Todos os dias, recebemos inúmeras perguntas sobre inscrição para concurso público. Por isso, hoje vamos te ensinar passo a passo como garantir a sua participação nos certames e ainda te contar quais são as oportunidades abertas. Mas, não esqueça que a inscrição para concurso público garante a sua participação, mas só um bom preparatório para concurso pode garantir a sua aprovação. Então, fique de olho em todas as dicas, coloque elas em prática e continue acompanhando o blog diariamente para ficar por dentro do mundo dos certames!

 

Inscrição para concurso público

Tire todas as suas dúvidas de como fazer inscrição em concurso público

 

Quando posso fazer a inscrição para concurso público?

Antes de falar diretamente de inscrição para concurso público, você precisa entender o que é o certame e como ele funciona. Para ficar mais claro para você, vamos falar de concursos previstos, autorizados, edital publicado e concursos abertos. Afinal, você já deve ter visto essas palavrinhas durante suas leituras por sites de concursos.

 

Saiba tudo sobre concurso

Conheça todos os termos utilizados no universo dos concursos

 

Quando o concurso está previsto, significa que ele deve acontecer em breve, mas ainda não está aberto para inscrições. Se ele estiver autorizado, significa que a verba para a sua realização já está separada e que ele pode ser publicado a qualquer momento, mas ele também não está aberto ainda. Já quando o edital é publicado, ele pode estar com as inscrições abertas ou não, mas se ainda não estiver em questão de dias o prazo estará aberto. Afinal, o edital é o documento oficial do concurso, ele é publicado pela organizadora, que é a empresa responsável pela produção e aplicação das provas. Sendo assim, no edital, você encontra todas as informações de prazos para se inscrever, data da prova, o conteúdo que será cobrado na prova e muito mais.

Ou seja, o certame percorre o caminho de estar previsto, ser autorizado, publicar o edital e abrir as inscrições. É verdade que em algumas vezes, a mídia nem fica sabendo que um órgão está planejando abrir concurso e quando todos ficam sabendo até o edital já está publicado. Mas, o mais importante aqui é entender que para fazer a inscrição para concurso público, ele precisa estar com o edital publicado e você estar dentro do prazo de inscrição. Por esse motivo, é essencial ficar de olho nas notícias e não deixar passar nenhuma oportunidade importante.

 

Inscrição para concurso público

Agora que você já sabe quando deve fazer sua inscrição, vamos falar sobre esse processo. E mais uma vez, você vai precisar ficar de olho no edital. Nesse documento há informações sobre a inscrição, e já adiantamos que esse processo quase sempre é feito on-line. Alguns órgãos disponibilizam um lugar físico em que os candidatos podem fazer sua inscrição, mas é bem raro acontecer. Normalmente, essa prática é observada em cidades pequenas, em que não há muito acesso a computadores ou internet. Por falar em cidades, venha conferir o que estudar para concurso público de prefeituras.

 

inscrição para concurso público

Saiba como se inscrever em concurso público

 

Usualmente, o processo de inscrição para concurso público ocorre assim. Você acessa o site da organizadora, clica em concursos e consegue visualizar os certames que estão com inscrições abertas, em andamento e encerrados. Assim, você encontra o órgão em que quer se inscrever e clica em “fazer a inscrição”. Mas lembre-se de observar se você está dentro do prazo de inscrição. Depois disso, você terá que fazer um cadastro no site com suas informações pessoais. Todo o processo é bem intuitivo e explicativo, é só ir seguindo os passos.

Exemplo de inscrição para concurso

Para ficar ainda mais claro para você, vamos simular um passo a passo de inscrição para concurso público. Para isso, vamos usar o processo de inscrição para o concurso do TCE RJ que segue aberto até 13/03/20, mas vale para qualquer outro certame da Cespe e também é similar para as demais bancas.

