Notícias da semana: prova de vida INSS, valores a receber e a influência da tecnologia nas lembranças

Atualizado em 12/07/2022 às 14:53

Na edição de hoje do Notícias da Semana, a professora Cleuza Cecato fala sobre prova de vida INSS, valores a receber, a influência da tecnologia na criação de lembranças e muito mais. Então, confira o vídeo abaixo e fique por dentro dos assuntos em alta nos últimos dias.

Notícias da semana: prova de vida INSS

Desde o dia 02 de fevereiro não precisa mais fazer a prova de vida do INSS. Essa prática era exigida a cada 12 meses para manter o pagamento de benefícios para aposentados e pensionista. Para isso, era preciso ir pessoalmente até a agência bancária em que recebe o benefício.

Sendo assim, o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleceu que até 31 de dezembro de 2022 não ficarão suspensos do recebimento de benefícios os cidadãos que não comparecerem, afinal, não há mais essa necessidade. O órgão vai fazer esse levantamento de vida de outra maneira, através de:

  • Comprovante de vacinação;
  • Atendimento ao SUS;
  • Confecção ou renovação de passaporte;
  • Confecção ou renovação de CNH;
  • Compra ou venda de veículos;
  • Comprovante de votação;
  • Operações na iniciativa privada.

Ou seja, pode ser consultada pelo INSS qualquer movimentação que demande documentação e será usada como prova de vida. E se nos doze meses não houver nenhuma movimentação dessas citadas anteriormente, o aposentado ou pensionista vai receber uma notificação em casa, no mês anterior ao seu aniversário, pedindo para que ele faça a prova de vida de maneira eletrônica.

Essa alteração afeta 36 milhões de pessoas diretamente, sendo que cerca de 5 milhões têm mais de 80 anos e por isso, podem apresentar dificuldade para se locomover até a agência.

Como pode ser cobrado em concurso público

A professora lembra que além de ser uma notícia de utilidade pública, ela também pode aparecer na sua prova de concurso. Você pode usá-la como argumentação em uma questão dissertativa sobre tecnologia, mostrando como ela possibilita o acesso às políticas públicas, cidadania e benefícios aos cidadãos, por exemplo.

Além disso, você pode se deparar com uma pergunta que questiona quando começou a vigorar essa lei. Então, lembre-se que ela entrou em vigor em 02/02/22 e o tempo para o INSS se adaptar é até 31 de dezembro de 2022.

Notícias da semana: valores a receber

É importante começar dizendo que essa notícia atinge 28 milhões de pessoas e movimenta 4 bilhões de reais. Entrou no ar hoje (14) o site valores a receber. Essa é uma iniciativa do Banco Central para que cada brasileiro receba quantias de dinheiro referentes a contas ou bancos que já fecharam. A intenção é fazer o dinheiro girar e circular na economia doméstica.

E pensando nos concursos, esse assunto pode aparecer em questões ligadas a educação financeira. Além disso, ao todo serão 4 bilhões circulando em um momento que a população vive os reflexos de uma pandemia que ainda nem terminou. Então, utilize essa informação para trabalhar argumentos para um futuro texto dissertativo.

Notícias da semana: influência da tecnologia na criação de lembranças

Recentemente, saiu uma entrevista com o psicólogo Daniel Schacter sobre pesquisas de universidades americanas que mostram que a tecnologia tem alterado a maneira como formamos as lembranças. Mas, é preciso lembrar que esses ainda são estudos iniciais.

Nos dias de hoje, quando viajamos ou fazemos algo interessante, normalmente fotografamos e postamos no instagram, essa rede social também serve como um espaço para armazenar memórias. Mas, segundo a pesquisa, quando postamos, esses momentos são armazenados de forma mais duradoura em nossa mente. Isso acontece porque perdemos mais tempo, definindo o melhor ângulo pra foto, escolhendo a foto pra postar, editando e finalmente postando.

Outro ponto levantado é que o GPS pode influenciar a nossa percepção do caminho. Em outras palavras, não ficamos mais tão atentos ao trajeto porque o GPS vai nos mostra e rota. Assim, sobra um espaço para o nosso cérebro pensar em outra coisa enquanto você dirige.

Dessa maneira, a professora lembra que voltamos para a discussão sobre os benefícios e malefícios da tecnologia. Porém, o ponto sempre será utilizar de modo equilibrado e consciente.

Dicas para começar a estudar do zero

Você está começando agora sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Então, não perca a chance de iniciar com o pé direito, confira nossas dicas sobre como começar a estudar para concurso do zero. Mesmo se você tem pouco tempo para se preparar, nós te ensinaremos a aproveitar seu tempo para conquistar uma vaga!

Material gratuito para concursos

A fim de ajudar na sua preparação montamos diversos materiais gratuitos com os temas mais cobrados nas provas de concurso público, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Exame do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e muitos outros materiais grátis! Dessa maneira, acesse o link acima e baixe o conteúdo gratuito agora mesmo.

Concursos abertos e previstos

Veja os destaques dos concursos abertos e previstos e prepare-se com o Aprova Concursos! Há milhares de oportunidades abertas em diversas em Prefeituras, Tribunais, Polícias (Militar e Civil), e muito mais! E ainda, excelentes oportunidades serão ofertadas em breve em diversos concursos federais.

Prepare-se com o Aprova Concursos

Primeiramente, você ainda não possui nível superior? Aproveite, veja uma lista e escolha seu curso superior ead para ficar bem preparado e conquistar uma excelente vaga nos próximos concursos públicos! Os cursos de pedagogia e serviço social são boas opções para quem está em dúvida e deseja seguir uma carreira de sucesso.

Portanto, como você não tem muito tempo, precisa deixar as apostilas de lado e aprender com videoaulas. No Aprova, você tem acesso ao conteúdo que realmente será cobrado na prova dividido em videoaulas de 30 minutos.

Assim sendo, você aprende o tema proposto pelo professor sem que o processo se torne cansativo. E ainda, pode aproveitar os intervalos do seu dia para assistir a uma videoaula e ficar ainda mais perto da aprovação.

Por fim, é importante ressaltar que cada preparatório é específico para o certame e também para o cargo do seu interesse, como o curso OAB. Confira nosso curso para concurso!

 

Leia mais notícias

Inscreva-se no YouTube

Curta no Facebook

Siga no Instagram

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS