Segundo Mioto (2009) as ações
socioeducativas com indivíduos, grupos e
famílias:
I - requer em primeiro lugar o uso da técnica
em detrimento do conhecimento, pois os
procedimentos técnicos que dão materialidade
às possibilidades de os sujeitos aprenderem
novas formas de se relacionarem e se
posicionarem na sociedade em que vivem.
II - têm como objetivo precípuo desenvolver o
processo educativo e são propostas que se
constroem a partir do conhecimento e análise
das necessidades postas pela totalidade dos
usuários, pelas finalidades dos serviços e
também pelas características dos territórios.
III - as ações socioeducativas se constituem
como processos que se constroem e se
reconstroem continuamente, não existindo
modelos pré-definidos. Porém, para
desenvolvê-las, é necessário estabelecer um
alto grau de coerência entre a direção teóricometodológica
e ético-política e a definição dos
objetivos e dos procedimentos operativos.
IV - trata-se de ações planejadas,
equacionadas aos objetivos do Serviço Social
e conectadas ao conjunto de outras ações
desenvolvidas no âmbito dos processos
socioassistenciais, dos processos de
planejamento e gestão e dos processos
político-organizativos.
Estão CORRETAS: