Confira sobre as provas objetiva e prática do concurso TJ SP

Publicado em 28/02/2023

A prova do concurso TJ SP se desenvolverá em duas etapas sucessivas:

  • Primeira Etapa: Prova objetiva;
  • Segunda Etapa: Prova prática.

Sobre a prova objetiva do concurso TJ SP

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 5 (cinco) horas e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do(a) candidato(a) necessário ao desempenho do cargo. Ela será composta de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, de acordo com o conteúdo programático.

As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos como segue:

BLOCO I: Língua Portuguesa;

BLOCO II: Conhecimentos em Direito;

BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o(a) candidato(a) deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. Já o bloco III terá apenas caráter classificatório.

Sobre a prova prática do concurso TJ SP

A prova prática, de caráter eliminatório, constará de duas atividades (formatação e digitação).

A prova prática será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo APROVADO(A) o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos.

Formatação de um texto

De acordo com o edital, o julgamento da prova será o seguinte:

  • Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções dadas durante a aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2. 
  • Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

Pontuação

  • A formatação será pontuada de 0 (zero) a 2 (dois) pontos.
  • Para cada ocorrência de erro de formatação: diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto.
  • A nota 2 (dois) será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 (cinco) minutos.
  • Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 8 (oito) minutos para a realização da formatação do texto.
  • Caso o(a) candidato(a) termine a formatação do texto antes de se esgotar o tempo previsto poderá realizar correções na formatação, se entender necessário.

Digitação de um texto

  • Cópia de texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

Pontuação

  • A digitação será pontuada de 0 (zero) a 8 (oito) pontos.
  • Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência. A produção em desacordo, extra e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro. A correção considerará como correto somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.
  • Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto.
  • A nota 8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 (onze) minutos.

Os candidatos inscritos como pessoas com deficiência terão o tempo máximo de 17 (dezessete) minutos para a realização da prova de digitação.

A nota do(a) candidato(a) nesta prova será calculada segundo a fórmula:
Nota = 8 – (erros x 0,05) + 2 – (erros x 0,2).

Estude com Aprova Concursos

Por ser um certame que oferece ótimas oportunidades, é natural que a concorrência seja grande. Mas o candidato que otimiza seu estudo está um passo à frente. Contar com um curso preparatório é a principal estratégia para você conquistar sua aprovação.

O conteúdo a ser estudado é extenso. Porém, com a metodologia do Aprova, você tem acesso a um material produzido por especialistas de acordo com o que realmente pode cair na prova.

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS