Os estudos de Mosston e Ashworth (1996) sobre o processo de ensino e aprendizagem destacaram uma contribuição
importante no que se refere à indicação de estilos de ensino que são utilizados pelos professores de Educação Física. Na análise
desses estilos, os autores destacam formas de trabalho e de intervenção do professor que vão desde comandos diretivos ao
estímulo da criatividade e maior autonomia do aluno. Sobre os estilos propostos por esses autores, analise as afirmativas e, em
seguida, assinale a opção correta.
I) No estilo por comando, a relação professor e aluno é estabelecida de forma horizontal, na qual tanto professor quanto aluno
selecionam os objetivos e as estratégias de forma colaborativa. As decisões e tarefas a serem realizadas partem do professor, mas
sempre em colaboração com os alunos.
II) No estilo por descoberta dirigida, o professor propõe aos alunos diversas perguntas e elabora uma série de desafios de
movimentos que são criados para orientá-los de modo que consigam descobrir a solução correta de forma independente e
autônoma.
III) No estilo por resolução de problemas, o professor apresenta uma série de problemas aos alunos, que são estimulados a ser
criativos e a experimentar diversas formas de realização de movimentos. Os alunos são estimulados a focar no desenvolvimento de
suas próprias soluções para o problema e não a imitar as respostas dos colegas.