Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9442 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com base na Lei n.º 9.279/1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, julgue os itens a seguir. 

Não é considerado indicação geográfica o nome geográfico tornado de uso de comum, designando produto ou serviço.

Quanto à consolidação das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP), julgue os itens subsequentes.

 

O tribunal de contas ao qual a entidade governamental encontra-se vinculada deve indicar as contas obrigatórias e o nível de detalhamento mínimo a fim de garantir a consolidação das contas nacionais. 

Emissões de carbono do Google aumentam em 50% por causa de IA


Centros de processamento de dados da big tech estão demandando mais energia, dificultando metas de sustentabilidade. 


Por Eduardo Lima


  O Google tinha planos ambiciosos de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030. Isso significa que a empresa pretendia remover da atmosfera a mesma quantidade de CO2 que emite. Agora, por causa da demanda energética dos novos produtos de inteligência artificial, a meta ficou bem mais difícil de ser cumprida. As emissões do Google cresceram 48% em cinco anos.
  Os principais motivos do aumento foram o consumo de eletricidade por centros de processamento de dados e emissões causadas pela
cadeia de logística da empresa. Em 2023, as emissões cresceram 13% em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 14,3 toneladas de carbono.
  Esses dados foram revelados no relatório ambiental anual da big tech. A própria empresa admite que alcançar a meta de zero emissões
líquidas até 2030 vai ser difícil, ressaltando que um dos problemas é “a incerteza em volta do impacto ambiental futuro da IA, que é complexo e difícil de prever”.
  A Agência Internacional de Energia estima que, até 2026, o consumo de energia dos centros de processamento de dados do mundo pode dobrar dos 1000 TWh registrados em 2022. Se isso acontecer, só essas estruturas das empresas de tecnologia vão ter uma demanda de energia comparável à do Japão, o terceiro maior PIB do mundo.
  Segundo a consultoria e empresa de pesquisa SemiAnalysis, a demanda exigida pelas IAs vai levar os centros de processamento de dados a usar 4,5% de toda energia gerada no mundo até 2030. [...]


Adaptado de: https://super.abril.com.br/tecnologia/emissoes-decarbono-do-google-aumentam-em-50-por-causa-de-ia/.

Assinale a alternativa cujo termo destacado é uma preposição que introduz complemento verbal.

Com base na Lei n.º 9.279/1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, julgue os itens a seguir. 

Será considerado novo o desenho industrial compreendido no estado da técnica.

Julgue os próximos itens, relativos ao controle exercido pelos tribunais de contas.

Os tribunais de contas possuem competência para realizar o controle externo da administração pública, porém, no caso de fiscalização de contratos, estarão subordinados ao Poder Legislativo.

Julgue os próximos itens, relativos ao controle exercido pelos tribunais de contas.

Os tribunais de contas têm o prazo de até dois anos para proceder à apreciação do ato sujeito a fiscalização, sob pena de perda da pretensão punitiva da irregularidade.

No que se refere a demonstrações financeiras de divulgação, consórcios, empresas em liquidação extrajudicial e auditoria, julgue o seguinte item.

 

Entre as atribuições do órgão estatutário denominado “comitê de auditoria” de instituições financeiras, consta a de avaliar o cumprimento, pela administração, das
recomendações feitas pelos auditores, assim como a de estabelecer e divulgar procedimentos para gerir informações acerca do descumprimento de dispositivos legais
e regulamentares.

Ivan, André e Caio celebraram negócio jurídico pelo qual se obrigaram a entregar um veículo da marca M a Bruna. Na data avençada para o cumprimento da obrigação, Ivan deu à Bruna um carro da marca M de sua propriedade.
Sobre a situação hipotética apresentada, assinale a afirmativa correta

Text I


Shock of the old: Believe it or not, battery-powered vehicles 
have been around since Victorian times.


     The history of the electric car is surprisingly enraging. If you 
imagine early electric vehicles at all (full disclosure: I didn’t until 
recently), it will probably be as the quixotic and possibly dangerous 
dream of a few eccentrics, maybe in the 1920s or 1930s, when 
domestic electrification became widespread. It’s easy to imagine 
some stiff-collared proto-Musk getting bored of hunting and 
affairs, eyeing his newly installed electric lights speculatively, then 
wreaking untold havoc and mass electrocutions. The reality is 
entirely different.
      By 1900, a third of all cars on the road in the US were electric; 
we’re looking at the history of a cruelly missed opportunity, and it 
started astonishingly early. The Scottish engineer Robert Anderson 
had a go at an electric car of sorts way back in the 1830s, though 
his invention was somewhat stymied by the fact rechargeable 
batteries were not invented until 1859, making his crude carriage 
something of a one-trick pony (and far less useful than an actual 
pony).
      It’s debatable whether or not Scotland was ready for this brave 
new world anyway: in 1842, Robert Davidson (another Scot, who 
had, a few years earlier, also tried his hand at an electric vehicle) 
saw his electric locomotive Galvani “broken by some malicious 
hands almost beyond repair” in Perth. The contemporary 
consensus was that it was attacked by railway workers fearful for 
their jobs.
     Despite this unpromising start, electric vehicles had entered 
widespread commercial circulation by the start of the 20th 
century, particularly in the US. Electric cabs crisscrossed 
Manhattan, 1897’s bestselling US car was electric and, when he 
was shot in 1901, President McKinley was taken to hospital in an 
electric ambulance. London had Walter Bersey’s electric taxis, and 
Berlin’s fire engines went electric in 1908; the future looked bright, 
clean and silent.
      By the 1930s, however, the tide had definitively turned against 
electric, cursed by range limitations and impractical charging times 
while petrol gained the upper hand thanks partly – and ironically –
to the electric starter motor. The Horseless Age magazine, which 
vehemently backed the petrol non-horse, would have been 
delighted. There was a brief resurgence of interest in the late 
1960s, when the US Congress passed a bill promoting electrical 
vehicle development, but nothing much actually happened until 
the Nissan Leaf sparked interest in 2009. Electric still isn’t quite 
there yet, battling infrastructure and battery problems that might 
have been familiar to Anderson and friends.

