O que é concurso público? Saiba tudo sobre o assunto!

Atualizado em 19/02/2020 às 11:04
O que é concurso público?

Entenda o que é concurso público e saiba como participar!

 

Muitas pessoas estão deixando de lado o formato padrão de trabalho e apostando nos certames. Mas você sabe o que é concurso público? Hoje, vamos tirar todas as suas dúvidas e te mostrar como funciona concurso público, além de trazer conteúdo gratuito para você já começar a estudar, como vídeo aula para concurso. Então, leia esse post até o final, saiba tudo sobre os certames, saia à frente dos concorrentes e descubra como passar em concurso.

O que é concurso público?

Concurso público nada mais é do que um processo seletivo que, se você for aprovado, te dá o direito de exercer uma função em órgão público, se tornando assim, um funcionário público. Para ser aprovado, o candidato precisa passar por, no mínimo, uma prova. A primeira etapa costuma ser da prova objetiva, em que o candidato responde questões assinalando a alternativa correta. Ainda é possível que haja outros processos avaliativos, mas vamos falar deles mais para frente.

 

Como funciona concurso público

Entenda todas as etapas de um concurso público

 

O que você não pode é confundir um funcionário público com um cargo comissionado ou cargo em comissão. Afinal, o segundo deles é um cargo que está ocupado transitoriamente por agentes públicos que foram nomeados, eles podem ser exonerados livremente pela autoridade competente a qualquer momento, mesmo sem ter feito nenhuma atividade ilícita. E quem ocupa um cargo comissionado não passa por concurso público.

Mas, voltando a falar sobre o que é concurso público, esse processo é necessário para que o cidadão se torne um funcionário de diferentes instituições públicas, como bancos, polícias, ministérios, prefeituras e tantos outros lugares.

Quais são os benefícios de ser um funcionário público?

Mas, afinal, por que tantas pessoas querem abandonar seus empregos e se tornarem funcionários públicos? Os principais motivos para isso são os benefícios que esses cargos e certames oferecem. Para começar, o salário é sempre mais alto do que a maioria das oportunidades que você encontraria em empresas privadas. Além disso, dependendo do órgão há benefícios que vão além do vale refeição, vale alimentação e vale transporte. Você pode encontrar auxílio a creche, plano de saúde, plano odontológico, gratificações por tempo de trabalho, política de incentivo aos estudos e auxílio periculosidade e insalubridade (dependendo do cargo).

Além disso, você pode ficar mais tranquilo no emprego, porque o concurso traz estabilidade. É claro, existem casos de exoneração, mas para isso, o funcionário precisa ter feito algo ilícito. A exoneração só pode ocorrer nas situações abaixo:

– Servidor empossado que não entra em exercício dentro do prazo legal
– Não habilitação no estágio probatório
– Corte de despesas da Administração com pessoal, de acordo com o art. 169 da Constituição Federal
– Acumulação de cargos, funções ou empregos públicos vedados pela lei

Confira mais alguns benefícios do cargo público

Ou seja, o funcionário pode ficar mais tranquilo, sabendo que o seu emprego está garantido. Mas os benefícios não acabam por aqui não. Outro ponto positivo é que para ser um funcionário público não é cobrado experiência, salvo em raros casos ligados ao Direito. E para completar, há a melhoria na qualidade de vida. Já que muitas repartições oferecem aos funcionários um recesso de fim de ano. Normalmente, esse período é de 20 dias e eles não são descontados nas férias dos colaboradores. Então, é um tempo a mais para descansar e passar com a família e os amigos. Sem mencionar que também há licença prêmio em que o funcionário ganha folgas por tempo de serviço. Sendo assim, você trabalhará menos dias no ano, valorizando ainda mais o salário.

 

Benefícios de concurso público

Conheça todos os benefícios de ser um funcionário público

 

Ainda há facilidade para financiamentos de casas e carros, já que o funcionário público possui renda fixa e estabilidade funcional. E para fechar, o funcionário ainda se aposenta com o salário integral. O valor da aposentadoria recebida é o mesmo do último pagamento. Então, ele não precisará diminuir seu padrão de vida depois de estar aposentado, diferente das demais pessoas da iniciativa privada.

Como funciona concurso público?

Agora que você já sabe o que é concurso público e já te convencemos dos benefícios de exercer uma função em um dos órgãos do governo ou da prefeitura, vamos te explicar como funciona concurso público. O primeiro ponto que você precisa conhecer é o edital.

