Observe a charge abaixo e responda às questões 31 a 34

Considerando a classificação tradicional em cinco Reinos, é correta a seguinte afi rmação sobre as amebas:
Considere os itens abaixo sobre características do colesterol:
I- Quando forma lipoproteína de alta densidade (HDL) é também conhecido como “colesterol ruim”.
II- Participa da composição química das membranas de células animais, vegetais e bacterianas.
III- É precursor dos hormônios sexuais masculino (testosteron
IV- Na espécie humana, seu excesso aumenta a efi ciência da passagem do sangue no interior dos vasos, acarretando a hipertensão arterial.
A alternativa que traz referência correta sobre os itens acima é:
O esquema abaixo representa algumas etapas distintas da divisão
celular de uma mesma célula em ordem aleatória. Considere a
fi gura seguinte e responda às questões 42 e 43.

Considerando se tratar de um único tipo de divisão, podemos inferir que o conjunto de imagens representa:
I- uma célula cujo número diploide de cromossomos é igual a 2.
II- uma célula cujo número diploide de cromossomos é igual a 4.
III- uma célula cujo número diploide de cromossomos é igual a 8.
IV- um gameta.
V- uma célula somática.
A alternativa que traz comentário verdadeiro sobre os itens acima é:
A figura abaixo representa a metagênese de uma pteridófita. Nela, a fase duradoura corresponde a um caule subterrâneo que emite suas folhas acima do solo, as quais são apreciadas pelo aspecto ornamental que oferecem.

As folhas das samambaias que enfeitam nossas casas são:
Durante a filosofia medieval, uma das mais constantes discussões foi aquela sobre a relação entre fé e razão, já que, em princípio, cada uma delas parecia uma via distinta para se alcançar Deus ou a verdade. O pensamento religioso, nesse momento da história, refletiu sobre a sua interação com o entendimento argumentativo da filosofia. Conforme observa Danilo Marcondes na sua Iniciação à história da filosofia, Santo Agostinho adotou uma posição decisiva nesse contexto, postulando que, quanto aos ensinamentos religiosos, deve-se adotar o seguinte procedimento:
Em suas teses “Sobre o conceito da história”, publicadas em Magia e técnica, arte e política (Obras escolhidas v. 1), Walter Benjamin analisa criticamente a ideia do progresso. Na tese 13, Benjamin afirma que a ideia de um progresso da humanidade na história é inseparável da ideia de sua marcha no interior de um tempo caracterizado como:
Durante o século XX, a filósofa Hannah Arendt afirmou que existe uma antiga resposta para a pergunta sobre o sentido da política tão simples e concludente, que poderia dispensar outras respostas por completo. De acordo com o que explana Hannah Arendt em O que é política?, esse sentido da política é:
A origem da geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfi co, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento.
Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfi ca. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografi a que conhecemos hoje. Destacando o posicionamento do geógrafo francês Paul Vidal de La Blache, é correto afi rmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografi a está pautada:
“O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) foi criado em 1950, em meio a um contexto turbulento, após as duas guerras mundiais. No ano seguinte seria criada a Convenção das Nações Unidas sobre refugiados, segundo a qual toda pessoa perseguida no país de origem, em virtude de sua religião, sua ascendência étnica ou suas opiniões políticas, tem direito a proteção internacional.”
(TERRA, L.; ARAÚJO. R. e GUIMARÃES, R.B. Conexões - Estudos de Geografi a Geral e do Brasil. Volume único. São Paulo: Moderna, 2008.p.325.) Nas útimas décadas, a questão dos refugiados chama a atenção da comunidade internacional. Uma das situações que tem atraido essa atenção é:
Observe as figuras a seguir:

