De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:
O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar, é correto afirmar que:
Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas:
I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao
Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica.
II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação
para prosseguimento ou conclusão de estudos.
III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional,
articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as
dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer
das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de
ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de
autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais.
Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras:
A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:
O movimento revolucionário francês de 1789 conheceu várias fases; uma dessas foi o período conhecido como Convenção nacional (1792-1795), que se caracterizou, exceto:
A incorporação da América Latina ao sistema capitalista mundial se dá após os movimentos de independência e ocorre dentro de um contexto histórico e estrutural. A partir da segunda metade do século XIX, ocorre a entrada maciça de capitais estrangeiros na região, notadamente ingleses e posteriormente norteamericanos; colocando a América latina sob a hegemonia do capital internacional. A ideia de independência nessa parte do continente torna-se então, relativa e a região entra diretamente na rota dos interesses imperialistas que caracterizou esse século. Analise as proposições sobre esse fato e assinale a que for falsa:
Leia o fragmento abaixo: O Cadáver do Conselheiro Antes, no amanhecer daquele dia, comissão adrede escolhida descobrira o cadáver de Antônio Conselheiro. Jazia num dos casebres anexo a latada, e foi encontrado graças a indicação de um prisioneiro. Removida a breve camada de terra, apareceu no triste sudário de um lençol imundo, em que mãos piedosas haviam desparzidos algumas flores murchas, e repousando sobre uma esteira velha, de taboa, o corpo do famigerado e bárbaro agitador. Estava hediondo. Euclides da Cunha. Os Sertões. Rio de Janeiro,ediouro, 1998. Canudos mostrou para Euclides da Cunha um mundo desconhecido, onde a crueldade teve sua marca maior. Assinale a questão que melhor ilustra os principais fatores que levaram o surgimento de povoamentos como CANUDOS.
A construção de Brasília e a transferência da capital federal ficaram registradas como o grande impacto do governo de Juscelino Kubitschek. Os quatro anos de governo foram marcados por ações embasadas no PLANO DE METAS, em que as seguintes realizações marcaram o governo citado.
O Governo Vargas foi marcado por interrupções e retorno, governou sucessivamente por 15 anos (1930 - 1945), foi deposto e retornou em 1950. Apesar da descontinuidade, Vargas implementou um padrão ideológico, que podemos explicitar, no campo educacional, pela melhor alternativa abaixo.
Sobre a Antiguidade (greco-romana) e os estudos que a envolvem, assinale a alternativa correta.
Sobre os movimentos de independência na América Latina, analise as afirmações abaixo. I. Houve apoio da Inglaterra às independências latinoamericanas. Aos ingleses, interessava a expansão de mercado para seus produtos industrializados e o potencial que aquela região representava. II. As Reformas Bourbônicas mudaram a situação de autonomia proporcionada pelos Habsburgos hispânicos às províncias latino-americanas. Afinal, a Espanha encontrava-se em guerra e precisava extrair riquezas de suas colônias. Tais medidas fortaleceram os privilégios e as influências dos criollos, o que, somado a outros fatores, fomentaria os movimentos de independência latino-americanos. III. Os ideais da Revolução Francesa e Inglesa tiveram grande influência sobre os revolucionários latinoamericanos. É correto o que se afirma em
Sobre o Renascimento, analise as assertivas abaixo.
I. Desde o século XX, é unanimidade entre os
historiadores a total ausência de vínculos entre o
pensamento medieval e o Renascimento, em todas
as suas manifestações.
II. Houve uma total ruptura, política e cultural, com os
valores eclesiásticos.
III. O renascimento flamengo buscou inspiração dos
artistas do renascimento italiano.
É correto o que se afirma em
Sobre a história e o papel da ONU, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A ONU foi criada a partir do sucesso da Liga das
Nações e em vista de expandir seus membros.
( ) Desde sua criação, a ONU foi alvo de críticas. Um
de seus principais críticos nesse período foi o
governo francês, através da figura de Charles de
Gaulle, excluído das primeiras conferências e cético
quanto à manutenção de uma paz global não
baseada em tratados de defesas estabelecidos
diretamente entre os próprios países.
( ) O Conselho de Segurança da ONU, a exemplo dos
demais órgãos, não possui poder de intervenção
direta e uso de força, podendo apenas fazer
“recomendações” às nações envolvidas que não
cumprirem determinações.
Sobre os problemas sociais durante o período medieval, analise as afirmações abaixo. I. A Guerra Camponesa na Alemanha (1524 – 26) envolveu motivações econômicas, exclusivamente. II. Os movimentos de caráter popular no Norte da França conhecidos como jacquerie surgiram em um contexto de outras instabilidades internas, que favoreceram suas eclosões. III. A Peste Negra motivou perseguições a minorias e a grupos diversos, aos quais se atribuía a causa da infecção: judeus, leprosos, peregrinos etc.
Sobre a Primeira Guerra Mundial e a participação do Brasil, assinale a alternativa incorreta.