Edital do concurso

Esse é o documento oficial do certame, lá você encontra todas as informações que precisa conhecer, como data de inscrição, data da prova, quantidade de questões da prova, valor da inscrição, conteúdo que será cobrado no teste, quais são as etapas avaliativas que cada candidato precisará passar e muito mais. Então, você precisa conhecer o edital, ler todas as informações e estar ciente dos prazos.

Venha conferir um vídeo completo de como ler o edital do concurso:

Mas como esse edital surge? Ele é publicado pela banca, a empresa responsável pela produção e aplicação das provas do concurso. Afinal, para que haja isenção, o órgão e os seus funcionários não podem estar envolvidos nesse processo. Mais para frente falaremos sobre as principais bancas dos concursos públicos.

E, principalmente, para os concursos mais concorridos é preciso antecipar sua preparação mesmo antes do edital ser publicado. Só assim, será possível sair a frente dos concorrentes e ficar mais perto da vaga dos seus sonhos. Confira nossas dicas de como estudar para concurso antes do edital.

Como fazer a inscrição do concurso?

Assim que o edital for publicado, você conseguirá conferir qual é a data em que as inscrições estarão abertas. Então, respeitando o prazo, você deve acessar o site da banca e realizar o procedimento on-line. Raros concursos oferecem locais presenciais para realizar as inscrições. E não se preocupe, todo o processo de inscrição estará bem exemplificado no edital, você só precisa seguir os passos. Mas, é necessário lembrar que há uma taxa de inscrição, o valor varia dependendo do órgão e da escolaridade pedida para o cargo (como nível fundamental, médio ou superior). Ainda há uma opção de ficar isento dessa taxa, mas é preciso atender aos requisitos sociais também descritos no edital.

O que é concurso público? – Concurso previsto e autorizado

Com toda a certeza, você vai ler ou ouvir falar sobre concursos que estão previstos ou autorizados. Como o nome já sugere, os concursos previstos são aqueles que são esperados, normalmente para suprir o quadro de funcionários que se aposentaram. Já os concursos autorizados são aqueles que já receberam a autorização para acontecer e estão no planejamento orçamentário, mas ainda não publicaram o edital, o que deve acontecer logo na sequência.

Ainda há os concursos abertos e com edital publicado. Os abertos já estão disponíveis para fazer a inscrição e aqueles que estão com o edital publicado logo estarão abertos para a inscrição também.

Quem pode participar de concurso público?

Para ser candidato a uma das vagas oferecidas por certames você precisa ter 18 anos e ser brasileiro. Esses são os primeiros requisitos que você precisa atender. Em relação a idade, alguns concursos aceitam que o candidato faça 18 anos até a data de inscrição ou até a nomeação, é preciso conferir essa parte no edital.

Depois disso, é necessário preencher os requisitos de escolaridade. Os cargos sempre trazem informações sobre o nível mínimo que você precisa ter para se inscrever. Mas, se você ficou na dúvida, é possível sim um candidato ter nível superior, mas se inscrever para um cargo de nível médio, porém, nunca ao contrário.

 

Quem pode fazer concurso público

Descubra se você pode prestar concurso público

 

Alguns concursos de polícia ou do exército podem pedir requisitos de altura, restrição maior de idade, e ainda, realizar testes de força física como o TAF. Mas são exceções a regra, os demais só pediram exames de saúde nesse quesito. Vale repetir que não é necessário ter experiência ou já ter trabalhado em qualquer área antes desse momento. A não ser em altos cargos ligados ao Direto, como delegado.

Etapas avaliativas de concurso público

Como já falamos anteriormente, a primeira etapa avaliativa que o candidato deve passar é a prova objetiva. O número de questões e alternativas varia de acordo com o concurso e o órgão, mas você deve escolher apenas uma alternativa como certa. Há ainda bancas como a Cebraspe (Cespe) que não traz as quatro ou cinco alternativas que estamos acostumados a ver, mas apenas certo e errado, diminuindo as suas chances de acertar um “chute”.

Mas, essa não é a única etapa avaliativa não, o candidato ainda pode passar por prova discursiva ou redação, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e prova de títulos. A última etapa mencionada é aplicada apenas para cargos de nível superior, nela, cada curso de pós-graduação, doutora e mestrado contam pontos para o seu score. Ela não é uma etapa classificatório, ou seja, você não vai ser eliminado por não ter nenhum curso, mas estará melhor classificado se tiver.

Para você conhecer melhor como funciona o Teste de Aptidão Física (TAF), separamos uma vídeo aula para concurso apresentada pelo professor Paulo Vicente.

