Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre os métodos titulométrico e gravimétrico para análises de água, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(    ) O objetivo do emprego de técnicas complementares na gravimetria é obter compostos estáveis e puros, passíveis de terem suas massas quantificadas. 

(    ) Precipitação, eletrodeposição, volatilização ou extração são métodos que substituem a gravimetria para a determinação da quantidade de sólidos em amostras de água. 

(    ) A determinação de prata em amostras de água por volumetria se fundamenta na titulação da amostra com excesso de NaCl ou KCl e formação de precipitado de AgCl, que é filtrado, lavado, dessecado e pesado. 

(    ) Na titulometria, a substância química de referência empregada no preparo da solução-padrão deve ser quimicamente estável, ter alto grau de pureza e não reagir com o analito presente na amostra. 

(    ) O precipitado formado em análises gravimétricas deve ser minimamente solúvel, a fim de assegurar que não ocorram perdas durante as etapas de filtração e pesagem, com quantidade remanescente recuperada e mensurada acima da sensibilidade da balança.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282