a redução da biodiversidade na agricultura.

Carregando...

A produção do açaí (Euterpe oleracea) depende, em grande medida, da polinização por insetos. Essa palmeira é considerada entomófila, o que significa que vários grupos de invertebrados podem realizar a polinização, em vez de apenas um. A característica botânica que permite ao açaizeiro ser polinizado por vários grupos de invertebrados é/são a(s)/o

Carregando...

    A meta de consolidar uma matriz de energia “limpa” no Brasil a partir dos avanços em biocombustíveis e outras fontes renováveis requer um maior investimento para os próximos anos, apontou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Disponível em: www1.folha.uol.com.br.

Acesso em: 29 ago. 2013 (adaptado).

O combustível que atende a essa matriz de energia é o

Carregando...

As comunidades bióticas desenvolvem várias formas de interações entre os seres vivos que as formam. As interações se diferenciam pelos tipos de dependência gerada entre os organismos vivos. As relações harmônicas se caracterizam pelo beneficio mútuo entre os indivíduos. As relações desarmônicas se caracterizam pelo prejuízo de um dos indivíduos em benefício do outro. As interações podem ser ainda intraespecíficas, quando a interação ocorre entre organismos da mesma espécie e interespecíficas, quando a interação ocorre entre organismos de espécies diferentes. São relações interespecíficas desarmônicas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282