Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Entre os materiais comumente empregados na impermeabilização de aterros, destacam-se os solos argilosos e as geomembranas. Dependendo das características do contaminante e dos solos argilosos, esses podem ou não atuar como uma barreira geológica interferindo na atenuação do contaminante. Trata-se de um processo no qual a concentração de vários contaminantes do lixiviado que atravessa o solo é reduzida a um limite aceitável. No caso das geomembranas, o tipo de material deve ser quimicamente compatível com o líquido a que é exposta.
CASTILHOS, Jr, A. (coordenador). Resíduos Sólidos Urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. Rio de Janeiro. Projeto PROSAB. ABES RJ 2003.

O solo argiloso existente nessa avaliação tem condutividade hidráulica em torno de 10-4 cm/s e a tabela apresenta os valores médios de parâmetros monitorados no líquido lixiviado do aterro.



Considerando as características desse lixiviado, avalie as afirmações que se seguem.

I. O zinco e chumbo possuem os mesmos mecanismos de atenuação, que são precipitação, adsorção, troca de cátions e diluição. Eles são fortemente atenuados no meio argiloso, justificando ser possível o solo argiloso como camada de impermeabilização para o aterro proposto.

II. Os principais mecanismos de atenuação do ferro são: precipitação, troca de cátions, adsorção, biodegradação e diluição. Sua atenuação deve ser considerada moderada no meio argiloso.

III. As geomembranas de PVC são apropriadas para cobertura desse aterro, enquanto as geomembranas de PEAD são apropriadas para a estrutura da base do aterro, podendo ser utilizadas também como coberturas.

IV. A baixa condutividade hidráulica pode causar puncionamento à geomembrana se a superfície do local não for limpa de qualquer irregularidade.

É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282