Adapted from The Guardian, Tuesday 24 October 2023, p. 6 
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/series/shock-of-the-old/2023/oct/24/all

At the dawn of the 20th century in the United States of America, 
the use of electricity-powered vehicles seemed to be:

Text I


Shock of the old: Believe it or not, battery-powered vehicles 
have been around since Victorian times.


     The history of the electric car is surprisingly enraging. If you 
imagine early electric vehicles at all (full disclosure: I didn’t until 
recently), it will probably be as the quixotic and possibly dangerous 
dream of a few eccentrics, maybe in the 1920s or 1930s, when 
domestic electrification became widespread. It’s easy to imagine 
some stiff-collared proto-Musk getting bored of hunting and 
affairs, eyeing his newly installed electric lights speculatively, then 
wreaking untold havoc and mass electrocutions. The reality is 
entirely different.
      By 1900, a third of all cars on the road in the US were electric; 
we’re looking at the history of a cruelly missed opportunity, and it 
started astonishingly early. The Scottish engineer Robert Anderson 
had a go at an electric car of sorts way back in the 1830s, though 
his invention was somewhat stymied by the fact rechargeable 
batteries were not invented until 1859, making his crude carriage 
something of a one-trick pony (and far less useful than an actual 
pony).
      It’s debatable whether or not Scotland was ready for this brave 
new world anyway: in 1842, Robert Davidson (another Scot, who 
had, a few years earlier, also tried his hand at an electric vehicle) 
saw his electric locomotive Galvani “broken by some malicious 
hands almost beyond repair” in Perth. The contemporary 
consensus was that it was attacked by railway workers fearful for 
their jobs.
     Despite this unpromising start, electric vehicles had entered 
widespread commercial circulation by the start of the 20th 
century, particularly in the US. Electric cabs crisscrossed 
Manhattan, 1897’s bestselling US car was electric and, when he 
was shot in 1901, President McKinley was taken to hospital in an 
electric ambulance. London had Walter Bersey’s electric taxis, and 
Berlin’s fire engines went electric in 1908; the future looked bright, 
clean and silent.
      By the 1930s, however, the tide had definitively turned against 
electric, cursed by range limitations and impractical charging times 
while petrol gained the upper hand thanks partly – and ironically –
to the electric starter motor. The Horseless Age magazine, which 
vehemently backed the petrol non-horse, would have been 
delighted. There was a brief resurgence of interest in the late 
1960s, when the US Congress passed a bill promoting electrical 
vehicle development, but nothing much actually happened until 
the Nissan Leaf sparked interest in 2009. Electric still isn’t quite 
there yet, battling infrastructure and battery problems that might 
have been familiar to Anderson and friends.

Adapted from The Guardian, Tuesday 24 October 2023, p. 6 
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/series/shock-of-the-old/2023/oct/24/all

The idiom in “the tide had definitively turned” (5th paragraph) 
implies that the course of events had:

Oh, so we can hate each other and fear each other
We can build these walls between each other
Baby, blow by blow and brick by brick
Keep yourself locked in, yourself locked in
[…]
Oh, maybe we should love somebody
Oh, maybe we could care a little more
So maybe we should love somebody
Instead of polishing the bombs of holy war


KEYS, A. Here. Estados Unidos: RCA Records, 2016.

Nessa letra de canção, que aborda um contexto de ódio e intolerância, o marcador “instead of ” introduz a ideia de

Atenção: Para responder às questões de números 21 a 27, considere a Constituição Federal de 1988. 

Umgrupo de pessoas protetoras dos animais quer se reunir, pacificamente e sem armas, em um local aberto ao público para defender ideias que os beneficiam. Essa reunião pode ocorrer, 

Julgue o item a seguir, relativo aos princípios gerais da  contabilidade das instituições reguladas pelo BCB, instrumentos financeiros e a operações de crédito. 

Os instrumentos financeiros que não se enquadrem nas categorias de títulos para negociação ou de títulos mantidos até o vencimento devem ser registrados na categoria títulos
disponíveis para venda.

     A estrutura a termo das taxas de juros é um conceito que descreve a relação entre as taxas de juros (ou rendimentos) e os diferentes prazos até o vencimento dos títulos de dívida. Essa relação é tipicamente representada por uma curva de rendimentos, que mostra as taxas de juros para títulos de dívida de qualidade similar, mas com diferentes datas de vencimento.


Ross, Westerfield e Jaffe. Administração financeira.
25.ª ed. São Paulo: Atlas, 2002 (com adaptações).


Considerando o assunto abordado no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue.

 

A estrutura a termo reflete as expectativas do mercado em relação às futuras taxas de juros e fornece indícios sobre a conjuntura econômica, sendo influenciada por fatores como políticas monetárias, expectativas de inflação e condições econômicas globais.

A respeito de fundos de investimento e eficiência dos mercados, julgue o item subsecutivo.

Um fundo com investimento de pelo menos uma parte de seu patrimônio em ativos atrelados à variação cambial é um fundo cambial, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282