Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento, incluindo a ciência básica (biologia molecular e microbiologia), a ciência aplicada (técnicas imunológicas) e, também, as tecnologias diversas (informática de sistemas, robótica e controle de processos). Dentre essas áreas, o DNA recombinante, aparece diretamente associado ao melhoramento genético de organismos. Essas técnicas de melhoramento, consistem na inserção de porções do DNA de interesse de uma espécie em outra. Tendo em vista os princípios básicos de biotecnologia, relacionados ao DNA recombinante, sobre os protocolos comumente utilizados pode-se afirmar corretamente que

Carregando...

Magnetohirpertemia é uma metodologia terapêutico baseada na elevação da temperatura de uma região específica do corpo e que esteja sendo afetada por um tumor. Dessa forma, as nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células cancerígenas, criando um campo magnético externo que promove a agitação nas nanopartículas, e ao mesmo tempo promove o aquecimento da célula.

A elevação da temperatura descrita ocorre em virtude de:

  1. O campo magnético alterado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito.
  2. As nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo elas colidirem e produzirem calor.
  3. As nanopartículas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.

Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):

Carregando...

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.

A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.

Carregando...

Em um experimento busca-se analisar tempo de reação dos analgésicos A e B. Os pesquisadores, na hipótese do seu estudo, indicaram que pacientes que ingerissem o analgésico A teriam tempo de resposta, em porcentagem, similar entre eles, já os que ingerissem o analgésico B teriam tempo de resposta mais discrepante, se comparado aos que ingerissem o analgésico A. Essa hipótese pode ser confirmada pelo cálculo estatístico de

Carregando...

Com o avanço da biotecnologia, é possível utilizar plantas transgênicas para aumentar a produção de grãos e de fibras vegetais. Um exemplo é o milho transgênico com atividade inseticida, popularmente conhecido como milho Bt. Ele foi transformado com a incorporação de um gene que codifica a produção de uma toxina isolada da bactéria Bacillus thuringiensis. Essas plantas representam uma alternativa para minimização dos danos causados por pragas, o que reduz o uso de agrotóxicos.

Considerando o uso dessa tecnologia, assinale a opção correta.

Carregando...

Embora os transgênicos sejam muito discutidos na perspectiva das políticas de produção agrícola, as aplicações biotecnológicas de organismos geneticamente modificados (OGM) são inúmeras e vêm sendo utilizadas há cerca de duas décadas na produção industrial.



Um exemplo do uso da tecnologia associada aos OGMs é a quimosina, uma enzima importante na coagulação de lacticínios, pioneira entre os produtos gerados por OGM e que está no mercado desde os anos 1990. Essa enzima era tradicionalmente extraída do estômago de mamíferos. Nos anos 1990, foram criadas bactérias geneticamente modificadas contendo DNA de células estomacais de animais. Essas bactérias passaram a ser utilizadas, em larga escala, em um processo de fermentação para a síntese da referida enzima. A quimosina produzida desse modo tem estrutura molecular idêntica àquela que era obtida da forma tradicional.
Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).



Com base no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A produção de queijos com uso da quimosina sintetizada por bactérias geneticamente modificadas é considerada segura para o consumidor do alimento, e os queijos assim produzidos não podem ser classificados como alimentos transgênicos.



PORQUE



II. A quimosina utilizada na fabricação de queijos, embora seja um OGM, é eliminada no final do processo produtivo.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

As plantas geneticamente modificadas (GM) podem ser classificadas, segundo a ordem cronológica do seu surgimento, em: (a) de 1ª geração, plantas com características agronômicas de resistência a herbicidas, insetos-praga e patógenos; (B) de 2ª geração, plantas com características nutricionais melhoradas; (C) de 3ª geração, plantas destinadas à síntese de produtos especiais, tais como vacinas, hormônios, anticorpos e plásticos. Ainda hoje, há polêmica a respeito dos possíveis riscos que esse tipo de alimento pode causar à saúde humana e animal, ao meio ambiente e ao controle e à regulação do sistema agroalimentar.



Considerando esse texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. No Brasil, a legislação determina que todos os alimentos embalados, individualmente ou a granel, que contenham mais de 1% de transgenicidade em sua composição, inclusive os de origem animal cujos elementos da cadeia tenham sido alimentados com transgênicos, devem utilizar o símbolo na sua rotulagem.



PORQUE



II. O Código de Defesa dos Direitos do Consumidor garante aos consumidores o direito à informação sobre atributos de qualidade do produto consumido.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

A tecnologia utilizada para a transformação genética de plantas não pode prescindir de forte embasamento científico que permite avaliar as possibilidades e limitações da liberação de plantas transgênicas, em larga escala, no meio ambiente. A transformação de plantas cultivadas via transgenia é uma tecnologia que tem sido rápida e facilmente dominada por diferentes laboratórios.



Em relação à transgenia, avalie as afirmações a seguir.



I. Um dos problemas da transgenia consiste na dificuldade de prever onde ocorrerá a inserção do DNA transformante e a que fatores regulatórios esse DNA, estranho ao processo evolutivo do genoma, será submetido ou submeterá os demais genes.



II. A transgenia, por envolver diretamente a base da alimentação humana, pode prescindir de algumas definições científicas, como de “equivalência substancial" entre alimentos transgênicos e naturais, ligada à visão mais profunda da organização, expressão e regulação dos genomas.



III. A liberação de produtos transgênicos é feita com base na Lei de Biossegurança, que criou a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio).



