Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre aspectos gerais de trabalhos em campo e em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. A preservação de amostras com a utilização de reagentes químicos tem provocado inúmeros acidentes. Deve-se evitar a manipulação inadequada e a técnica de pipetar o reagente com auxílio da boca, evitando-se, com isso, queimaduras nas mãos, corpo e pés, ataque ao esmalte dos dentes e ingestão acidental do reagente.


II. A condutividade indica a quantidade de sais presentes na água, fornecendo uma medida indireta da concentração de poluentes e uma indicação das modificações na composição do corpo d’água. Concentrações acima de 100 μS/cm (micro Siemens/cm), geralmente indicam ambientes impactados; valores altos podem também indicar características corrosivas da água. Em ambientes salobros, estuarinos e no mar, a expressão do resultado de condutividade é mS/cm (mili Siemens/cm).


III. Nas coletas de água bruta e sedimento, de uma forma geral, recomenda-se que: a coleta de água seja realizada depois da coleta de sedimentos; os últimos frascos a serem preenchidos de água do local devem ser direcionados aos ensaios microbiológicos, biológicos e aos que não podem sofrer aeração; e, a água superficial seja coletada depois da amostra em profundidade.


IV. Os técnicos devem estar treinados para manusear de forma segura os efluentes líquidos compostos de certas substâncias químicas e/ou constituintes infectocontagiosos. Por exemplo, efluentes contendo arsênio e cianeto apresentam toxicidade elevadas, mesmo em baixas concentrações; solventes, em geral, apresentam risco de explosão; muitos compostos químicos podem ser carcinogênicos ou apresentar risco de queimadura; esgotos e resíduos domésticos podem conter micro-organismos patogênicos. Portanto, os técnicos precisam estar preparados para as situações de emergência que podem ocorrer nos locais das amostragens, como as indústrias, as estações de tratamento de esgotos, os aterros sanitários e industriais e as plantas de incineração de resíduos sólidos.


V. A principal vantagem da utilização de recipientes de plástico autoclavável de alta densidade (polietileno, polipropileno, policarbonato etc.) para a coleta e a preservação de amostras é que eles contêm ésteres de ftalato, os quais facilitam a fixação dos parâmetros biológicos para posterior estudo laboratorial – após tratamento UHT. 

VI. A amostra para o ensaio de sólidos sedimentáveis (todo material sólido que sedimenta por ação da gravidade em uma amostra aquosa) não requer preservação química e pode ser analisada em campo (ensaio imediato) ou no laboratório em até, no máximo, 24 horas após sua coleta. O método consiste na sedimentação, por ação da gravidade dos sólidos de densidade superior ao da água presentes na amostra.

Está correto o que se afirma apenas em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282