Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 282 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q777671

Tendo como referência o assunto abordado no texto, julgue o item a seguir, dentro de um contexto geopolítico contemporâneo.

A finalidade do alinhamento irrestrito entre os Estados islâmicos da Arábia Saudita e do Irã é o combate ao Estado israelense.

Carregando...
Q777513

Acerca de temas da atualidade que envolvem o Brasil e o mundo, julgue o item seguinte.

Uma questão preocupante para o governo britânico com relação à concretização do Brexit é a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Carregando...
Q769262

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sensoriamento remoto consiste na transmissão, a partir de um satélite, de informações sobre a superfície do planeta ou da atmosfera.

II. Piaget denominou a assimilação e a acomodação de funções invariantes, pois esses processos não mudam por causa do desenvolvimento do sujeito.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q785357

Um recente relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominado “Perspectivas do Meio Ambiente Mundial”, apresenta um quadro sombrio sobre as consequências para a sociedade da degradação da qualidade ambiental planetária. Com relação à água, o relatório mostra que uma em cada três pessoas no mundo, cerca de 2,3 bilhões de habitantes, não têm acesso ao saneamento.

(Disponível em: https://www.ecodebate.com.br.Acesso em 26.mai.2019)

Sobre os recursos hídricos do Brasil e do mundo são feitas as seguintes proposições:

  1. As questões ambientais que envolvem os recursos hídricos devem ser tratadas de forma integrada, ou seja, escassez ou abundância de água devem ser relacionadas ao clima, à vegetação e às ações humanas.
  2. A gestão de recursos hídricos, elemento fundamental para a sobrevivência da humanidade, deve estar embasada em políticas de sustentabilidade.
  3. Os problemas de segurança hídrica devem fazer parte das políticas públicas e, portanto, independem de ações da sociedade civil.

Está correto o que consta APENAS de

Carregando...
Q787745

No que tange aos impactos tecnológicos e digitais nas transformações políticas e sociais do Brasil no século 21, julgue (C ou E) o item a seguir.

A parceria entre capitais públicos e privados apresentou bons resultados, demonstrados pelas recentes privatizações na indústria aeronáutica, com a Embraer, e na pesquisa agropecuária, com a Embrapa.

Carregando...
Q787168

O Atlas da Violência dos municípios brasileiros, divulgado nesta segunda-feira (05.08) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que cerca de metade
dos homicídios ocorridos no Brasil, em 2017, ocorreu em 120 cidades, ou seja, em 2% do total do país.

(Globo. https://glo.bo/2z32J3z. 05.08.19. Acesso em 10.08.2019. Adaptado)

Outra informação importante divulgada pelo Atlas destaca

Carregando...
Q786071

Em abril de 2019 os jornais brasileiros anunciaram que uma matriz energética acabava de se equiparar à geração de Itaipu, passando a ocupar o segundo lugar em relevância, na produção de energia elétrica do Brasil. Segundo a imprensa, a capacidade instalada é suficiente para suprir de energia 26 milhões de residências.

A notícia corresponde à produção de energia 

Carregando...
Q785833

No início do mês de abril os jornais noticiaram que três países atrasaram o pagamento de seus débitos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num total de 2,3 bilhões de reais. O banco é credor desses países porque liberou recursos para financiar obras de infraestrutura. 

Os três países são os seguintes: 

Carregando...
Q766117

No final do ano de 2018, o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, divulgou a desistência do país de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), que se realizaria em novembro de 2019. Contudo, Bolsonaro afirmou que o novo governo não pretende romper com um dos principais tratados mundiais sobre mudanças climáticas, conhecido como:

Carregando...
Q777669

Tendo como referência o assunto abordado no texto, julgue o item a seguir, dentro de um contexto geopolítico contemporâneo.

O reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel gerou aumento imediato da tensão e de mortes entre judeus e palestinos.

Carregando...
Q787163

Em 06 de junho, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade que a dispensa de aval legislativo e de licitação somente se aplica às subsidiárias, não valendo para empresas matrizes, que continuam precisando de autorização do Congresso para serem privatizadas.

(Agência Brasil. https://bit.ly/2WOpwxQ. 06.06.19. Acesso em 07.08.2019. Adaptado)

Com essa decisão do STF, é necessária a autorização do Congresso para a privatização

Carregando...
Q787904

Sobre a estimativa da população em 2018 que foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza destacou-se como a 6ª Região Metropolitana mais populosa do Brasil, com 4.074.730 milhões de habitantes. A líder da lista é São Paulo com 21.571.281 milhões. Fortaleza tem a maior Região Metropolitana do Nordeste à frente de Recife (PE) e Salvador (BA).

Segundo o texto, a Cidade de Fortaleza é uma das maiores cidades, em população, do Brasil. Neste quesito, quais fatores demográficos podem ser associados?

Carregando...
Q777670

Tendo como referência o assunto abordado no texto, julgue o item a seguir, dentro de um contexto geopolítico contemporâneo.

A instabilidade vivida no Iraque, na Síria e na Jordânia tem causado o avanço territorial do grupo extremista Estado islâmico no Oriente Médio.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) Errado
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) Errado
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282