IV. Quanto às análises de risco para a saúde humana, constata-se a insuficiência de conhecimento científico que embase os julgamentos prévios à liberação dos produtos transgênicos.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Amostras clínicas de alta qualidade são necessárias para se alcançar resultados laboratoriais precisos. Sobre estas amostras, é incorreto afirmar:

Carregando...

“A Engenharia Genética, mais apropriadamente chamada tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Envolvem, frequentemente, o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA num chamado ‘corpo de prova’, geralmente para exprimir um gene.” Conforme representado na figura abaixo, a utilização de vetores é uma das principais ferramentas dessas “novas possibilidades” da Engenharia Genética.

Imagem 003.jpg

Essa importância do uso de vetores se justifica por que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) D
  •  
  •  

Concurso público na área de biotecnologia

Primeiramente, é importante destacar que neste texto você irá saber tudo sobre concursos na área de biotecnologia, desde exercicios de citologia, questões sobre citologia, questões de genética, questões de biologia, exercicios de biologia, concurso biologia, simulado de biologia, concursos para biologos, e muito mais!

Conteúdo dos concursos de biotecnologia

Se você pretende atuar no serviço público nesta área, é necessário possuir os requisitos presentes no edital e depois prestar provas de concurso público para o cargo desejado. Por exemplo, para ingressar como Técnico de Laboratório / Biotecnologia em uma Universidade Federal é necessário possuir ensino médio profissionalizante ou ensino médio completo e curso técnico na área de biotecnologia.

Para este cargo, geralmente a bibliografia exigida envolve assuntos relacionadas a vidrarias e equipamentos utilizados em laboratório; preparo e esterilização de vidrarias e soluções. Normas de segurança laboratorial e boas práticas laboratoriais. Coleta e transporte de amostras, preparo de inóculo e técnicas de inoculação. Isolamento, identificação e conservação de micro-organismos. Nutrição e cultivo de micro-organismos. Reprodução de micro-organismos, curva de crescimento microbiano e medidas de crescimento. Instrumentação, controle e assepsia de bioprocessos. Biologia de células procarióticas e eucarióticas. Tópicos em Bioquímica: estrutura, função e métodos de quantificação de biomoléculas (carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos).

Por outro lado, se você possuir nível superior na área biologia, curso de licenciatura, e especialização, mestrado e ou doutorados nesta área, poderá atuar como Professor em escolas de ensino fundamental, médio ou até mesmo no ensino superior. Neste caso, para a prova objetiva, será necessário estudar tudo sobre micro-organismos: classificação, citologia, morfologia, metabolismo, crescimento, controle do crescimento, genética, importância, biotecnologia e aplicações; bioquímica das fermentações; modos de condução de processos fermentativos; métodos e técnicas de extração, separação e purificação de bioprodutos; controle de qualidade físico-químico e microbiológico de bioprodutos; micro-organismos utilizados na produção de alimentos; tecnologia de produtos alimentícios fermentados; biossíntese industrial; obtenção de biofármacos e intermediários por bioconversão microbiana, enzimática e processos naturais; aplicações da biotecnologia na agropecuária: melhoramento genético, controle biológico e bioinseticidas, fixação biológica do nitrogênio; biotécnicas aplicadas à reprodução animal; produção de biocombustíveis; bioética; biossegurança.

Nestes concursos, além de uma prova objetiva, você precisará passar também por uma avaliação didática para poder atuar em sala de aula. Na prova didática é necessário conhecer temas ligados a produção de biocombustíveis; micro-organismos e suas aplicações na indústria de alimentos; processos fermentativos e biorreatores; métodos e técnicas de extração, separação e purificação de bioprodutos; biossíntese industrial; controle de qualidade físico-químico de bioprodutos; controle de qualidade microbiológico de bioprodutos; biotecnologia aplicada a sistemas agropecuários; cultura de células e tecidos aplicada à obtenção de bioprodutos; sustentabilidade ambiental relacionada a processos biotecnológicos; utilização de enzimas na indústria de alimentos e suas aplicações; obtenção de biofármacos e intermediários por bioconversão microbiana, enzimática e processos naturais; biossegurança e organismos geneticamente modificados; processos biotecnológicos aplicados à obtenção de insumos; biossensores: estrutura, funcionamento e aplicações.

Curso para concurso de biotecnologia

Por fim, uma maneira interessante de se preparar para um concurso público na área de biologia, citologia, genética, ou biotecnologia é procurar por um bom curso para concurso público. Uma das melhores opções são os cursos onlines, onde você pode assistir as videoaulas em qualquer lugar, basta ter uma boa conexão de internet. E, geralmente, além do material gravado em vídeo são oferecidos matérias escritos, no formato PDF, para você baixar ou acessar onde quiser e complementar ainda mais a sua preparação.

E a nossa dica final é que você procure por um curso que além das videoaulas e dos ebooks em PDF, também ofereça acesso a uma plataforma de questões e provas aplicadas em concursos anteriores. No Aprova Questões, por exemplo, você pode filtrar por órgão ou instituição, banca ou organizadora, nível de escolaridade (fundamental, médio e superior), assunto ou tema, ano de aplicação, cargo, disciplina, área de formação, etc. É muito importante que depois de aprendido o conteúdo, você treine com questões ou provas anteriores para saber quais são seus pontos fortes e pontos fracos, que assuntos ainda precisam de mais atenção, quais você já domina. Somente com uma preparação focada, objetiva e específica você terá mais chances de conquistar a tão sonhada vaga como servidor público na área de biologia, citologia, biotecnologia ou seja, na área de ciências biologias em geral.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282