Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em relação à história do Serviço Social, leia as assertivas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) O Serviço Social como profissão consolida-se e expande-se, nas três primeiras décadas deste século, consubstanciada na organização e difusão do conjunto de inovações organizacionais na produção e no trabalho, introduzidas com a linha de montagem nos moldes fordistas/tayloristas. A prática profissional inscreve-se nesses processos a partir da mediação do sistema de controle social em que se situam as práticas assistenciais, considerando, sobretudo, o agravamento da questão social e as exigências postas pelo novo padrão produtivo e de trabalho; vincula-se, pois, à necessidade histórica de imprimir às referidas práticas um cunho “educativo", “ressocializador", mediante inculcação de um novo código de conduta individual, familiar e política do trabalhador e sua família, adequado às necessidades da produção e da reprodução social.

( ) A questão da assistência social recoloca-se, pois, no âmbito das novas estratégias de controle social desenvolvidas pelo capital sobre o trabalho. Estas estratégias tendem a subsumir as experiências assistenciais, filantrópicas e caritativas de origem laica e religiosa já existentes e consolidadas aos interesses capitalistas de integração da força de trabalho à sua “nova" ordem e da recomposição do trabalhador face aos imperativos do padrão de acumulação; incidem no âmbito do Serviço Social impulsionando e direcionando o seu processo de institucionalização e legitimação pelo Estado, naquele momento histórico.

( ) A emersão do Serviço Social na sociedade, como atividade profissional vinculada “à dinâmica da ordem monopólica", resulta da “intercorrência do conjunto de processos econômicos, sociopolíticos e teórico-culturais". Não expressa, pois, mera derivação de exigências e demandas postas pelo agravamento da questão social, no início deste século, nem uma consequência lógica de um processo cumulativo no campo da racionalização da filantropia em bases téorico-científicas. Traduz-se, então, como síntese de um conjunto de determinações históricas que reflete o tratamento dado à referida questão pelas classes sociais, a partir de processos particulares corporificados em mediações estabelecidas entre a sociedade civil e o Estado no enfrentamento da mesma questão.

Assinale a sequencia correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282