 

Principais bancas dos concursos públicos

Como você já sabe, a banca ou a organizadora é a responsável pela produção e aplicação das provas de concursos. Por isso, é interessante conhecer o estilo de cobrança da banca que é ou será responsável pelo certame dos seus sonhos. Cada uma delas tem uma maneira e um nível de dificuldade já definidos. Algumas possuem enunciados mais compridos, outras anulam uma questão certa para cada pergunta que você errar, por exemplo.

Para você ficar por dentro de todas as informações, trouxemos um vídeo bem explicativo sobre as bancas: Fundação Carlos Chagas (FCC), Cesgranrio, Quadrix, Vunesp e Fundação Getúlio Vargas. Confira tudo sobre essas cinco organizadoras no vídeo abaixo:

Mas ainda há outras importantes bancas que você precisa conhecer. Então, confira a segunda parte do vídeo. Agora, você vai conhecer as seguintes organizadoras: Cespe (Cebraspe), Funrio, Consulplan, Instituto Cetro e Esaf. Então, dá o play na vídeo aula para concurso e venha aprender!

Preparação para concurso público

Agora que você já sabe o que é concurso público, como funciona concurso público, quais são os seus benefícios, conhece todos os termos e sabe quais são os requisitos para participar, chegou a hora de falar de preparação. É claro que não é só você que sonha em se tornar um funcionário público, por isso, os certames possuem um alto nível de concorrência. Então, você precisa ter uma preparação direcionada para encurtar o seu caminho até a aprovação e sair à frente dos concorrentes.

 

vídeo aula para concurso

Prepare-se com vídeo aula para concurso

 

Para conseguir alcançar o seu objetivo, você precisa deixar de lado as apostilas e estudar com vídeo aula para concurso. Esse é o nosso principal conselho! É que quando você estuda com apostilas precisa ler dezenas e até centenas de páginas para aprender sozinho sobre determinado assunto, sem a garantia de que sua mente estará focada durante todo esse tempo. Mas, quando você estuda com vídeo aula para concurso, aprende o conteúdo proposto em apenas 30 minutos e ainda conta com a experiência explicativa de um professor que entende muito do órgão, do concurso e da banca examinadora.

Curso online para concurso

No Aprova, os professores estudam não apenas o edital atual, mas também as provas passadas. Assim, eles conseguem saber quais assuntos possuem mais chance de cair e quais nunca são cobrados. Dessa forma, é possível fazer uma aula mais específica para o cargo e concurso do seu interesse. Então, você não perde tempo estudando temas que não aparecerão na sua prova. Além disso, nossas videoaulas estão em formato de plano de estudos. Isso significa que você começa aprendendo o conteúdo mais essencial para a sua aprovação e segue uma ordem de importância. Sendo assim, você não precisa se preocupar com nada é só dar o play e prestar atenção.

Para conhecer um pouco sobre a metodologia do Aprova, separamos uma vídeo aula para concurso sobre crase com a professora Adriana Figueiredo. Esse é um tema bem presente nas provas dos certames, por isso, além de conhecer um pouco mais sobre o Aprova, você já dará um start na sua preparação. Afinal, nós gostamos de otimizar o seu tempo!

Se você gostou da nossa vídeo aula para concurso e quer conhecer nossos preparatórios para os certames é só acessar o site do Aprova. Todos os preparatórios são feitos na medida para que você consiga ver todo o conteúdo até o dia da prova e o seu acesso também fica ativo até essa data. Além disso, contamos com uma equipe de professores de primeira que trará explicações claras e diretas.

Responda questões de concursos anteriores

Responder questões de concursos anteriores é uma ótima forma de testar seus conhecimentos e estar melhor preparado para a prova. Assim, você conhece de perto o estilo de cobrança da banca, quantas alternativas ela disponibiliza e como é o enunciado. Além disso, pode ter uma ideia de quais assuntos já foram aprendidos durante os estudos e quais precisam ser revisados.

O Aprova sabe da importância de responder questões de certames anteriores, por isso, disponibiliza uma plataforma completa com questões de concurso atualizadas e com vídeo resposta. Venha conhecer o Aprova Questões! E comprando qualquer preparatório do Aprova, você ganha acesso a essa plataforma. Assim, a sua preparação estará completa e direcionada para os seus sonhos.

Acompanhe nossas dicas também pelo Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos concursos públicos!

Deixe seu Comentário

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO NOTÍCIAS E DICAS SOBRE CONCURSOS