No processo de ensino e aprendizagem do movimento na Educação Física, o feedback é um dos elementos mais críticos na
comunicação efetiva, uma vez que caberá ao professor oferecer as informações necessárias para facilitar a avaliação do aluno sobre
o movimento executado, analisando os erros e verificando o que foi bem sucedido. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e
coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a sequência correta.
( ) O feedback deve ser utilizado frequentemente para minimizar erros da prática, mas não deve sobrecarregar demais o aluno com
muitas informações de uma só vez.
( ) O feedback interno, também denominado de feedback intrínseco, é obtido pelo aluno como um resultado da tarefa em si, a
partir das informações dadas pelos professores durante ou após a execução do movimento. Ao realizar uma tarefa de movimento o
feedback intrínseco é recebido na forma de sugestões visuais, táteis e cinestésicas.
( ) O feedback oferecido durante a realização de uma tarefa é denominado de feedback externo, no qual o professor oferece
informações a respeito da precisão das ações do aluno no momento da execução.
( ) O feedback externo ou feedback expandido, utiliza as sugestões verbais do professor ou o uso de algum aparelho mecânico para
que o aluno seja capaz de identificar os erros e os sucessos na execução da tarefa. O feedback interno, que acontece quando, por
exemplo, um aluno está executando a parada de mãos na ginástica, pode ser ampliado por feedback externo, por meio dos
comentários do professor sobre o posicionamento das mãos e sobre o alinhamento do corpo. A repetição de uma gravação em
vídeo da parada de mãos pode oferecer feedback externo adicional.