Saiba tudo sobre a banca do concurso TJ SP

Publicado em 23/02/2023

O concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo, aberto na última sexta-feira (17), tem candidaturas disponíveis até o dia 28 de março. Com uma alta concorrência pelas diversas vantagens que os cargos proporcionam, os candidatos que entenderem o funcionamento da banca saem na frente. Por isso, veja hoje qual será a banca do concurso TJ SP e aprimore sua preparação!

Com salários atrativos e a possibilidade de trabalhar de forma remota, o concurso tem atraído a atenção de milhares de candidatos em todo o Brasil. São 400 vagas imediatas para o cargo de Escrevente: Técnico Judiciário. O salário inicial é de R$ 5,4 mil. A banca que irá aplicar a prova é a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

Conhecida como uma das principais bancas organizadoras de concursos públicos do Brasil, a VUNESP é responsável pela organização de concursos em diversos estados brasileiros, mas principalmente em São Paulo, onde fica sua sede. A banca já realizou processos seletivos para diversas instituições, como prefeituras, câmaras municipais, universidades, tribunais e órgãos públicos em geral.

Características da banca VUNESP

A Vunesp é uma banca de provas considerada acessível, mas é preciso ter atenção às suas particularidades, já que tem aumentado o nível de exigência e dificuldade das provas. As questões geralmente são de múltipla escolha e pedem para marcar a opção incorreta, mas há pegadinhas nos enunciados que podem confundir.

As provas cobram todo o conteúdo programático previsto no edital, com destaque para a interpretação de textos em Língua Portuguesa, conhecimento geral da Legislação em Direito e habilidades em Matemática e Raciocínio Lógico. Informática, História, Geografia e Atualidades também podem ser cobradas.

Em Língua Portuguesa, a interpretação de textos é o foco e em Matemática é necessário atenção em operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, geometria e medidas. Em Raciocínio Lógico, estrutura lógica, diagramas e sequências são mais cobrados.

Como estudar a VUNESP para o concurso TJ SP?

Estudar para concursos públicos organizados pela VUNESP pode ser desafiador, mas com algumas estratégias é possível se preparar bem e ser aprovado. Aqui vão algumas dicas:

  • Conheça o edital: Antes de começar a estudar, é importante ler com atenção o edital do concurso. Ele é a principal fonte de informações sobre o processo seletivo, contendo as disciplinas exigidas, o formato da prova, o conteúdo programático, entre outras informações importantes;
  • Crie um plano de estudos: Com base no edital, elabore um plano de estudos que organize as disciplinas, os conteúdos e os horários de estudo. Estabeleça metas realistas e divididas em curto, médio e longo prazo.
  • Utilize materiais de qualidade: Busque materiais de estudo de qualidade que abordem os conteúdos exigidos no edital. Procure fontes confiáveis e atualizadas, que realizem cursos específicos para o edital do TJ SP. No Aprova, por exemplo, milhares de candidatos são aprovados com nossos cursos, pois, com a experiência dos nossos professores, sabemos o que pode cair na prova ao analisar o edital e, consequentemente, otimizamos seu estudo;
  • Faça exercícios: Resolva exercícios e provas anteriores da VUNESP para se familiarizar com o estilo das questões e treinar a aplicação dos conhecimentos adquiridos. No Aprova, você tem acesso a questões e simulados desenvolvidos especificamente para cada concurso. Saiba mais aqui.
  • Organize revisões: Reserve um tempo para revisar periodicamente os conteúdos estudados, de modo a fixá-los na memória e evitar esquecimentos.
  • Mantenha-se motivado: Manter a motivação é fundamental para não desistir do objetivo. Estabeleça metas alcançáveis e celebre cada pequena conquista. Lembre-se sempre do motivo que o levou a querer passar no concurso e mantenha o foco nos estudos.

Estude com Aprova Concursos

Por ser um certame que oferece ótimas oportunidades, é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS