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“Existe, então, uma história dos festivais de música anterior à década de 1960. Todavia, os anos 60 e 70 são geralmente considerados como o período de “nascimento" dos festivais de música popular. Vários fatores permitem explicar isso: Em primeiro lugar, foi durante essa época que foi criada uma série de grandes festivais de música popular nas Américas, na Europa, na África e, em menor escala, no continente asiático. No que se refere aos anos 60, podemos citar, entre outros: o Festival da Canção de Viña del Mar (1960); o Newport Folk Festival (1960); o já citado Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro (1966); o Jamaica Song Festival (1966); o Festival Mundial das Artes Negras (Dacar, 1966); o Monterrey Pop Festival (1967); o Festival da ilha de Wight (1967); o Festival de Jazz de Montreux (1967) e o festival de Woodstock (1969). Sobre os anos 70, vale salientar: o Yamaha Song Festival em Tokyo (1970); o Festival de Roskilde na Dinamarca (1971); o Sunburry Pop Festival na aglomeração de Melbourne, Austrália (1972); o Festival da Arte e da Cultura do Mundo Negro (FESTAC), em Lagos, em 1977; entre outros." (FLECHET, 2011, p. 260-261).

Abordando o fenômeno da contracultura em escala mundial, Anais Flechet defende a ideia de que ele era um fenômeno transnacional. No Brasil, além das manifestações artísticas do artista plástico Hélio Oiticica, o tropicalismo, enquanto uma das manifestações do fenômeno da Contracultura, também se fez presente no campo musical. Sobre as manifestações musicais do tropicalismo brasileiro se destacaram

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