 

1.  Acesse o site da Cebraspe (antiga Cespe) que é a organizadora do concurso;

2. Passe o mouse por “concursos” e em seguida clique em “inscrições abertas”;

3. Clique em “mais informações” do quadrado do TCE RJ;

inscrição concurso público

Passo a passo para se inscrever em concurso público

 

4. Agora é a a vez de clicar em “fazer inscrição”;

5. Logo em seguida, você terá acesso a uma tela de login. Caso você já tenha seu cadastro é só preencher os campos de CPF e senha e clicar em “entrar”. Mas, se você ainda não se cadastrou no site, é só clicar em “não tenho cadastro” e precisará preencher outros campos com seu CPF e CEP residencial;

inscrição para concurso da Cespe

login de cadastro no processo de inscrição

 

6. Para aqueles que estão fazendo o cadastro, na sequência será aberta uma nova tela pedindo várias informações pessoais como nome, data de nascimento, sexo, nome dos pais, escolaridade, número de documentos, endereço e contatos. No final da página, você também criará uma senha, ela precisa ter no mínimo 8 caracteres, uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. É importante guardar essa senha, pois você a usará para acessar o portal posteriormente;

7. Você poderá revisar seus dados na tela seguinte, caso esteja tudo correto é só clicar em “SIM”;

8. Em seguida, aparecerá todos os concursos que estão com o prazo de inscrição aberto. Como estamos exemplificando com o TCE RJ, essa será a nossa escolha, mas lembrando que o processo é o mesmo para qualquer certame organizado pela Cespe;

concursos com inscrições abertas Cespe

Concursos com inscrições abertas no site Cespe

Continuação do passo a passo para se inscrever

9. Agora, você terá que fazer o upload de uma foto sua. O próprio site fará uma avaliação automática para verificar se a imagem está embaçada, se o rosto está centralizado e outros detalhes importante para a identificação, então escolha uma foto que atenda a esses requisitos;

Validação da foto no processo de inscrição

Validação da foto no processo de inscrição

 

10. Você precisará escolher o local de provas, no caso do nosso exemplo a única opção é o Rio de Janeiro;

11. Em seguida, você precisará escolher o cargo que quer se candidatar;

12. Também chegou a hora de optar pelo tipo de vaga, as oportunidades de “ampla concorrência” são as vagas habituais para todas as pessoas. Há ainda opção de vagas para candidatos hipossuficientes, índios, negros, negros/hipossuficientes e índios/hipossuficientes.

13. Na mesma página, você precisa escolher uma opção para o último campo, as alternativas são essas:

atendimento especial em concurso

atendimento especial em concurso

 

14. E por último, você deve escolher qual é a forma de pagamento da taxa de inscrição. No próximo tópico falaremos mais sobre essa taxa.

 

Taxa de inscrição para concurso público

Podem parecer muitas etapas, mas todo o processo é bem simples. Então, leia o que o site pede e faça a inscrição com calma, prestando muita atenção para não errar, por exemplo, o cargo em que quer se inscrever. Pronto, segui todo o passo a passo, já estou inscrito no concurso? Na verdade não, falta um detalhe: a taxa de inscrição para concurso.

 

taxa de inscrição concurso público

Confira tudo sobre taxa de inscrição em concurso

 

Essa taxa aparece em todos os certames e o seu valor varia de acordo com o cargo e o órgão. As funções que exigem nível superior possuem taxas mais altas do que aquelas de nível médio, por exemplo. Mas, é possível pedir isenção desse valor. Porém, é preciso ter alguns requisitos exigido pelo órgão em seu edital. Por exemplo, no concurso do TCE RJ está isento da taxa de matrícula, o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto Federal nº 6.135/2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135/2007;
b) for doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.;

Mas, mesmo que você se enquadre em uma dessas situações deve solicitar a isenção. Nesse caso, o processo é feito via upload de documentos diretamente pelo site da Cespe.

 

Concursos com inscrições abertas e editais publicados

Agora que você já sabe como se inscrever, precisa achar uma oportunidade para chamar de sua. Por isso, aqui no blog, mantemos um post fixo e atualizado com as oportunidades de concurso abertos e com editais publicados. Você ainda pode conferir as vagas que estão previstas para 2020. Na hora de escolher um certame vale olhar o cargo, a função que será desenvolvida, os requisitos exigidos, o salário e a carga horária semanal. Os concursos também são conhecidos por oferecerem bons benefícios, então, sempre confira no edital.