Atualmente, grandes barragens estão sendo planejadas no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo brasileiro, que visa a estimular o crescimento econômico do país por meio de investimento em obras de infra estrutura, como estradas e barragens. Na região amazônica, as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, são exemplos desse tipo de projeto. Uma crítica dos grupos opositores a essas hidrelétricas e um ponto positivo argumentado pelos que defendem a sua construção estão citados, respectivamente, na seguinte alternativa:
“É a pessoa que arregimenta trabalhadores rurais para fazendas longínquas. Suas promessas não costumam ser cumpridas, podendo gerar inclusive trabalho escravo”. A descrição acima diz respeito a um personagem importante na questão da disputa de terras no campo brasileiro, denominado:
O dever do Estado com a educação escolar pública na educação básica, em conformidade com a atual legislação educacional brasileira, estabelece a obrigatoriedade na seguinte faixa etária:
O ensino exclusivamente verbalista, a mera transmissão de informações e a aprendizagem entendida somente como acumulação de conhecimentos não subsistem mais. Nos tempos atuais, cabe ao professor aproximar o objeto do conhecimento dos alunos, como também, valorizar as experiências e significados que os alunos trazem para sala de aula. Nesse processo, o professor não só provê condições e meios cognitivos, facilitando a aprendizagem, como também promove os questionamentos tão necessários para o aluno saber pensar. Nesse fragmento, Libâneo refere-se a uma nova postura docente:
Na obra “Inclusão em Educação”, organizada por Santos & Paulino, é apontado que, atualmente, os fóruns nacionais e internacionais sobre educação defendem o direito de todos à educação de qualidade, o que supõe a adoção de estratégias e políticas que garantam o desenvolvimento de uma instituição escolar para todos e uma organização de apoio à diversidade. Na busca de dar concretude a esse discurso e ideal torna-se necessária à articulação de três dimensões: culturas, políticas e práticas inclusivas. De acordo com esse conceito constitui exemplo de políticas inclusiva:
Pouco antes do Golpe Civil-Militar de 1964, o Congresso Nacional rejeitou a emenda constitucional que autorizava a desapropriação de terras sem prévia indenização (1963). Neste contexto, o movimento das Ligas Camponesas e a sindicalização dos trabalhadores rurais ganhavam mais ímpeto. O comentário correto sobre as formas de enfrentamento social dos movimentos sociais campesinos do início dos anos 60 é:
Leia o seguinte texto: O conhecimento científico da história não pode deixar de ser objetivo e se basear em documentos e fontes confi áveis acumulados e tratados pelo historiador, segundo critérios que levem em conta sua neutralidade científica diante dos fatos; uma vez encontrados os fatos no passado, o papel do historiador é fazer derivarem deles “leis gerais”, em pequeno número, que expliquem os dados coletados, até que se possa atingir a uma lei única e universal. O enunciado acima explicita de forma sintética as premissas teóricas da seguinte corrente do pensamento historiográfico:
Sérgio Buarque de Holanda, em seu clássico Raízes do Brasil, aborda, dentre outros temas relevantes, a questão da radical incompatibilidade entre as formas copiadas de nações socialmente avançadas, de um lado, e o patriarcalismo e os personalismos fixados entre nós por uma tradição de origens seculares. O nome empreendedor pioneiro que, na segunda metade do século XIX, tentou desenvolver uma série de atividades econômicas modernizadoras, mas acabou sendo malogrado devido a incompatilidade ressaltada por Sérgio Buarque de Holanda, é:
Houve um momento da história do Brasil Império em que a unidade territorial do Brasil sofreu sérias ameaças. Nesse momento, os debates políticos giravam em torno de temas como: a centralização ou descentralização do poder; o grau adequado de autonomia de que deveriam gozar as províncias; o modelo mais adequado de organização das Forças Armadas. A alternativa que traz a denominação correta do período em referência é:
A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classifi cam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:
Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afi rma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação”. Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:
Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afi rmar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:
Em “Magistério: construção cotidiana”, Vera Candau aponta como uma perspectiva mais atual na formação continuada de professores a:
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o projeto-político pedagógico - PPP das unidades escolares deve traduzir a proposta educativa da escola. Sobre o PPP, está correta a seguinte assertiva:
Os cinco frascos representados abaixo são transparentes, indilatáveis, estão apoiados numa superfície plana e horizontal e parcialmente cheios d’água em temperaturas diferentes.

Sabe-se que em um deles a água está a 4 o C. Lembre-se de que a água tem uma dilatação anômala entre 0 o C e 4 o C, como ilustra o gráfi co abaixo, que mostra como a densidade μ da água varia em função da temperatura Θ

Para tentar descobrir em qual dos recipientes a água está a 4 o C, dispondo-se de uma balança de braços iguais, coloca-se o frasco (2) em um dos pratos e testa-se o equilíbrio da balança colocandose cada um dos quatro frascos no outro prato. Eis os resultados

Analisando os resultados desses quatro experimentos, é possível concluir que a água se encontra a 4 o C no frasco:
A figura abaixo representa os gráficos posição - tempo de duas pequenas esferas, (1) e (2), que, movendo-se sobre o eixo das abscissas OX, colidem frontal e diretamente.

entre as energias cinéticas do sistema constituído pelas duas pequenas esferas, (1) e (2), após a colisão
e antes da colisão 
Duas cargas pontuais, ambas iguais +Q, estão fixas nas posições de coordenadas (a,0) e (-a,0) em relação ao referencial cartesiano XOY mostrado na figura abaixo.

Uma terceira carga pontual –Q é abandonada (sem velocidade inicial) na posição de coordenadas (0,B) e passa a se mover sob a ação, exclusivamente, das forças de origem elétrica exercidas sobre ela pelas cargas +Q. Sendo K a constante eletrostática, o valor máximo da energia cinética adquirida pela carga –Q é:
A figura abaixo ilustra o dispositivo denominado “espectrô- metro de Dempster”, utilizado para estudar partículas subatômicas carregadas. No interior da região delimitada, há um campo magnético uniforme
perpendicular ao plano da figura, apontando para dentro. Quando uma partícula carregada penetra nessa região, perpendicularmente ao campo magnético, descreve um semicírculo e vai se chocar com uma chapa fotográfica, a uma distância d do ponto de entrada , sensibilizando-a.

Suponha que um próton e, a seguir, uma partícula α , ambos com a mesma energia cinética, penetrem no espectrômetro perpendicularmente ao campo magnético
. O próton se choca com a chapa fotográfica a uma distância d1 do ponto de entrada e a partícula α a uma distância d2 . Lembre-se de que a partícula α é o núcleo do átomo de hélio, sendo constituída, portanto, por 2 prótons e 2 nêutrons. Essas distâncias d1 e d2 são tais que:
Na década de 1950, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para integrar a Amazônia ao restante do país e, assim, impedir sua internacionalização, isto é, a exploração econômica estrangeira. Inúmeras foram as dificuldades para tal empreitada, no entanto, as ações públicas foram imprescindíveis nesse sentido. Sobre as ações públicas, que contribuíram na ocupação da Amazônia, assinale a opção correta.
o desenvolvimento industrial na região Sudeste brasileira dependeu da expansão dos sistemas de transporte e, ao mesmo tempo, estimulou-a. No entanto, ao longo da evolução do binômio industrialização/transporte, várias questões, de ordem política, social e econômica surgiram, influenciando decisivamente essa
realidade.
Nesse contexto, assinale a opção correta.