Novo pedido de concurso do INSS para a abertura de 7.655 vagas!

Atualizado em 05/06/2023 às 09:03

Na última quarta-feira, Glauco André Fonseca Wamburg, atual presidente em exercício do INSS, assinou um documento que convoca 2.144 candidatos que passaram na primeira etapa de um concurso em andamento. O concurso, cujo edital foi publicado em 2022, já está em fase de nomeação, com 1000 candidatos aprovados que finalizaram a etapa de curso de formação. Os novos contratados receberão um salário inicial de até R$5.905,79 por uma carga horária de 40 horas semanais.

Paralelamente, foi solicitado um novo concurso do INSS, com o objetivo de preencher 7.655 vagas disponíveis. Isso foi divulgado através de uma nota técnica emitida também na quarta-feira. As vagas são divididas da seguinte forma: 5.819 para Técnico do Seguro Social e 1.836 para Analista do Seguro Social.

Este pedido foi motivado pela necessidade de reabastecer o quadro de funcionários que, mesmo após o concurso de 2022, ainda tem um grande déficit de pessoal. Segundo a nota, em março de 2023, havia 24.595 vagas abertas, sendo 2.475 para Analista e 22.120 para Técnico.

É importante destacar que os concursos federais autorizados até o mês de junho terão seus editais publicados ainda este ano, uma vez que a legislação estabelece um prazo de 180 dias entre a autorização do concurso e a publicação do edital.

Informações anteriores

No dia 4 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou os resultados do concurso INSS, informando que 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas, dentre um total de 1.023.494 inscritos. O concurso ofereceu 1.000 vagas imediatas e 2.373 vagas de Cadastro de Reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social de nível médio, com salário inicial de R$ 5.905,79 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Após a conclusão do curso de formação, a seleção do concurso foi homologada nesta data, tornando-se válida até 4 de maio de 2024. No entanto, há a possibilidade de prorrogação por mais um ano. Com a homologação, os candidatos já podem acessar o resultado das provas discursivas e do curso de formação.

Teremos um novo edital do INSS para 2023?

Segundo o ministro Carlos Lupi, há a necessidade de preencher ainda mais vagas para a autarquia, pois o déficit é muito grande. Além disso, querem aproveitar esse ano de 2023, pois o INSS está completando 100 anos. Então, é possível sim que tenhamos um novo concurso ainda esse ano. Porém, é preciso lembrar que para isso acontecer, todos os aprovados, incluindo os que estão no Cadastro de Reserva, sejam chamados e nomeados.

Concurso INSS chamada de excedentes

O Instituto Nacional do Seguro Social está se preparando para convocar mais 250 aprovados após a chamada dos candidatos para as vagas imediatas. Em abril deste ano, uma nota técnica com essa solicitação foi elaborada e encaminhada ao Ministério da Previdência Social. A solicitação deverá receber o aval do ministro da Previdência, que já afirmou que irá realizar tal medida, considerando que o adicional de 25% está previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019.

Após a autorização do ministro, a solicitação será encaminhada para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelos avais de concursos federais. Dificilmente essa ação encontrará resistência, uma vez que o órgão precisa urgentemente do suporte dos servidores.

Os aprovados no cadastro de reserva que forem convocados realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.

Informações anteriores

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, revelou em uma entrevista ao portal Valor Econômico, na sexta-feira, dia 10/02, sua intenção de convocar todos os aprovados do concurso ao longo do ano de 2023. Ou seja, convocar a lista completa de aprovados, o que representa um total de 3.373 novos servidores.

Isso se faz necessário devido déficit de servidores que o INSS se encontra, estimasse que o déficit total seja de 21 mil servidores. Para se ter uma ideia, o último concurso autorizado teve apenas parte das vagas solicitadas contempladas, deixando de fora a carreira de analista do seguro social. E foram solicitados pela autarquia 1.571 analistas ao Ministério da Economia. Mas após a publicação do edital, foi dito que essas vagas seriam transferidas para o próximo edital autorizado.

Com isso, para esse ano de 2023, o ministro solicitou estudos para novos editais do INSS. No entanto, antes de um novo concurso acontecer, é necessário que todos os aprovados no atual concurso sejam chamados. Se, ao longo do ano, todos forem convocados, é possível que aconteça a autorização de um novo edital para novas vagas. Mas vale lembrar que o certame tem validade de um ano e pode ser estendido por mais um. Ou seja, vai depender de vários fatores para isso acontecer.

Então, em suma, teremos que esperar mais notícias para termos certeza. Todas essas informações estão sendo debatidas, mas nenhuma tem data estipulada para ser confirmada.

Aprova Concursos

Deixe seu Comentário
2 Comentários

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS