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Questão: 228322 - INEP - 2011 - ENADE - Arquitetura e Urbanismo , INEP - 2011 - ENADE - Biologia , INEP - 2011 - ENADE - Ciências Sociais , INEP - 2011 - ENADE - Computação , INEP - 2011 - ENADE - Educação Física , INEP - 2011 - ENADE - Engenharia Grupo I , INEP - 2011 - ENADE - Engenharia Grupo VI , INEP - 2011 - ENADE - Engenharia Grupo VII , INEP - 2011 - ENADE - Filosofia , INEP - 2011 - ENADE - Física , INEP - 2011 - ENADE - Geografia , INEP - 2011 - ENADE - História , INEP - 2011 - ENADE - Letras , INEP - 2011 - ENADE - Matemática , INEP - 2011 - ENADE - Música , INEP - 2011 - ENADE - Pedagogia , INEP - 2011 - ENADE - Química , INEP - 2011 - ENADE - Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas , INEP - 2011 - ENADE - Tecnologia em construção de edifícios , INEP - 2011 - ENADE - Tecnologia em fabricação mecânica , INEP - 2011 - ENADE - Tecnologia em gestão da produção industrial

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais.

Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o públicoalvo de possíveis ações de inclusão digital.

II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.

III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.

IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.

É correto apenas o que se afirma em

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GABARITO: A
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