Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Silva (2012) discorre sobre o lugar do Serviço Social na Educação e descreve considerações determinantes para a compreensão do que quer o Serviço Social no âmbito escolar. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO para as afirmativas a seguir:

( ) A discussão não é para inserção do profissional de Serviço Social na escola, mas pela inserção no campo da educação. A autora refere à efetivação de direitos sociais e à classe trabalhadora e seus filhos e filhas. É o campo da educação como via de formação de sujeitos e de efetivação de direitos.

( ) A ideia de o trabalho do assistente social se restringir aos fenômenos que recaiam sobre os discentes é uma armadilha, pois deve contemplar a comunidade escolar (professores, servidores, famílias, estudantes e a comunidade no entorno da escola).

( ) A inserção do profissional de Serviço Social no campo da Educação é uma demanda da categoria, no que se refere a garantir mais espaços de atuação profissional.

( ) É fundamental encarar a escola como espaço da rede de proteção social, entendendo a proteção social não para “aqueles que dela precisam", mas como meio de se ter uma nova forma de regulação dos modos de vida, discutindo a proteção social nas perspectivas dos trabalhadores.

( ) A missão do profissional de Serviço Social na educação, de forma alguma, substitui as ações do ponto de vista da relação ensino-aprendizagem. Este é o campo do saber do professor e de pedagogos que desenham uma organização do seu fazer profissional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282