Ir para o conteúdo principal

No processo de formação em Serviço Social transcorrido na década de 80 do século XX, era comum se identificar nos currículos disciplinas de teoria e metodologia do Serviço Social como conteúdos independentes. Ainda no final dos anos 80 e na década subsequente, por iniciativa da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social (ABESS, atualmente ABEPSS), foram realizadas pesquisas e convenções nas quais os temas teoria e metodologia do Serviço Social ocupavam o centro do debate. No final da década de 90 do século XX e no início dos anos 2000, os referenciais para a formação profissional passaram a ser trabalhados de modo articulado, sob a disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico–Metodológicos do Serviço Social. Sobre o debate dos anos de 1980, considere as seguintes afirmativas:
1– A prática é o fundamento e a finalidade da teoria, que fornece as referências prático–concretas para o exercício profissional.
2– A práxis compreende prática produtiva, prática política e a prática do conhecimento (ou investigativa).
3– Embora a teoria e o método constituam dois aspectos relativamente independentes, com formas diferentes, estão interligados e dependem um do outro.
4– Na produção do conhecimento em Serviço Social, é possível a utilização de teorias elaboradas sob diferentes métodos.
Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282