Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para que haja equilíbrio da renda nacional, o governo exerce importante papel. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O equilíbrio da renda nacional ocorre quando a oferta agregada é igual à demanda agregada da economia. Qualquer movimento em uma das variáveis macroeconômicas pode alterar o equilíbrio e são passíveis de serem mensuradas. Os gastos do governo alteram a equação de equilíbrio: Y = C + I + G, onde Y é a renda, C é o consumo, é o investimento e G é o gasto do governo. O multiplicador dos gastos governamentais é conhecido por 1/1-b, onde 1-b é a inclinação da função.
II. Caso a economia se encontre em situação de um hiato deflacionário, com desequilíbrio entre oferta e demanda agregada, o governo poderá adotar as seguintes medidas: aumentar seus gastos, reduzir os tributos, fazendo com que a renda disponível aumente, assim como o consumo. Por fim, estimular os investimentos, com alternativa de redução da tributação sobre os rendimentos.
III. A Política Fiscal interfere no nível de renda e pleno emprego da economia. Se a economia estiver em situação de hiato inflacionário, o governo poderá adotar algumas medidas com vistas à redução da demanda agregada, quais sejam: aumentar os gastos do governo, reduzir os tributos e estimular os investimentos.
IV. Estudos econômicos demonstram que, embora os investimentos interfiram no nível de equilíbrio da renda, por si só ele não irá gerar efeito multiplicador na economia, equação demonstrada por K = -1/1+b, onde 1-b é a inclinação da função investimento. Para alcançar o equilíbrio, o nível de investimento deverá ser semelhante ao nível de aumento na demanda agregada. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282