Em um vídeo científico sobre o sol, a Terra e a lua, o locutor narrou da seguinte forma uma das quatro fases da lua: “A face da lua iluminada pelo sol está toda voltada para o espaço exterior e não para a Terra. Sendo assim, a lua mostra apenas a face escura para a Terra”. O locutor descreveu a fase da lua denominada:
Os ecossistemas amazônicos são constituídos de uma ampla variedade de espécies vegetais e animais que, associados a solo, clima e água, formam os mais variados tipos de vegetação. Estudos como os de Molion (1976) mostraram que 46% da precipitação média anual da Amazônia provêm de vapor d’água que é transportado pelos ventos alísios para dentro da região, sendo os outros 54% provenientes da evapotranspiração local. Com base no exposto acima é correto afirmar que
Atualmente, da listagem abaixo, o gás que mais contribui para o efeito estufa é:
Plástico já entrou na cadeia alimentar terrestre. Estudo mostra que:
[...] Apesar de há anos existirem estudos sobre a entrada do plástico na cadeia alimentar marinha, este seria o primeiro a documentar o fenômeno no entorno terrestre.[...]
[...] Analisando o solo, as minhocas e as fezes de galinhas domésticas de dez hortas na reserva mexicana, a equipe detectou a presença de plástico na terra e até dentro dos animais terrestres – o que, considerando que eles são uma fonte de alimento para muitas pessoas, representa um risco à saúde humana.
[...] As minhocas acabam ingerindo o plástico junto com a terra. Assim, quando são devoradas pelas galinhas, transportam essas substâncias para dentro do estômago e das moelas das aves, que, por sua vez, são ingeridas por humanos. Também é possível que as galinhas se contaminem diretamente, ingerindo plástico do solo ao beliscar pedaços que estão aderidos a restos de comidas. [...]
(Disponível em https://goo.gl/QdWgE9 - Acesso em: 14 de maio de 2017)
Considerando que as minhocas se alimentam exclusivamente de detritos vegetais, presentes no solo, na cadeia alimentar, presente no fragmento anterior, o homem faria o papel de:
Na espécie Passerina amoena existem pássaros com coloração turquesa e outros com uma coloraçao marrom, relativamente apagada. Os dois fenótipos são encontrados na natureza, pois os mais coloridos são mais agressivos e mais atraentes, conseguindo competir por parceiras. Já os de coloração menos vistosa conseguem invadir territórios, sendo bem tolerados pelos outros machos, o que também garante a reprodução. Entretanto, os que possuem fenótipos intermediários, são pouco agress1vos e atraentes e também pouco tolerados, fazendo com que não sejam selecionados.
O exemplo relatado corresponde a uma seleção:
A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.
Os estudos ambientais têm recebido diversas críticas: uma delas é que esses estudos não abrangem metodologicamente as possíveis variações cíclicas naturais, anuais e supra-anuais.
Analise as afirmativas a seguir.
I. O mutualismo caracteriza-se por ser uma relação interespecífica desarmônica, onde ambas as espécies se beneficiam, associadas entre si, sendo tal relação imprescindível para a sobrevivência destas.
II. No inquilinismo uma espécie se alimenta dos restos de outras espécies, fornecendo benefício apenas para uma espécie.
III. A herbivoria é uma relação ecológica harmônica, onde herbívoros se alimentam de partes de plantas ou delas inteira.
Está correto o que se afirma em:
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
O fluxo de matéria no ecossistema hipotético permite que plantas silvestres recebam matéria das plantas geneticamente modificadas.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
A valorização da história indígena e a diversidade linguística são princípios omitidos no referido tratado.
A respeito de estudos ambientais, zoneamento ambiental e caracterização e ocupação de biomas brasileiros, julgue o item subsequente.
Os benefícios de um zoneamento ambiental para a sociedade incluem subsídio ao planejamento governamental, favorecimento à identificação de áreas que apresentem maiores demandas de proteção ambiental e áreas com potencial de expansão urbana.
Observe a figura abaixo.
A Ecologia é a Ciência que estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio orgânico e inorgânico em que vivem. Dessa forma, esta Ciência utiliza diversos conceitos que explicam a relação dos seres vivos com o meio. Dos conceitos utilizados em Ecologia, o que melhor define a imagem é o de:
Em relação à classificação e usos das águas doces em território brasileiro, considere a tabela abaixo, na qual X indica os usos de cada classe de água e os números romanos, entre parênteses, observações que complementam as informações referentes aos usos.
As explicações relacionadas às observações I e II estão corretamente expressas em:
O termo biodiversidade pode ser definido como a variabilidade de organismos vivos de qualquer origem, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais eles fazem parte. Os índices que medem a biodiversidade levam em consideração dois componentes, quais sejam:
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Os seres vivos referidos no texto são autótrofos e podem agir como produtores no ecossistema hipotético proposto.
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global foi elaborado em 1992 no Fórum Global durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). A respeito dos princípios fundamentais da educação para sociedades sustentáveis e da relação entre as políticas públicas de educação ambiental e a sustentabilidade, julgue o item a seguir.
Esse tratado teve baixo impacto na comunidade civil internacional por favorecer, ainda que indiretamente, governos interessados em ampliar seus níveis de desenvolvimento industrial fundamentado no uso do petróleo.