Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A definição do ponto de captação da água para a cidade de Cambuí deverá levar em consideração as características quantitativas e qualitativas dos rios Doria e Bia. Esses cursos d’água, pertencentes a bacias hidrográficas distintas, localizam-se em uma região com vazão específica mínima de estiagem de 6,0 L/s.km2. A geografia da bacia hidrográfica do rio Doria possibilita dois pontos de captação (Doria 1 e Doria 2) pertencentes a áreas de drenagem de 6 km2 e 30 km2, respectivamente. Já a bacia hidrográfica do rio Bia possibilita dois pontos de captação (Bia 1 e Bia 2) pertencentes a áreas de drenagem de 5 m2 e 15 km2, respectivamente.

O sistema de captação deverá considerar que

I. a vazão de captação é inferior a 50% da vazão específica mínima de estiagem;

II. a cidade Cambuí possui população a ser atendida de 7.200 habitantes com per capita de 150 L/hab/dia; k1(coeficiente do dia de maior consumo) igual à 1,20 e k2 (coeficiente da hora de maior consumo) igual a 1,50. A cidade está ligada à rede de distribuição, que é alimentada por um reservatório;

III. o sistema produtivo da ETA ( Estação de Tratamento de Água) convencional funciona por 21 horas diárias;

IV. a ETA convencional utiliza 5% da vazão aduzida ao sistema a título de consumo operacional;

A qualidade da água nos rios é apresentada na tabela abaixo, bem como os padrões estabelecidos pela Resolução 357/2005.



Na situação apresentada, o(s) ponto(s) de captação capaz de atender a demanda do sistema de abastecimento de água da cidade de Cambuí, considerando aspectos qualitativos e quantitativos, são:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282