Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O modelo AERMOD, que se baseia no modelo gaussiano de dispersão da poluição atmosférica, foi empregado para estimar a distribuição espacial do mercúrio elementar (Hg0) oriunda de uma caldeira alimentada a carvão mineral. O elemento mercúrio foi escolhido para a simulação pelos seus efeitos neurológicos e sobre a reprodução, que podem acarretar riscos elevados para a população próxima à caldeira. Quatro simulações, utilizando dados meteorológicos coletados durante um período de seis anos, foram realizadas para dois tipos de terreno (planos e ondulados), e para duas alturas de chaminé (20 m e 55 m), e, ainda, para uma distância máxima de 1 350 m a partir da linha de centro da chaminé. O modelo estimou as concentrações de mercúrio a uma distância padrão de 2,0 m acima do nível do solo. As figuras I (a) e I (b) apresentam os resultados das simulações para relevo ondulado, e as figuras II (a) e II (b) apresentam os resultados das simulações para terrenos planos, ambas para cada altura de chaminé modeladas.
Sabe-se que NE = Nordeste, NW = Noroeste, SE = Sudeste, SW = Sudoeste.



A partir desses dados, avalie as afirmações que se seguem.

I. A influência da altura da chaminé é mais significativa do que a influência do tipo de relevo, no que se refere à ocorrência dos maiores picos de concentrações.

II. A chaminé com altura de 20 m propicia, em relevo plano, menores picos de concentrações do que a chaminé de 55 m.

III. Para a chaminé de 20 m, o relevo ondulado ocasiona concentrações mais elevadas, já que esse tipo de relevo reduz a velocidade do vento e dificulta a dispersão dos poluentes.

IV. Para a chaminé de 55 m, observa-se uma mudança na forma do pico, sendo que, para o terreno ondulado esse pico é mais achatado, resultando na manutenção dos valores das concentrações por uma extensão maior de terreno.

É correto apenas o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282