 

concursos abertos e com editais publicados

Confira os concursos abertos e com editais publicados

 

Preparação para concurso público

Para você alcançar a vaga dos seus sonhos, precisa ter ao seu lado um preparatório para concurso público. Afinal, todos os certames trazem uma quantidade muito grande de conteúdos, então, você precisa saber o que realmente cairá na prova para otimizar a sua preparação.

No Aprova, você aprende com  vídeo aula para concurso de 30 minutos e explicações diretas ao ponto. Nossos professores estudam editais e provas anteriores e conseguem prever os assuntos que mais são cobrados e aqueles que nunca aparecem nas provas. Assim, você só estuda o que importa, aquilo que cai na prova.

Além disso, cada vídeo aula para concurso está em formato de plano de estudos. Isso significa que você não precisará montar uma tabela e ver quais assuntos estudar em cada dia. É só seguir dando play nas aulas, pois elas já estão na ordem de importância. Essa é mais uma prova de que vídeo aula para concurso é a melhor forma de preparação, ela é dinâmica e oferece um aprendizado mais sólido, pois você conta com a experiência de professores que fazem de tudo para simplificar a explicação.

Para você conhecer um pouquinho do jeito Aprova de ensinar, separamos abaixo uma videoaula para concurso sobre crase. Venha aprender tudo sobre o assunto com a explicação clara e direta da professora Adriana Figueiredo! E venha conferir o post completo de como estudar português para concurso.

Responda questões de concursos anteriores

Assim que você aprender o conteúdo no preparatório para concurso precisa testar seus conhecimentos respondendo questões que foram aplicadas em certames anteriores. Assim, você fica familiarizado com a forma como aqueles assuntos que você estudou em vídeo aula para concurso podem cair. É possível também observar o enunciado, perceber o nível de dificuldade das questões, quantas são as alternativas de respostas e o estilo de cobrança da banca.

Além disso, respondendo questões dos certames passados, você consegue avaliar como está a sua aprendizagem atual. Com base no seu desempenho é possível perceber quais temas já foram aprendidos e quais deles precisam ser revisados. Dessa forma, sua preparação fica completa e direcionada ao mesmo tempo.

 

questões de concurso público

Responda questões de concursos públicos anteriores

 

No Aprova, comprando qualquer preparatório para concurso você ganha acesso ao Aprova Questões. Na nossa plataforma, você encontra perguntas de diferentes concursos, bancas e cargos, todas atualizadas. É possível fazer diversos filtros como prova, instituição, ano, cargo, banca, disciplina, assunto, nível, modalidade e área de formação. Assim, você direciona sua preparação e tem resultados melhores. E por falar em resultado, acompanhe seu desempenho semana a semana e a cada disciplina.

Exemplo de questão de concurso público

Como aqui não perdemos tempo, trouxemos uma questão de língua portuguesa para você testar seus conhecimentos.

Concurso: Prefeitura de Recife (PE)
Banca: FCC
Cargo: Assistente de Gestão Pública
Ano: 2019
Assunto: Regência Verbal

questão de português da FCC

Texto da questão de português da FCC

 

Considere os trechos abaixo.

– Há quem fale sobre uma futura desurbanização. (2o parágrafo)

– Preferem discorrer sobre como as cidades… (2º parágrafo)

– a forma como os governos interagem com as pessoas. (4º parágrafo)

No que se refere à regência verbal, levando-se em conta a norma-padrão da língua e o sentido com que são empregados no texto, os segmentos sublinhados podem ser substituídos, respectivamente, por

a) fale por – discorrer entre – os governos e as pessoas interagem entre si.
b) fale em – discorrer para – os governos interagem das pessoas.
c) fale a – discorrer perante – os governos interagem às pessoas.
d) fale acerca de – discorrer a – os governos entre pessoas se interagem.
e) fale de – discorrer acerca de – os governos e as pessoas interagem.

Já sabe qual é a resposta certa? Então, clique aqui para responder.

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *