Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A mundialização do capitalismo financeiro e o contexto de crise econômica do capital traz o aprofundamento do desemprego estrutural e a intensificação do trabalho desprotegido e precarizado como umas das mais graves expressões da questão social, caracterizando-se, nesse cenário, como

I. polarização da classe trabalhadora em dois grupos ou mais (alguns poucos com direitos e garantias do seguro social e outros grupos com trabalho precarizado, temporário e informal sem garantias legais de proteção). Processo que estabelece competição entre os trabalhadores, dificultando a organização sindical e fragilizando as lutas de classe.

II. combinação entre o recrudescimento do trabalho precarizado e da pobreza, e a ausência de reformas estruturais com políticas sociais que aniquilem as desigualdades sociais, de gênero e raça, acentuam as violências e dão abertura para o retorno do Estado Policial como resposta às expressões da questão social.

III. no contexto de “flexibilização" da força de trabalho, acentua-se a regressão de direitos e instauram-se medidas e políticas governamentais de favorecimento da classe trabalhadora em detrimento do mercado financeiro.

IV. a corresponsabilidade entre os setores público e privado, diante da histórica ineficiência do Estado em seu papel de prover serviços, requer fomento à ampliação das políticas sociais pelo terceiro setor, também como forma de enxugar os gastos públicos.

Está CORRETO o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282